Atividade

113257 - Curso: Migração e as Intersecções de Gênero, Raça, Sexualidade e Religião

Período da turma: 17/07/2023 a 21/07/2023

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: PROGRAMA:
"3.1) 17.07.2023 (segunda-feira)
Aula inaugural: conceitos gerais sobre migração e refúgio
. Apresentação institucional do ProMigra e dos palestrantes do curso;
. Apresentação dos professores e expectativas com o curso: entrega de fichas para o registro.
. “Perfilar” a turma e realizar questionamentos sobre as experiências dos professores (as) em sala de aula, realizando o olhar para os fatores de interseccionalidade;
. Conceitos gerais sobre migração e refúgio: termos básicos como imigrante, emigrante, imigrante, refugiado e apátrida.
. Proposta de atividade para a elaboração de uma redação de até 1500 caracteres para o último dia do curso, com o tema livre – dentro dos objetivos do curso.

3.2) 18.07.2023 (terça-feira)
Migração e religião
. Contexto sobre conflitos religiosos na ordem internacional.
. Mundo, cultura e religião árabe.
. Cultura africana e religiões de matrizes africanas.
. Roda de discussão e compartilhamento das vivências em sala de aula.

3.3) 19.07.2023 (quarta-feira)
Migração e raça
. Contexto sobre a subalternização, vulnerabilização e violências suportadas pela população preta, quilombolas, indígenas, oriundas de povos e comunidades tradicionais de religiões de matrizes de ancestralidade africana.
. Direitos: principais legislações sobre o tema.
. Diferenciação entre os tipos penais: racismo versus injúria racial.
. Análise da dificuldade que os alunos de diferentes raças suportam nas salas de aula.
, Proposta de atividade com estudos de casos que abrangem a questão de gênero e raça; ou criação de relatos – fictícios ou não – para explorar quais encaminhamentos podem ser realizados de acordo com o que foi proposto.

3.4) 20.07.2023 (quinta-feira)
Migração e Sexualidade
. Explicação do termo LGBTQIA+.
. Uma linha do tempo a fim de visualizar como o processo migratório ligado a sexualidade iniciou e quais seriam as pressões – internas e externas – que colaboraram para que essa migração continuasse acontecendo numa escala cada vez maior.
. Análise dos Princípios de Yogyakarta.
. Explicação de vídeos mostrando a realidade de homossexuais em países que condenam e criminalizam o homossexualismo.
. Debate sobre formas de acolhimento de crianças e adolescentes migrantes e refugiados queer.

3.5) 21.07.2023
Migração e Gênero
. Explicação sobre a mobilidade feminina e como esse tipo de mobilidade tem ganhado destaque nos novos estudos migratórios e estudos de gênero.
. Explanação sobre os problemas enfrentados pelas mulheres na sociedade e como esses problemas são intensificados para as mulheres migrantes – sejam relacionados a preconceitos/xenofobia, salários inferiores comparado aos dos homens, condições precárias de trabalho e desigualdade de gênero.
. Análise sobre gênero, migrações e conciliação entre a vida pessoal, familiar e profissional.
. Discussão sobre a dificuldade enfrentada pelas alunas migrantes e refugiadas nas salas de aula – compartilhamento de vivências.
. Distribuição do segundo questionário.
. Encerramento do curso – retomar todos os temas tratados ao longo da semana.




BIBLIOGRAFIA:
"Livro ""Refúgio por motivos de orientação sexual"" de Vítor Lopes Andrade

Artigo """"Migração involuntária de mulheres para o Brasil: interseções de gênero, raça/etnia e classe"" de Telmo Romano, Alice Queiroz e Adolfo Pizzinato

Artigo ""Migração, saúde e acolhimento: intersecções políticas, sociais e culturais"" de José Carlos A. Pereira

Artigo ""Migração e educação: perspectivas socioculturais"" de Lesley Bartlett, Diana Rodríguez e Gabrielle Oliveira

Artigo ""Migração de mulheres para o Brasil: interseções de gênero, raça/etnia e classe"" de Alice Queiroz Telmo Romano e Adolfo Pizzinato

Artigo ""Movimentos migratórios e suas intersecções políticas: reflexões metodológicas a partir da migração de alemães suábios para o estado do Paraná no pós-guerra"" de Cláudia Siqueira Baltar, Ronaldo Baltar e Karla Rosário Brumes

Artigo ""Entre hospitalidade e hostilidade: famílias em situação de imigração na rede pública de educação brasileira"" de Leila de Carvalho Mendes, Kelly Russo e Kellen Dias de Barros"

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Flavia Odenheimer Trevisan
Guilherme Manoel de Lima Viana
Jéssica Yuri Calasans Murakami
Marina Goulart de Queiroz


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP