Atividade

113217 - Tópicos de Conversação em Inglês

Período da turma: 16/08/2023 a 25/10/2023

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Título do Curso Tópicos de Conversação em Inglês 2-2023
Apresentação do Curso O curso tem como objetivo praticar e aprimorar a expressão e
compreensão oral de usuários básicos e independentes da língua
inglesa para que possam interagir em contextos usu acadêmico e
profissional.

Docente Responsável Marília Mendes Ferreira
No USP

Ministrante(s) Angela Cristina de Oliveira Corte
Público- alvo Alunos da Graduação, Pós-graduação e Funcionários USP.
(As vagas remanescentes serão destinadas ao público externo).

Carga horária 20 horas (4as feiras, das 15:30 às 17:30).
Modalidade Aulas presenciais
Período de oferecimento 2o semestre 2023

Objetivos Gerais Desenvolver as habilidades de compreensão e expressão da língua
oral e escrita relativas ao usuário básico, com foco em aspectos
linguístico-comunicativos, a fim de que o aluno possa interagir em
situações comunicativas cotidianas.

Objetivos Específicos a. criar condições para a prática comunicativa da língua inglesa,
com o objetivo de desenvolver a expressão e compreensão oral
e escrita do usuário básico/ independente.
b. favorecer a compreensão de culturas diferentes e o respeito à
diversidade.
c. desenvolver a autonomia do aluno enquanto aprendiz de língua,
para que assuma responsabilidade e controle de sua própria
aprendizagem.

Justificativa Uma vez que a língua inglesa é de grande relevância para a
internacionalização da universidade e para a participação em
eventos acadêmicos, bem como para a vida profissional do aluno
USP, este curso tem como objetivo focar em tópicos frequentes de
conversação presentes em diferentes contextos interacionais e em
exames orais de proficiência em língua inglesa.

Conteúdo Programático

O aluno aprenderá:
 Fazer e responder perguntas relativas a informações
pessoais.
 Conversar a respeito de trabalho e estudo.
 Conversar a respeito da família.
 Conversar a respeito de rotina, hobbies e outros tópicos
do dia a dia.
 Solicitar, seguir e dar indicações sobre locais.
 Falar sobre transportes.
 Fazer reservas.
 Fazer compras.
 Falar sobre formas de pagamento das compras.
 Fazer pedidos.
 Expressar preferências.
 Fazer, aceitar e recusar convites e sugestões de forma
polida.
 Estabelecer contato com as pessoas, usando palavras e
frases simples, bem como linguagem não verbal.
 Solicitar esclarecimentos ou repetição quando
necessários.

Metodologia O curso será oferecido em formato de aulas presenciais às 4as
feiras, das 15:30 às 17:30. Os alunos deverão ter acesso às
ferramentas Google Classroom para fazer atividades e tarefas
extras.

Avaliação

O participante será avaliado de forma contínua por meio de
atividades e tarefas presenciais desenvolvidas ao longo do curso,
envolvendo:
a. apresentações orais de trabalhos.
b. atividades de compreensão oral.
c. atividades de expressão escrita.
d. provas escritas em sala ou pelo Google Classroom.
e. tarefas de casa.

Critérios para aprovação Participação de, no mínimo, 75% das aulas e média final mínima

7,0.

Frequência mínima 75% das aulas ministradas.
Oferecimento As aulas serão oferecidas às 4as feiras, das 15:30 às 17:30.
Número de vagas por turma 18

Pré-Requisitos

Alunos da Graduação, Pós-graduação e Funcionários USP.
(As vagas remanescentes serão destinadas ao público externo).
Pré-Requisitos Técnicos:
E-mail USP ou Gmail para acesso ao Google Classroom.

Teste de Nível Não haverá teste de nível.

Critérios para atribuição de vagas
1. Alunos USP da graduação e pós-graduação.
2. Funcionários USP.
3. Comunidade Externa. Neste caso, o aluno deverá estar, no
mínimo, matriculado em um curso de ensino superior.

Bibliografia Apostila elaborada pela professora ministrante a partir das
necessidades dos alunos e com base na metodologia de ensino de
línguas para fins específicos.

Bibliografia Complementar

MCCARTHY, M. & O’DELL, F. English Vocabulary in Use-
Intermediate. Cambridge University Press, 2010.

COLLIE, J. & SLATER, S. Cambridge Skills for Fluency: Speaking,
sixth edition. Cambridge University Press, 1997.
MOLINSKY, S.J. & BLISS, B. Word by Word Beginning Vocabulary
Workbook, second edition. Pearson Education, 2006.
MURPHY, R. English Grammar in Use. Cambridge University
Press, 1994.
SHOVEL, M. Making Sense of Phrasal Verbs. Cassel,1985.
SWAN, M. Practical English Usage. Oxford University Press, 1995.
VINCE, M. Macmillan English Grammar in Context – Intermediate.
Macmillan Publishers Limited, 2007.
VINCE, M. Intermediate Language Practice. Macmillan Publishers
Limited, 1998.

Carga Horária:

20 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 18
 
Ministrantes: Angela Cristina de Oliveira Corte


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP