Atividade

113240 - INGLÊS PARA ESCRITA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NÍVEL 2 (CURSO REMOTO)

Período da turma: 17/08/2023 a 07/12/2023

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Título do Curso
INGLÊS PARA ESCRITA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NÍVEL 2 (CURSO REMOTO)
Apresentação do Curso
Este curso, essencialmente prático, aprofunda os conhecimentos de estruturas linguísticas e contribui para o aprimoramento do inglês para escrita acadêmica do aluno de pós-graduação e o habilita a escrever com mais desenvoltura e segurança.
Docente Responsável
Marília Mendes Ferreira
Nº USP
5837868
Ministrante(s)
Nivia Marcello, Número USP 1648602
Público- alvo
Alunos de pós-graduação e docentes de todos os campi da USP e alunos de pós-graduação de outras instituições
Carga horária
30h
Modalidade
Aulas síncronas, aulas de 120 minutos
Período de oferecimento
2º semestre 2022
Objetivos Gerais
Aprimorar o conhecimento de estruturas gramaticais e de tópicos específicos focado no gênero acadêmico-científico.
Objetivos Específicos
Analisar e reescrever trechos de textos acadêmicos, realizar prática de escrita com estruturas específicas, redigir e revisar textos.
Justificativa
Os alunos de pós-graduação e os pesquisadores da universidade divulgam o conhecimento científico produzido em periódicos internacionais e a competência da escrita em língua inglesa é primordial. O curso “Inglês para escrita de artigos científicos nível 2” proporciona subsídios e orientações para a consolidação do inglês na habilidade escrita.

Conteúdo Programático
Tópicos:
Conjunções em orações coordenadas e subordinadas
Convencionalidade na escrita acadêmica
Emprego de numerais
Estruturas com o sufixo – ING
Extensão da oração
Nominalização
Revisão de textos
Sinais de pontuação
Verbosidade e clareza
Versão de textos




Metodologia
Curso remoto com aulas síncronas de uma hora e meia por semana, por meio das ferramentas Google Classroom e Google Meet.
Utiliza-se a metodologia advinda do Ensino de Inglês para Fins Específicos.
As principais características são: baseia-se em necessidades do aluno; aprende-se a língua para desempenhar tarefas escritas ou orais dentro da área de atuação; é centrada na linguagem apropriada às atividades específicas de atuação (léxico, gramática, habilidades, gênero) e os conteúdos são relacionados às atividades específicas. São características variáveis: a área do conhecimento; as habilidades e estratégias a serem desenvolvidas; a heterogeneidade do conhecimento linguístico e o tempo limitado.
Fonte: DUDLEY-EVANS & M. J. ST. JOHN (2006) Developments in English for Specific Purposes - A multi-disciplinary approach. Cambridge: Cambridge University Press.



Avaliação
Avaliação continuada por meio de exercícios escritos e trabalhos individuais.
Critérios para aprovação
Realização de ao menos 75% das atividades online, e nota final mínima 7,0.
Frequência mínima
75%
Oferecimento
quintas-feiras, encontros síncronos das 10h – 12h
Número de vagas por turma
30 (número mínimo de alunos para abertura do curso: 10)
Pré-Requisitos

Ter cursado o Inglês para Escrita Acadêmica e obtido média mínima para aprovação (7,0).

PRÉ-REQUISITOS LINGUÍSTICOS:
O aluno deverá ter o nível de competência linguística correspondente ao nível B1 do Quadro Comum Europeu:

É capaz de compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos lhe são familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer, etc.). É capaz de lidar com a maioria das situações encontradas na região onde se fala a língua-alvo. É capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal. Pode descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projeto.

PRÉ-REQUISITOS TÉCNICOS:
Acesso à internet suficiente para participar de chamadas de vídeo.
Computador com câmera e microfone.
E-mail USP ou Gmail para acesso ao Google Classroom e Google Meet.
Teste de Nível
Não haverá teste de nível.


Antes do início das matrículas, será feita uma videoconferência entre a professora do curso e os interessados, em inglês, para apresentação do curso e esclarecimento de dúvidas. A participação nessa videoconferência é opcional.

Bibliografia Complementar
BAILEY, STEPHEN. Academic Writing: A Handbook for International Students. New York: Routledge, 2017.

CANKER, KENNETH. Practical English Grammar for Academic Writers. Waysgoose Press, 2018.

SCHULSTER, E.; LEVKOWITZ, H.; OLIVEIRA JR. O. Writing Scientific Papers in English Successfully. São Carlos: Compacta Editora, 2014.

WILLIAMS, J.; BIZUP, J. Style; Lessons in Clarity and Grace. New York: Pearson, 2016.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 30
 
Ministrantes: Nivia Maria Rodrigues Fernandes Marcello


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP