Atividade

113268 - Curso: Ensino de Ciências e Teatro: Contribuindo para o Desenvolvimento da Imaginação.

Período da turma: 17/07/2023 a 21/07/2023

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: PROGRAMA:
"A física como cultura;
A importância da imaginação no desenvolvimento da argumentação;
Conteúdo teórico dos jogos teatrais;
Jogos teatrais como ferramenta de articulação e inclusão;
Improvisação e apresentação teatral."


BIBLIOGRAFIA:
"FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1999. A preocupação freireana de se afastar de uma educação bancária e criar um ensino mais significativo, inclusivo e libertário nos inspira desde sempre.
OLIVEIRA, N. R.; ZANETIC, J. A presença do teatro no ensino de física (Dissertação de Mestrado). São Paulo: IFUSP:2004. O ponto de partida das discussões de teatro neste curso, é o material produzido na dissertação de mestrado, defendida por Neusa Raquel de Oliveira sob a orientação do Prof. Dr. João Zanetic.
SPOLIN, V. Jogos Teatrais. O fichário. Trad. I. D. Koudella. São Paulo: Editora Perspectiva, 2001 Viola oferece um conteúdo teórico sobre jogos teatrais que são utilizados na formação de atores, no nosso caso, nos apoiaremos neste referencial para oferecer uma ferramenta para professores poderem explorar o teatro em aulas de ciências.
ZANETIC, J. Física também é cultura. (Tese de Doutorado). São Paulo: FE-USP, 1989. Zanetic explora as dimensões culturais da física e a necessidade de que estas dimensões convidem os alunos da educação básica para aprender física. "

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 20
 
Ministrantes: Neusa Raquel de Oliveira


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP