Atividade

113265 - Curso: Práticas Educomunicativas no Ensino Básico

Período da turma: 17/07/2023 a 21/07/2023

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: PROGRAMA:
"1 - Educomunicação:
O conceito, surgimento e sistematização científica, áreas de intervenção e paradigma na interface da comunicação e educação;
2 - Educomunicação e Direitos Humanos
Consciencia e práticas para promoção dos Direitos Humanos e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável no Ensino Básico a partir das práticas educomunicativas.
3 - Educomunicação e Audiovisual
A linguagem audivisual, seus conseitos e práticas iniciais, planejamento de produção audivisual no contexto do ensino formal, laboratório de produção de Tik Tok;
A animação e a produção de stop motion aplicados aos processos educativos.
O cinema e a educação, e o cineclube como estratégia educomunicativa de atividades na escola.
4 - Educomunicação e a promoção da participação social
O diálogo e a participação como estratégias para a promoção da gestão participativa, nos processos de educação.
"



BIBLIOGRAFIA:
"APARICI, Roberto (org.). Educomunicação, para além do 2.0.Paulinos:São Paulo. 2014. - Autor espanhol que apresenta a educomunicação a partir de questões relativas à cibercultura.

CITELLI, Adilson; COSTA, Maria Cristina C. Educomunicação. Construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011. Livro muito importante para conhecer a produção de professores da ECA USP que subsidiaram o início da oferta de Licenciatura em Educomunicação na ECA USP.

MARTÍN-BARBERO, Jesus. A Comunicação na educação. São Paulo. Ed. Contexto. 2014 - Teórico colombiano que apresenta estudos e análises sobre a presença da mídia e das tecnologias de comunicação e educação na cultura, e como suas mediações mudaram processos de aprendizagem e produção cultural, de sentidos e significados.

OROZCO, Guilherme Gómez. Educomunicação: recepção midiática, aprendizagens e cidadania. Ed. Paulinas. 2014.Autor mexicano que há décadas se dedica às pesquisas de recepção midiática, especialmente da televisão.

SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação. O conceito, o profissional, a aplicação. Ed. Paulinas. 2011.Livro muito importante pois apresenta os fundamentos do campo profissional da educomunicação, princípios e projetos e intervenção social realizados.

Os livros listados foram escolhidos por representarem uma produção acadêmica de autores vinculados à Licenciatura em Educomunicação, favorecendo aos alunos do curso uma aproximação ao conceito e à prática do novo conceito no cotidiano da ação educativa.
"

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Claudemir Edson Viana
Claudia de Almeida Mogadouro
Helena Marques Málaga Morais
Lilian Cristina Ribeiro Romão
Maria Célia Giudicissi Rehder
Marta Regina Russo Friedericks


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP