113193 - Curso: Temas contemporâneos para o Ensino de Geografia |
Período da turma: | 17/07/2023 a 21/07/2023
|
||||
|
|||||
Descrição: | PROGRAMA:
O curso será ministrado por diferentes docentes da universidade e da escola pública. Em cada aula, será abordado um tema relacionado ao ensino de geografia, tais como: cartografia, geografia urbana, geopolítico, relações étnico-raciais, climatologia. BIBLIOGRAFIA: "ANDRADE. M. C. Trajetória e compromissos da Geografia Brasileira, in CARLOS, A. F.A. (org.). A Geografia em Sala de Aula. `São Paulo: Contexto, 2003, pp 9-13. ANDRADE, T. A natureza brasileira nos anos 70: a estética agressiva de Amaral Neto, o repórter in Terra Brasilis 6, Rio de janeiro, 2004, pp. 153-172. disponível em http://terrabrasilis.revues.org/381 CARLOS, A.F. A. O lugar no/do mundo, São Paulo: FFLCH, 2007, pp.17 a 34 Disponível em: Os http://gesp.fflch.usp.br/sites/gesp.fflch.usp.br/files/O_lugar_no_do_mundo.pdf CARLOS, A.F.A(org.). A geografia na sala de aula, São Paulo: Contexto, 2003. CRUZ, R.C.A e CARLOS, A.F.A. (org.). A necessidade da Geografia, São Paulo: Contexto, 2019. FERNANDES, M. Aula de Geografia. Bagagem: Campina Grande, 2008. FONSECA, F. e OLIVA, J. T. A geografia e suas linguagens: o caso da cartografia, in CARLOS, A.F.A. A geografia em sala de aula, São Paulo: contexto, 2003. GOMES, P. C. da C. Quadros Geográficos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2017. GONÇALVES, C. W. P. A Geografia está em crise. Viva a Geografia. MOREIRA, R. (Org.) Geografia: teoria e crítica. Petrópolis: Vozes, 1982. HAESBAERT, Rogério. Região, regionalização e regionalidade: questões contemporâneas. Antares, n. 3, Rio de Janeiro, 2010, pp 2-24. disponível em http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/416/360 HAESBAERT, Rogério. Dos múltiplos territórios a multiterritorialidade. GEOgraphia , IX, n. 17, 2007 -Disponível em http://www.ufrgs.br/petgea/Artigo/rh.pdf HARLEY, Brian Mapas, saber e poder, Confins [Online], 5 | 2009. Traduzido por Mônica Balestrin Nunes URL : http://confins.revues.org/index5724.html HOOKS, B. Ensinando a transgredir. A educação como prática da liberdade. Martins Fontes: São Paulo, 2013. LACOSTE, Y. “A quoi sert le paysage? Qu’est-ce qu’un beau paysage?” in ROGER, Alain. (sous la direction) La théorie du paysage en France (1974-1994). Seyssel: Éditions Champ Vallon, 1995 (Collection Pays/Paysages) pp. 42- 73, tradução de Luis Bittar Venturi no BPG 79, São Paulo: AGB, 2003 MASSEY, D. Um sentido global do lugar in ARANTES, A. (org.). O espaço da diferença. São Paulo: Papirus, 2000. " |
||||
Carga Horária: |
40 horas |
||||
Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
Eduardo Donizeti Girotto Emerson Galvani Fernanda Padovesi Fonseca Gloria da Anunciação Alves Juliane da Silva Ribeiro Paula Cristiane Strina Juliasz |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |