Atividade

113208 - Curso: Aquilombando a sala de aula: uma abordagem multidisciplinar a partir dos saberes quilombolas - um relato de experiência

Período da turma: 17/07/2023 a 21/07/2023

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Descrição: PROGRAMA:
"Daremos início ao curso abordando a importância da Lei 10639/2003 e a possibilidade por ela aberta para construção de uma educação inclusiva e anti-racista. Em seguida, apresentaremos o que se entende por educação diferenciada, quais são seus tipos e, a partir da experiência do projeto Saberes em Diálogo: comunidade, escola e universidade na construção da educação quilombola em Barra do Turvo-SP, iremos apresentar como estamos buscando construir, conjuntamente com as comunidades quilombolas e professores do ensino básico municipal, por meio de um diálogo horizontal, a educação quilombola no município. Em seguida abordaremos a forma como os conteúdos das temáticas de infância, memória, modo de vida e tradição, culinária e agricultura quilombola foram tratados nas atividades e podem ser incorporados na sala de aula pelos professores da educação infantil e ensino fundamental I, sem alterar os conteúdos previstos no Currículo Paulista. O objetivo é oferecer outras possibilidades de atender às exigências da Lei ao longo do ano escolar. As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira no período da tarde (14h às 18h) observando a seguinte programação:
Construindo uma educação inclusiva e anti-racista: a Lei 10639/2003 e o direito à educação diferenciada a partir do exemplo do projeto Saberes em Diálogo: comunidade, escola e universidade na construção da educação quilombola em Barra do Turvo-SP
Formas de introduzir as temáticas quilombolas ao longo dos anos escolares, em acordo com a BNCC e o Currículo Paulista. Considerando que são muitas as habilidades que constam em ambos os documentos que podem ser aproveitadas na temática quilombola, listamos apenas alguns exemplos:
Infância - educação infantil, 1o. e 2o. anos do fundamental I
(EF01GE12*) Reconhecer nos lugares de vivência a diversidade de indivíduos e de grupos sociais como indígenas, quilombolas, caiçaras entre outros.
(EF02GE02) Comparar costumes e tradições de diferentes populações e grupos sociais inseridos no bairro ou comunidade em que vive, reconhecendo a importância do respeito às diferenças no que se refere à diversidade étnica, geográfica e cultural.
Memória, modo de vida e tradição - 3o. ano do fundamental I:
(EF03GE01) Identificar e comparar alguns aspectos culturais dos grupos sociais (povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos, extrativistas, ciganos, entre outros) de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo.
Culinária - 4o. ano fundamental I
(EF04MA04B) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar e desenvolver as estratégias de cálculo.
(EF04HI13*) Comparar os modos de vida de diferentes comunidades do estado de São Paulo, tanto rurais quanto urbanas (tais como os povos ribeirinhos, litorâneos, indígenas, quilombolas e migrantes), analisando as particularidades e semelhanças de cada comunidade.
Agricultura - 5o. ano fundamental I
(EF05CI03) Identificar os efeitos decorrentes da ação do ser humano sobre o equilíbrio ambiental relacionando a vegetação com o ciclo da água e a conservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico.
(EF05HI01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.

BIBLIOGRAFIA:
"ADICHIE, C. N., Os perigos de uma história única. São Paulo: Cia das Letras, 2019. Exibição em TED 2019: chimamanda_adichie_the_danger_of_a_single_storywww.ted.com/talks/lang/eng/.htm);
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBs). Brasília: MEC, 1996.
______. Parâmetros curriculares nacionais: matemática/Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.
______. Lei 10.639/2003. Brasília, MEC, 2003.
______. Parecer CNE/CP 003/2004. Relatores: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva(Relatora), Carlos Roberto Jamil Cury, Francisca Novantino, Marília Ancona-Lopez. Brasília: MEC, 2004
______. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana — Brasília: MEC, 2004.
______. Lei 11645//2008. Brasília, MEC, 2008.
MARTINES, L. A comunidade do Ribeirão Grande-Terra Seca: devoção e territorialidade quilombola. Trabalho de Graduação Individual - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020.
MEC. Educação Escolar Quilombola. In: http://etnicoracial.mec.gov.br/educacao-escolar-quilombola
MEC. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. In: http://etnicoracial.mec.gov.br/images/pdf/diretrizes_curric_educ_quilombola.pdf
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Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: Ana Carolina Almeida da Silva
Cecil Chow Robilotta
Fernanda Padovesi Fonseca
Gloria da Anunciação Alves
Júlio César Augusto do Valle
Lucas Martines de Azevedo da Silva
Luciane Hiromi Akahoshi
Maria Paula de Jesus
Melissa Ferreira Carpes
Rosangela Sarteschi
Valeria de Marcos


 
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