113191 - Curso: Ver, dialogar e experimentar arte: imersão no MAC USP |
Período da turma: | 17/07/2023 a 21/07/2023
|
||||
|
|||||
Descrição: | PROGRAMA:
Em mais de dez edições desse curso no MAC inserido no Encontro USP- Escola o espaço do museu é explorado como "um laboratório" do ensino e aprendizagem da arte, numa proposta de imersão dos participantes no Museu. Obras selecionadas nas diversas exposições em cartaz são observadas em diálogo e criam um percurso de aproximação a aspectos da arte moderna e contemporânea. Percepções, saberes e experiências de cada participante são compartilhados. Parlalelamente, a apresentação de documentários sobre os artistas e suas poéticas e textos selecionados apresentam fundamentos teóricos que complementam informações, suscitam debates e favorecem uma aproximação critica do grupo ao acervo desse Museu público. Materiais didáticos, dinâmicas lúdicas e oficinas são experimentados no decorrer dos encontros. BIBLIOGRAFIA: "BARBOSA, Ana Mae. Arte-Educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortês, 1997. ______. Arte/Educação Contemporânea – consonâncias internacionais, São Paulo: Cortez, 2005. BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. São Paulo: Martins, 2009. DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997. CERVETTO, Renata e LÓPES, Miguel A., Agite antes de usar: Deslocamentos educativos, sociais e artísticos na América Latina. Edições SESC São Paulo, 2018. FREIRE, Cristina. Arte Conceitual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática pedagógica. S. Paulo: Editora Paz e Terra, 1996. FRANCOIO, Maria Angela Serri. Museu de Arte e Ação Educativa: Proposta de uma metodologia lúdica, dissertação de mestrado, São Paulo, ECA USP, 2000. ______. Ciranda de Formas: Bichos – Jogos, brinquedos e brincadeiras, Catálogo e Apostila do Professor. São Paulo: MAC USP, 2004. ______. Arte Conceitual em jogo de loto: experiência no Museu. in II Simpósio Internacional Estratégias do Ensino da Arte contemporânea em Museus e Instituições Culturais. Espaços de Mediação: A arte e seus públicos / Org. Carmen Aranha e Katia Canton, São Paulo: MAC USP, 2013, p.167 – 198. MACEDO, Lino. Jogos e sua importância na escola. São Paulo: Cortez, Fundação Carlos Chagas, Cadernos de pesquisa no. 93, 1995. MAGALHÃES, Ana Gonçalves. Uma nova luz sobre o acervo Modernista do MAC USP. Revista USP, São Paulo, n. 90, p. 200-216, Junho/ Agosto, 2011. MOREIRA, Ana Angélica Albano. O espaço do desenho: A educação do educador. São Paulo: Cortez, 1992. MORIN, Edgar. A Cabeça Bem Feita. Rio de Janeiro: Ed. Bertrand Brasil, 2003. Fichas didáticas do Programa Acervo: Roteiros de visita, São Paulo: MAC USP, 2004. www.mac.usp.br cursos e eventos. www.mac.usp.br cursos e eventos – programas educativos: MEL Museu: Educação Lúdica - clicar em + entrar em jogos educativos – Semana de 1922. Textos dos curadores referentes às atuais exposições do Acervo do MAC USP acessíveis no site do museu. " |
||||
Carga Horária: |
40 horas |
||||
Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 20 | ||||
Ministrantes: |
Maria Angela Serri Francoio |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |