113258 - Curso: Círculo Memórias em Rede - As interfaces da comunicação e da educação na sala de aula |
Período da turma: | 17/07/2023 a 21/07/2023
|
||||
|
|||||
Descrição: | PROGRAMA:
"Encontro 1 – Memórias efetivas Apresentar o projeto Memórias em Rede e a Metodologia dos Círculos. Apresentar a educomunicação e de que forma ela auxilia no processo de ensino-aprendizagem. Discutir sobre as atividades desenvolvidas no projeto, de forma a contextualiza-las para a realidade dos participantes. Trabalhar a memória de cada um, verbalizada a partir de seu contexto de vida, sob a perspectiva do EU, em relação a si próprio, à Família, à Escola e ao Território. Encontro 2 – Diversidade e desigualdades Discute contribuições da antropologia para a educação, trazendo o olhar antropológico, a antropologia decolonial e o contexto social da educação. Ajuda a refletir sobre estranhar e tornar familiar e integra a educomunicação na educação étnico racial. Encontro 3 - Agenda 2030 e a adesão da escola aos objetivos do desenvolvimento sustentável Apresenta a trajetória da sustentabilidade, o papel da ONU e dos países parceiros na preservação do planeta. A participação da escola e do conteúdo curricular nesse compromisso mundial e a contribuição da educomunicação e do terceiro setor. Encontro 4 - 'Recursos da comunicação e das tecnologias digitais em sala de aula Discutir a escola no contexto contemporâneo da cultura digital em uma perspectiva de Paulo Freire. Pensar o conteúdo regular de forma interdisciplinar e transdisciplinar, permeado pelas ferramentas do jornalismo. Refletir a intencionalidade educativa no uso dos recursos da comunicação e das tecnologias digitais em sala de aula. BIBLIOGRAFIA: "ALMEIDA, L. B. C. Projetos de intervenção em educomunicação. Campina Grande/PB. Volume 16. 24 agosto, 2016. BOSI, E. O tempo Vivo da Memória – Ensaios de Psicologia Social. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. ________. Memória e Sociedade - Lembrança de Velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. BRUM, Eliane. A vida que ninguém vê. São Paulo: Arquipélago Editorial, 2006. Educomunicação em movimento - Núcleo de Comunicação Comunitária São Miguel no ar / José Luiz Adeve ... [et al.]. – São Paulo, SP : Fundação Tide Setubal, 2012. FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação?. Rio de Janeiro: Paz e Terra,12ª edição, 2002. _____________ Educação como pratica da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967 JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009. KAPLUN, Mário. A la Educación por la Comunicación. Quito, Equador: Ediciones Ciespal, 2001. LOPEZ, Immaculada. Memória social: uma metodologia que conta histórias de vida e o desenvolvimento local. São Paulo: Museu da Pessoa: Senac São Paulo, 2008. MARTIN-BARBERO, Jesus. Comunicação na Educação. São Paulo: Contexto, 2014 MORIN, Edgar Morin, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Tradução Eliane Lisboa. 5.ed. – Porto Alegre: Sulina, 2015. MUSEU DA PESSOA. Tecnologia Social da Memória. 2009. Disponível em SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação. São Paulo: Paulinas, 2011. ______________________. Educommunication. São Paulo: NCE–ECA/USP, 2004. ______________________. Planejamento e avaliação dos projetos de comunicação. Disponível em http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/131.pdf ______________________. Educomunicação e Educação Midiática: vertentes históricas de aproximação entre Comunicação e Educação. Disponível em http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/72037 " |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 20 | ||||
Ministrantes: |
Andressa Carreira Luzirão Mouta Carlos Alexandre Guimarães Catarina Santos Rocha Ivone Ananias dos Santos Rocha Luana Magalhães de Matos |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |