Atividade

113193 - Curso: Temas contemporâneos para o Ensino de Geografia

Período da turma: 17/07/2023 a 21/07/2023

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: PROGRAMA:
O curso será ministrado por diferentes docentes da universidade e da escola pública. Em cada aula, será abordado um tema relacionado ao ensino de geografia, tais como: cartografia, geografia urbana, geopolítico, relações étnico-raciais, climatologia.

BIBLIOGRAFIA:
"ANDRADE. M. C. Trajetória e compromissos da Geografia Brasileira, in CARLOS, A. F.A. (org.). A Geografia em Sala de Aula. `São Paulo: Contexto, 2003, pp 9-13.
ANDRADE, T. A natureza brasileira nos anos 70: a estética agressiva de Amaral Neto, o repórter in Terra Brasilis 6, Rio de janeiro, 2004, pp. 153-172. disponível em http://terrabrasilis.revues.org/381
CARLOS, A.F. A. O lugar no/do mundo, São Paulo: FFLCH, 2007, pp.17 a 34 Disponível em: Os http://gesp.fflch.usp.br/sites/gesp.fflch.usp.br/files/O_lugar_no_do_mundo.pdf
CARLOS, A.F.A(org.). A geografia na sala de aula, São Paulo: Contexto, 2003.
CRUZ, R.C.A e CARLOS, A.F.A. (org.). A necessidade da Geografia, São Paulo: Contexto, 2019.
FERNANDES, M. Aula de Geografia. Bagagem: Campina Grande, 2008.
FONSECA, F. e OLIVA, J. T. A geografia e suas linguagens: o caso da cartografia, in CARLOS, A.F.A. A geografia em sala de aula, São Paulo: contexto, 2003.
GOMES, P. C. da C. Quadros Geográficos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2017.
GONÇALVES, C. W. P. A Geografia está em crise. Viva a Geografia. MOREIRA, R. (Org.) Geografia: teoria e crítica. Petrópolis: Vozes, 1982.
HAESBAERT, Rogério. Região, regionalização e regionalidade: questões contemporâneas. Antares, n. 3, Rio de Janeiro, 2010, pp 2-24. disponível em http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/416/360
HAESBAERT, Rogério. Dos múltiplos territórios a multiterritorialidade. GEOgraphia , IX, n. 17, 2007
-Disponível em http://www.ufrgs.br/petgea/Artigo/rh.pdf
HARLEY, Brian Mapas, saber e poder, Confins [Online], 5 | 2009. Traduzido por Mônica Balestrin Nunes URL : http://confins.revues.org/index5724.html
HOOKS, B. Ensinando a transgredir. A educação como prática da liberdade. Martins Fontes: São Paulo, 2013.
LACOSTE, Y. “A quoi sert le paysage? Qu’est-ce qu’un beau paysage?” in ROGER, Alain. (sous la direction) La théorie du paysage en France (1974-1994). Seyssel: Éditions Champ Vallon, 1995 (Collection Pays/Paysages) pp. 42- 73, tradução de Luis Bittar Venturi no BPG 79, São Paulo: AGB, 2003
MASSEY, D. Um sentido global do lugar in ARANTES, A. (org.). O espaço da diferença. São Paulo: Papirus, 2000.
"

Carga Horária:

40 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Eduardo Donizeti Girotto
Emerson Galvani
Fernanda Padovesi Fonseca
Gloria da Anunciação Alves
Juliane da Silva Ribeiro
Paula Cristiane Strina Juliasz


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP