113265 - Curso: Práticas Educomunicativas no Ensino Básico |
Período da turma: | 17/07/2023 a 21/07/2023
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Descrição: | PROGRAMA:
"1 - Educomunicação: O conceito, surgimento e sistematização científica, áreas de intervenção e paradigma na interface da comunicação e educação; 2 - Educomunicação e Direitos Humanos Consciencia e práticas para promoção dos Direitos Humanos e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável no Ensino Básico a partir das práticas educomunicativas. 3 - Educomunicação e Audiovisual A linguagem audivisual, seus conseitos e práticas iniciais, planejamento de produção audivisual no contexto do ensino formal, laboratório de produção de Tik Tok; A animação e a produção de stop motion aplicados aos processos educativos. O cinema e a educação, e o cineclube como estratégia educomunicativa de atividades na escola. 4 - Educomunicação e a promoção da participação social O diálogo e a participação como estratégias para a promoção da gestão participativa, nos processos de educação. " BIBLIOGRAFIA: "APARICI, Roberto (org.). Educomunicação, para além do 2.0.Paulinos:São Paulo. 2014. - Autor espanhol que apresenta a educomunicação a partir de questões relativas à cibercultura. CITELLI, Adilson; COSTA, Maria Cristina C. Educomunicação. Construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011. Livro muito importante para conhecer a produção de professores da ECA USP que subsidiaram o início da oferta de Licenciatura em Educomunicação na ECA USP. MARTÍN-BARBERO, Jesus. A Comunicação na educação. São Paulo. Ed. Contexto. 2014 - Teórico colombiano que apresenta estudos e análises sobre a presença da mídia e das tecnologias de comunicação e educação na cultura, e como suas mediações mudaram processos de aprendizagem e produção cultural, de sentidos e significados. OROZCO, Guilherme Gómez. Educomunicação: recepção midiática, aprendizagens e cidadania. Ed. Paulinas. 2014.Autor mexicano que há décadas se dedica às pesquisas de recepção midiática, especialmente da televisão. SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação. O conceito, o profissional, a aplicação. Ed. Paulinas. 2011.Livro muito importante pois apresenta os fundamentos do campo profissional da educomunicação, princípios e projetos e intervenção social realizados. Os livros listados foram escolhidos por representarem uma produção acadêmica de autores vinculados à Licenciatura em Educomunicação, favorecendo aos alunos do curso uma aproximação ao conceito e à prática do novo conceito no cotidiano da ação educativa. " |
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Carga Horária: |
30 horas |
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Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
Claudemir Edson Viana Claudia de Almeida Mogadouro Helena Marques Málaga Morais Lilian Cristina Ribeiro Romão Maria Célia Giudicissi Rehder Marta Regina Russo Friedericks |
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