113019 - Mapeamento. construção e divulgação de novas práticas pedagógica relacionadas ao da escrita, da leitura e da gramática. |
Período da turma: | 14/06/2023 a 13/09/2023
|
||||
|
|||||
Descrição: | Aula 1 – parte 1: Em que medida as práticas desenvolvidas por professores e professoras em sala de aula dialogam com as concepções de ensino que circulam no âmbito acadêmico e escolar.
Aula 1 – parte 2: Como os professores se veem representados nos textos que abordam a temática da sala de aula. Aula 2 – parte 1: Como ideias e teorias educacionais de grande circulação determinam e guiam a constituição do perfil do professor em sua firmação inicial. Aula 2 – parte 2: Como a produção escrita do professor pode dialogar, com autoria e autonomia, com as teorias educacionais de grande circulação na atualidade. Aula 3 – parte 1: Início do Inventário: levantamento do conhecimento obtido em sua formação inicial nas disciplinas necessárias para atuação como professor de Língua Portuguesa. Aula 3 – parte 2: Continuação do Inventário: como a formação inicial está sendo mobilizada na elaboração de atividades para aplicação na sala de aula. Aula 4 – parte 1: Encontro cultural entre África e Europa, quais fontes de informação nortearam a formação do docente e a atuação do mesmo; quais experiências traz o professor de sua própria constituição pessoal que podem contribuir para a valorização dos encontros entre diferentes culturas. Aula 4 – parte 2: Encontro cultural entre Europa e Brasil, como as informações que circulam nos meios de comunicação e nos discursos da literatura e das demais artes contribuem para a formação de um ideário hierarquizado entre culturas e como o professor pode construir conhecimentos que contribuam para a valorização e equânime das diferentes expressões. Aula 5 – parte 1: Elaboração de um percurso de leituras que contribuam para a elaboração coletiva de um banco de atividades coletivamente. Proposta de formação de um grupo de estudos com calendário factível dentro da realidade do professor em atividade que o estimule ao estudo e à produção própria. Aula 5 – parte 2: Analisar as diferentes concepções de gramática e sua aplicação no ensino de língua portuguesa Aula 6 – parte 1: Analisar as possibilidades aplicação de alguns conceitos da fonologia, da morfologia, da sintaxe e das teorias do texto e do discurso no ensino de língua portuguesa Aula 6 – parte 2: Como produzir registros das práticas de aula que evidenciem a produção de conhecimento. Aula 7 – parte 1: Como a própria produção de conhecimento do professor pode embasar sua prática educacional. Aula 7 – parte 2: Analisar as metodologias de ensino já utilizados pelo professor e sua aplicabilidade no ensino de gramática |
||||
Carga Horária: |
40 horas |
||||
Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 50 | ||||
Ministrantes: |
Diana Schuler Marcelo Roberto Dias Marcio Augusto de Moraes Maristela Silva de Freitas Demetrio Tathiane Graziela Hamada Cipullo Valdir Heitor Barzotto |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |