Atividade

113254 - Curso: Práticas para o bem viver: (re) construindo uma escola inclusiva, diversa, plural e sustentável

Período da turma: 17/07/2023 a 21/07/2023

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Descrição: PROGRAMA:
"Atividades:
1 dia:
- Roda de conversa: O que é bem viver? Introdução a outros modos de existência.
Vivências: Dança circular; Café agroecológico
2ºdia
-Kátia ; Joel Kariú Kariri, Denilza Kaimbé
Roda de conversa:
Manhã: Saberes ancestrais, as correlações entre ciência moderna e ancestral; Tarde: A farmacologia das matas, as Medicinas dos Povos Originários (indígenas).
Vivências:
3º Katia, Joel e Denilza
Manhã:Chás; produção de pigmentos naturais (buriti, açafrão, jenipapo);
Tarde: Convidado Xavante-Toré, aplicação e explicação sobre pinturas corporais; Pinturas e cânticos, suas simbologias e representações. Denilza e Joel pintura grafismo
Roda de Conversa: Cultura Alimentar; Equilíbrio alimentar; Monocultura e biodiversidade.
Convidada: Sâmia, estimativa de custos oficina alimentar
3º dia
, Kátia; Denilza Kaimbé; Joel Kariú Kariri
Roda de conversa: A escola e os territórios culturais e sustentáveis: a integração entre cultura, diversidade e sustentabilidade - transformando e conectando ambientes e pessoas; Biojóias e ressignificações culturais; Cinco séculos de luta pelo território: Povos Originários nos aldeamentos e no contexto urbano.
4º dia
Vivência: visita ao projeto USP sustentabilidade; Produção de artesanatos e seus significados para os grupos étnicos Kariú Kariri e Kaimbé.
5º dia
-Balanço da semana
-Sensibilização e criações artísticas e literárias, produção de significados.
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BIBLIOGRAFIA:
"ACOSTA, Alberto. O bem viver, uma oportunidade para imaginar outros mundos. São Paulo: Autonomia Literária, Elefante, 2016.
ADICHE, Chimamanda. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
BONIN, Iara. O bem viver indígena e o futuro da humanidade. Conselho Indigenista Missionário, Encarte Pedagógico X: Dezembro de 2015. Disponível em: https://cimi.org.br/wp-content/uploads/2020/01/Porantim381_Dez_Encarte-2015.pdf Acesso em: 05/10/2022
DILGER, Gerhad; LONG, Miriam; PEREIRA FILHO, Jorge. Descolonizar o imaginário. São Paulo: Fundação Rosa Luxemburgo, 2016.
KAMBEBA, Márcia. O lugar do saber ancestral. São Paulo: UK’A, 2021.
KATHARI, Ashish; et. al. Pluriverso: dicionário do pós-desenvolvimento. São Paulo: Elefante, 2021
KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
KRENAK, Ailton. A vida não é inútil. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
MORIN, Edgar. A Religação dos saberes, o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
SOLÓN, Pablo. Alternativas sistêmicas. Bem viver, decrescimento, comuns, ecofeminismos, direitos da Mãe Terra e desglobalização. São Paulo: Elefante, 2019.
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Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Andrea Paula dos Santos Oliveira Kamensky
Denilza Santos Menezes
Joel Mateus da Silva Franca
Katia Regina Varela Roa


 
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