113218 - Inglês para pós-graduandos (curso remoto de férias) |
Período da turma: | 08/01/2024 a 02/02/2024
|
||||
|
|||||
Descrição: | Inglês para pós-graduandos
Apresentação do curso: Conteúdo ministrado em inglês, voltado para o desenvolvimento de habilidades orais e escritas em contexto acadêmico, com foco em breves apresentações acadêmicas, estudo de estruturas presentes em discursos orais e escritos e estudo da organização de abstracts. Público- alvo: Público USP (alunos de pós-graduação). Caso sobrem vagas, público externo. Carga horária: 30 horas / semestre Modalidade: Remoto Objetivos Gerais: Desenvolver habilidades linguísticas necessárias para a produção e compreensão de discursos acadêmicos. Objetivos Específicos: * Estudar estruturas encontradas em textos acadêmicos, como tempos verbais, sintagmas nominais, uso da voz passiva, vocabulário acadêmico, conjunções. * Estudar estruturas de textos acadêmicos publicados. * Conscientizar elementos de pronúncia para desenvolvimento da própria oralidade e compreender a fala do apresentador de uma conferência. * Praticar trechos orais de discursos. * Estudar estrutura de conferências e formas de apresentação. * Interpretar apresentações acadêmicas e não acadêmicas. * Elaborar apresentação oral do próprio trabalho acadêmico. * Estudar estruturas de abstracts. * Elaborar o próprio abstract. Justificativa: Entre as atividades acadêmicas solicitadas do aluno de pós-graduação, há as divulgações oral e escrita de seus trabalhos científicos em língua inglesa para a comunidade acadêmica dentro e fora do Brasil e a atualização de conhecimentos possibilitada por conferências internacionais. O programa proposto nesse curso apresenta conteúdo que facilita o desenvolvimento linguístico para atender a essas demandas. Conteúdo Programático: * Diferenças entre inglês acadêmico e não acadêmico. * Estudo de termos e estruturas em textos acadêmicos (tempos verbais, conjunções, uso de verbos modais, sintagmas nominais). * Desenvolvimento de pronúncia e prática oral. * Compreensão de apresentações orais. * Desenvolvimento de breves apresentações orais. * Estudo e produção de abstract da própria área. Metodologia: Tanto para o curso de férias (início em janeiro) como para o curso semestral, o ensino será remoto, com utilização das ferramentas Google Classroom (atividades acessadas no tempo escolhido pelo aluno) e Google Meet (comunicação simultânea entre professora e alunos). Avaliação: O aluno será avaliado de por meio de trabalhos individuais feitos durante o horário da aula e extra classe. Critérios para aprovação: 75% das atividades online síncronas e nota final mínima 7,0 nos trabalhos dados ao longo do curso. Frequência mínima: Os alunos devem estar presentes em 75% das atividades online síncronas. As gravações das aulas não serão disponibilizadas aos alunos que não puderem participar das videoconferências. Número de vagas por turma: 30 vagas por grupo Pré-Requisitos linguísticos: Nível de inglês para ingresso: mínimo B1 "https://www.britishcouncil.es/en/english/levels/b1" ou ter estudado de quatro a seis semestres de inglês. PRÉ-REQUISITOS TÉCNICOS: * Acesso à internet suficiente para participar de chamadas de vídeo. * Computador com câmera e microfone em bom funcionamento. * Público USP deve ter E-mail USP ou Gmail para acesso ao Google Classroom e Google Meet. * Público externo à USP deve também possuir Gmail e receberá convite da professora para entrar na sala virtual. Teste de Nível: Os alunos deverão apresentar o certificado de nível B1, ou certificado de conclusão de curso de inglês especificando esse nível exigido. Bibliografia: AZAR, B. S.Understanding and Using English Grammar. Third Edition. New York: Longman, 1999. SCHUSTER, Ethel et.al. Writing Scientific Papers in English Successfully. Your complete roadmap. Compacta, Gráfica e Editora: São Carlos, Brasil, 2014. SWALES, John & FEAK, Christine. Academic Writing for Graduate Students. Essential Tasks and Skills. 3rd Edition. Michigan: The University of Michigan Press, 2012. SWALES, John & FEAK, Christine. Abstracts and the Writing of Abstracts. Michigan: The University of Michigan Press, 2012. SWALES, John & FEAK, Christine. English in Today’s Research World: a Writing Guide. The University of Michigan Press, 2013. |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 30 | ||||
Ministrantes: |
Ana Sílvia Ciampone Ferreira |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |