113257 - Curso: Migração e as Intersecções de Gênero, Raça, Sexualidade e Religião |
Período da turma: | 17/07/2023 a 21/07/2023
|
||||
|
|||||
Descrição: | PROGRAMA:
"3.1) 17.07.2023 (segunda-feira) Aula inaugural: conceitos gerais sobre migração e refúgio . Apresentação institucional do ProMigra e dos palestrantes do curso; . Apresentação dos professores e expectativas com o curso: entrega de fichas para o registro. . “Perfilar” a turma e realizar questionamentos sobre as experiências dos professores (as) em sala de aula, realizando o olhar para os fatores de interseccionalidade; . Conceitos gerais sobre migração e refúgio: termos básicos como imigrante, emigrante, imigrante, refugiado e apátrida. . Proposta de atividade para a elaboração de uma redação de até 1500 caracteres para o último dia do curso, com o tema livre – dentro dos objetivos do curso. 3.2) 18.07.2023 (terça-feira) Migração e religião . Contexto sobre conflitos religiosos na ordem internacional. . Mundo, cultura e religião árabe. . Cultura africana e religiões de matrizes africanas. . Roda de discussão e compartilhamento das vivências em sala de aula. 3.3) 19.07.2023 (quarta-feira) Migração e raça . Contexto sobre a subalternização, vulnerabilização e violências suportadas pela população preta, quilombolas, indígenas, oriundas de povos e comunidades tradicionais de religiões de matrizes de ancestralidade africana. . Direitos: principais legislações sobre o tema. . Diferenciação entre os tipos penais: racismo versus injúria racial. . Análise da dificuldade que os alunos de diferentes raças suportam nas salas de aula. , Proposta de atividade com estudos de casos que abrangem a questão de gênero e raça; ou criação de relatos – fictícios ou não – para explorar quais encaminhamentos podem ser realizados de acordo com o que foi proposto. 3.4) 20.07.2023 (quinta-feira) Migração e Sexualidade . Explicação do termo LGBTQIA+. . Uma linha do tempo a fim de visualizar como o processo migratório ligado a sexualidade iniciou e quais seriam as pressões – internas e externas – que colaboraram para que essa migração continuasse acontecendo numa escala cada vez maior. . Análise dos Princípios de Yogyakarta. . Explicação de vídeos mostrando a realidade de homossexuais em países que condenam e criminalizam o homossexualismo. . Debate sobre formas de acolhimento de crianças e adolescentes migrantes e refugiados queer. 3.5) 21.07.2023 Migração e Gênero . Explicação sobre a mobilidade feminina e como esse tipo de mobilidade tem ganhado destaque nos novos estudos migratórios e estudos de gênero. . Explanação sobre os problemas enfrentados pelas mulheres na sociedade e como esses problemas são intensificados para as mulheres migrantes – sejam relacionados a preconceitos/xenofobia, salários inferiores comparado aos dos homens, condições precárias de trabalho e desigualdade de gênero. . Análise sobre gênero, migrações e conciliação entre a vida pessoal, familiar e profissional. . Discussão sobre a dificuldade enfrentada pelas alunas migrantes e refugiadas nas salas de aula – compartilhamento de vivências. . Distribuição do segundo questionário. . Encerramento do curso – retomar todos os temas tratados ao longo da semana. BIBLIOGRAFIA: "Livro ""Refúgio por motivos de orientação sexual"" de Vítor Lopes Andrade Artigo """"Migração involuntária de mulheres para o Brasil: interseções de gênero, raça/etnia e classe"" de Telmo Romano, Alice Queiroz e Adolfo Pizzinato Artigo ""Migração, saúde e acolhimento: intersecções políticas, sociais e culturais"" de José Carlos A. Pereira Artigo ""Migração e educação: perspectivas socioculturais"" de Lesley Bartlett, Diana Rodríguez e Gabrielle Oliveira Artigo ""Migração de mulheres para o Brasil: interseções de gênero, raça/etnia e classe"" de Alice Queiroz Telmo Romano e Adolfo Pizzinato Artigo ""Movimentos migratórios e suas intersecções políticas: reflexões metodológicas a partir da migração de alemães suábios para o estado do Paraná no pós-guerra"" de Cláudia Siqueira Baltar, Ronaldo Baltar e Karla Rosário Brumes Artigo ""Entre hospitalidade e hostilidade: famílias em situação de imigração na rede pública de educação brasileira"" de Leila de Carvalho Mendes, Kelly Russo e Kellen Dias de Barros" |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
Flavia Odenheimer Trevisan Guilherme Manoel de Lima Viana Jéssica Yuri Calasans Murakami Marina Goulart de Queiroz |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |