113254 - Curso: Práticas para o bem viver: (re) construindo uma escola inclusiva, diversa, plural e sustentável |
Período da turma: | 17/07/2023 a 21/07/2023
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Descrição: | PROGRAMA:
"Atividades: 1 dia: - Roda de conversa: O que é bem viver? Introdução a outros modos de existência. Vivências: Dança circular; Café agroecológico 2ºdia -Kátia ; Joel Kariú Kariri, Denilza Kaimbé Roda de conversa: Manhã: Saberes ancestrais, as correlações entre ciência moderna e ancestral; Tarde: A farmacologia das matas, as Medicinas dos Povos Originários (indígenas). Vivências: 3º Katia, Joel e Denilza Manhã:Chás; produção de pigmentos naturais (buriti, açafrão, jenipapo); Tarde: Convidado Xavante-Toré, aplicação e explicação sobre pinturas corporais; Pinturas e cânticos, suas simbologias e representações. Denilza e Joel pintura grafismo Roda de Conversa: Cultura Alimentar; Equilíbrio alimentar; Monocultura e biodiversidade. Convidada: Sâmia, estimativa de custos oficina alimentar 3º dia , Kátia; Denilza Kaimbé; Joel Kariú Kariri Roda de conversa: A escola e os territórios culturais e sustentáveis: a integração entre cultura, diversidade e sustentabilidade - transformando e conectando ambientes e pessoas; Biojóias e ressignificações culturais; Cinco séculos de luta pelo território: Povos Originários nos aldeamentos e no contexto urbano. 4º dia Vivência: visita ao projeto USP sustentabilidade; Produção de artesanatos e seus significados para os grupos étnicos Kariú Kariri e Kaimbé. 5º dia -Balanço da semana -Sensibilização e criações artísticas e literárias, produção de significados. " BIBLIOGRAFIA: "ACOSTA, Alberto. O bem viver, uma oportunidade para imaginar outros mundos. São Paulo: Autonomia Literária, Elefante, 2016. ADICHE, Chimamanda. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. BONIN, Iara. O bem viver indígena e o futuro da humanidade. Conselho Indigenista Missionário, Encarte Pedagógico X: Dezembro de 2015. Disponível em: https://cimi.org.br/wp-content/uploads/2020/01/Porantim381_Dez_Encarte-2015.pdf Acesso em: 05/10/2022 DILGER, Gerhad; LONG, Miriam; PEREIRA FILHO, Jorge. Descolonizar o imaginário. São Paulo: Fundação Rosa Luxemburgo, 2016. KAMBEBA, Márcia. O lugar do saber ancestral. São Paulo: UK’A, 2021. KATHARI, Ashish; et. al. Pluriverso: dicionário do pós-desenvolvimento. São Paulo: Elefante, 2021 KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. KRENAK, Ailton. A vida não é inútil. São Paulo: Companhia das Letras, 2020. KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. MORIN, Edgar. A Religação dos saberes, o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. SOLÓN, Pablo. Alternativas sistêmicas. Bem viver, decrescimento, comuns, ecofeminismos, direitos da Mãe Terra e desglobalização. São Paulo: Elefante, 2019. " |
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Carga Horária: |
30 horas |
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Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
Andrea Paula dos Santos Oliveira Kamensky Denilza Santos Menezes Joel Mateus da Silva Franca Katia Regina Varela Roa |
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