Atividade

113262 - Curso: Recursos Educacionais Abertos: (com)partilhar para inovar!

Período da turma: 17/07/2023 a 21/07/2023

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: PROGRAMA:
"O conteúdo do curso está estruturado na forma de perguntas frequentemente realizadas sobre REA, conforme apresentado a seguir.

*** CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ***

1- O que é educação aberta?
Apresentar visão geral sobre a área.

2- O que são recursos educacionais abertos (REA)?
Definir e explicar os fundamentos de REA.

a. Por que e para que REA?
Indicar potenciais benefícios de uso, produção e compartilhamento de REA.

b. Todos os recursos oferecidos gratuitamente são REA?
Diferenciar os conceitos de “acesso gratuito” (free access) e “acesso aberto” (open access).

c. Todos os REA devem ser obrigatoriamente gratuitos ou de acesso gratuito?
Apresentar exemplos práticos de obras licenciadas abertamente, mas que têm custo. Este aspecto pode ser motivador para a produção de REA com qualidade, considerando-se que materiais não licenciados para comercialização podem vir a compor obras comercializadas por editoras, por exemplo, mediante autorização do autor.

d. Quais são as cinco liberdades dos REA?
Apresentar e explicar os 5R.

3- O que são licenças Creative Commons (CC)?
Apresentar visão geral sobre direitos autorais. Definir as licenças CC.

a. Quais são as liberdades e restrições possíveis com a adoção de licenças do CC?
Comentar os tipos de licenças CC, usando as cores do semáforo para indicar os níveis de liberdade que resultam de cada uma delas.

b. Como licenciar minha obra em CC?
Usar o site da CC para gerar uma licença e mostrar como ela pode ser inserida em uma obra para torná-la um REA.

4- O que são repositórios de REA?
Definir “repositórios” de REA e diferenciá-los de “referatórios”. Apresentar exemplos de repositórios, inclusive de arquivos de imagens e áudios.

a. O que é e para quem é o repositório aquare!a?
Apresentar o repositório por meio da prática.

5- REA e sala de aula combinam?
Realizar um bate-papo, ao final do curso, para a construção coletiva de algumas percepções sobre REA e sua utilidade para a sala de aula e para além dela, conforme as perguntas norteadoras a seguir.

a. Os educadores podem modificar e recombinar conteúdo de editoras ou somente REA?

b. Mas REA são recursos de qualidade? Posso confiar em REA?

c. Posso confiar na atualidade dos REA que utilizo?

d. Que dificuldades ou impedimentos o professor pode ter para contribuir com a criação e o compartilhamento de REA?

*** CRONOGRAMA ***

1° período / segunda-feira à tarde (presencial):
- Apresentação dos participantes.
- Atividade “Questionário pré-curso (Google Forms)”
- Tópico “1- O que é educação aberta?”
- Tópico “2- O que são recursos educacionais abertos (REA)?”

2° período / terça-feira de manhã (presencial):
- Atividade “Busca de REA em repositórios nacionais”

3° período / terça-feira à tarde (presencial):
- Tópico “3- O que são licenças Creative Commons (CC)?”
- Atividade “Licenciamento aberto de uma obra autoral”
- Tópico “4- O que são repositórios de REA?”

4° período / quarta-feira de manhã (atividade extra-classe):
- Definição e preparação de material, da área de atuação do professor, para a ""Oficina de Práticas Abertas""

5° período / quarta-feira à tarde (presencial):
- Atividade “Oficina de práticas abertas: criação e compartilhamento de REA”

6° período / quinta-feira de manhã (atividade extra-classe):
- Atividade “Oficina de práticas abertas: criação e compartilhamento de REA”

7° período / quinta-feira à tarde (presencial):
- Atividade “Oficina de práticas abertas: avaliação, reuso, adaptação e redistribuição”
- Tópico “5- REA e sala de aula combinam?”
- Atividade “Questionário pós-curso (Google Forms)”"



BIBLIOGRAFIA:
"BALBINO, F. C.; DE DEUS, W. S.; BARBOSA, E. F. aquare!a: um Repositório Dinâmico de Recursos Educacionais Abertos para a Educação Básica. Trabalho de Conclusão de Curso. Pós-Graduação em Computação Aplicada à Educação. ICMC, Universidade de São Paulo, 2022. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/14sY30WjjpixScrmtwyaIDM-AtTpDsYU5/view?usp=sharing

MALLMANN, E. M. et al (org.). REA: teoria e prática. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. Disponível em: https://www.pimentacultural.com/livro/rea

SANTANA, B.; ROSSINI, C.; PRETTO, N. L. (org). Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públicas. Salvador: Edufba; São Paulo: Casa da Cultura Digital, 2012. Disponível em: https://www.aberta.org.br/livrorea/livro/home.html"

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 30
 
Ministrantes: Ellen Francine Barbosa
Fernando Cesar Balbino
Sarita Mazzini Bruschi
William Simão de Deus


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP