Atividade

113019 - Mapeamento. construção e divulgação de novas práticas pedagógica relacionadas ao da escrita, da leitura e da gramática.

Período da turma: 14/06/2023 a 13/09/2023

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Aula 1 – parte 1: Em que medida as práticas desenvolvidas por professores e professoras em sala de aula dialogam com as concepções de ensino que circulam no âmbito acadêmico e escolar.

Aula 1 – parte 2: Como os professores se veem representados nos textos que abordam a temática da sala de aula.

Aula 2 – parte 1: Como ideias e teorias educacionais de grande circulação determinam e guiam a constituição do perfil do professor em sua firmação inicial.

Aula 2 – parte 2: Como a produção escrita do professor pode dialogar, com autoria e autonomia, com as teorias educacionais de grande circulação na atualidade.

Aula 3 – parte 1: Início do Inventário: levantamento do conhecimento obtido em sua formação inicial nas disciplinas necessárias para atuação como professor de Língua Portuguesa.

Aula 3 – parte 2: Continuação do Inventário: como a formação inicial está sendo mobilizada na elaboração de atividades para aplicação na sala de aula.

Aula 4 – parte 1: Encontro cultural entre África e Europa, quais fontes de informação nortearam a formação do docente e a atuação do mesmo; quais experiências traz o professor de sua própria constituição pessoal que podem contribuir para a valorização dos encontros entre diferentes culturas.
Aula 4 – parte 2: Encontro cultural entre Europa e Brasil, como as informações que circulam nos meios de comunicação e nos discursos da literatura e das demais artes contribuem para a formação de um ideário hierarquizado entre culturas e como o professor pode construir conhecimentos que contribuam para a valorização e equânime das diferentes expressões.

Aula 5 – parte 1: Elaboração de um percurso de leituras que contribuam para a elaboração coletiva de um banco de atividades coletivamente. Proposta de formação de um grupo de estudos com calendário factível dentro da realidade do professor em atividade que o estimule ao estudo e à produção própria.

Aula 5 – parte 2: Analisar as diferentes concepções de gramática e sua aplicação no ensino de língua portuguesa

Aula 6 – parte 1: Analisar as possibilidades aplicação de alguns conceitos da fonologia, da morfologia, da sintaxe e das teorias do texto e do discurso no ensino de língua portuguesa

Aula 6 – parte 2: Como produzir registros das práticas de aula que evidenciem a produção de conhecimento.

Aula 7 – parte 1: Como a própria produção de conhecimento do professor pode embasar sua prática educacional.

Aula 7 – parte 2: Analisar as metodologias de ensino já utilizados pelo professor e sua aplicabilidade no ensino de gramática

Carga Horária:

40 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Diana Schuler
Marcelo Roberto Dias
Marcio Augusto de Moraes
Maristela Silva de Freitas Demetrio
Tathiane Graziela Hamada Cipullo
Valdir Heitor Barzotto


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP