113240 - INGLÊS PARA ESCRITA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NÍVEL 2 (CURSO REMOTO) |
Período da turma: | 17/08/2023 a 07/12/2023
|
||||
|
|||||
Descrição: | Título do Curso
INGLÊS PARA ESCRITA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NÍVEL 2 (CURSO REMOTO) Apresentação do Curso Este curso, essencialmente prático, aprofunda os conhecimentos de estruturas linguísticas e contribui para o aprimoramento do inglês para escrita acadêmica do aluno de pós-graduação e o habilita a escrever com mais desenvoltura e segurança. Docente Responsável Marília Mendes Ferreira Nº USP 5837868 Ministrante(s) Nivia Marcello, Número USP 1648602 Público- alvo Alunos de pós-graduação e docentes de todos os campi da USP e alunos de pós-graduação de outras instituições Carga horária 30h Modalidade Aulas síncronas, aulas de 120 minutos Período de oferecimento 2º semestre 2022 Objetivos Gerais Aprimorar o conhecimento de estruturas gramaticais e de tópicos específicos focado no gênero acadêmico-científico. Objetivos Específicos Analisar e reescrever trechos de textos acadêmicos, realizar prática de escrita com estruturas específicas, redigir e revisar textos. Justificativa Os alunos de pós-graduação e os pesquisadores da universidade divulgam o conhecimento científico produzido em periódicos internacionais e a competência da escrita em língua inglesa é primordial. O curso “Inglês para escrita de artigos científicos nível 2” proporciona subsídios e orientações para a consolidação do inglês na habilidade escrita. Conteúdo Programático Tópicos: Conjunções em orações coordenadas e subordinadas Convencionalidade na escrita acadêmica Emprego de numerais Estruturas com o sufixo – ING Extensão da oração Nominalização Revisão de textos Sinais de pontuação Verbosidade e clareza Versão de textos Metodologia Curso remoto com aulas síncronas de uma hora e meia por semana, por meio das ferramentas Google Classroom e Google Meet. Utiliza-se a metodologia advinda do Ensino de Inglês para Fins Específicos. As principais características são: baseia-se em necessidades do aluno; aprende-se a língua para desempenhar tarefas escritas ou orais dentro da área de atuação; é centrada na linguagem apropriada às atividades específicas de atuação (léxico, gramática, habilidades, gênero) e os conteúdos são relacionados às atividades específicas. São características variáveis: a área do conhecimento; as habilidades e estratégias a serem desenvolvidas; a heterogeneidade do conhecimento linguístico e o tempo limitado. Fonte: DUDLEY-EVANS & M. J. ST. JOHN (2006) Developments in English for Specific Purposes - A multi-disciplinary approach. Cambridge: Cambridge University Press. Avaliação Avaliação continuada por meio de exercícios escritos e trabalhos individuais. Critérios para aprovação Realização de ao menos 75% das atividades online, e nota final mínima 7,0. Frequência mínima 75% Oferecimento quintas-feiras, encontros síncronos das 10h – 12h Número de vagas por turma 30 (número mínimo de alunos para abertura do curso: 10) Pré-Requisitos Ter cursado o Inglês para Escrita Acadêmica e obtido média mínima para aprovação (7,0). PRÉ-REQUISITOS LINGUÍSTICOS: O aluno deverá ter o nível de competência linguística correspondente ao nível B1 do Quadro Comum Europeu: É capaz de compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos lhe são familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer, etc.). É capaz de lidar com a maioria das situações encontradas na região onde se fala a língua-alvo. É capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal. Pode descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projeto. PRÉ-REQUISITOS TÉCNICOS: Acesso à internet suficiente para participar de chamadas de vídeo. Computador com câmera e microfone. E-mail USP ou Gmail para acesso ao Google Classroom e Google Meet. Teste de Nível Não haverá teste de nível. Antes do início das matrículas, será feita uma videoconferência entre a professora do curso e os interessados, em inglês, para apresentação do curso e esclarecimento de dúvidas. A participação nessa videoconferência é opcional. Bibliografia Complementar BAILEY, STEPHEN. Academic Writing: A Handbook for International Students. New York: Routledge, 2017. CANKER, KENNETH. Practical English Grammar for Academic Writers. Waysgoose Press, 2018. SCHULSTER, E.; LEVKOWITZ, H.; OLIVEIRA JR. O. Writing Scientific Papers in English Successfully. São Carlos: Compacta Editora, 2014. WILLIAMS, J.; BIZUP, J. Style; Lessons in Clarity and Grace. New York: Pearson, 2016. |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 30 | ||||
Ministrantes: |
Nivia Maria Rodrigues Fernandes Marcello |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |