Atividade

112999 - Gênero e Sexualidade

Período da turma: 05/06/2023 a 03/07/2023

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: PROGRAMA:
Conceito de gênero e sexualiade e breve contextualização histórica;
O que nos torna homens ou mulheres;
A indústria cultural e a nomeação de termos e conceitos;
Estigmas, preconceitos e conflitos sociais, familiares, psicológicos com gênero e sexualidade;
Papel dos profissionais da saúde no cuidado e na formação de futuros profissionais de enfermagem;
Rede de apoio;
Respeito à diversidade por um mundo mais igualitário.
Empatia e comunicação assertiva.
Processo Transexualizador

EMENTA
Tendo em vista que a diversidade abrange o respeito à vida e à dignidade de todos os seres humanos, identificamos que os enfermeiros/especialistas dessa instituição, consideram necessária a formação por meio da educação permanente em saúde e da capacitação para atuarem nas áreas de competência dos cursos em que estão inseridos, bem como aprimorar o convívio entre a comunidade da EERP, das seguintes temáticas: gênero e sexualidade, capacistismo, neurodiversidades (autismo, TDAH...), etarismo, educação antiracista, entre outros. Todavia, de modo mais emergente, a identidade de gênero que diz respeito a como a pessoa se identifica (como homem, mulher, ambos ou nenhum dos dois) e a a orientação sexual se refere a por quem a pessoa desenvolve atração sexual (homem, mulher, ambos ou nenhum dos dois) tem se mostrado mais prioritária neste momento. Entender não apenas os conceitos e terminologias técnico-científicas atualmente utilizadas, como também refletir e vivenciar, a partir de saberes cognitivos, afetivos e procedimentais, de que forma os fatores socioculturais (e a reprodução deles) podem exacerbar a desigualdade de gênero e o desrespeito à diversidade. Nosso intuito é que possamos adotar metodologias ativas, estratégias e ferramentas adequadas para promover a igualdade de direitos e combater qualquer tipo de discriminação no nosso ambiente laboral, bem como no trabalho com os estudantes, buscando ser mais inclusivos e com olhar para múltiplas realidades. A formação dos facilitadores e colaboradores é estratégia central para desencadear processos de mudanças mais significativos.

REFERÊNCIAS
Manual de advocacy, litigância estratégica, controle social e accountability LGBTI+ [livro eletrônico] / organização Toni Reis , Simón Cazal. -- Curitiba, PR : IBDSEX, 2021. --(Enciclopédia LGBTI+ ; 11)

E. Coleman, A. E. et al (2022) Standards of Care for the Health of Transgender and Gender Diverse People, Version 8, International Journal of Transgender Health, 23:sup1, S1-S259, DOI: 10.1080/26895269.2022.2100644

Carga Horária:

8 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 15
 
Ministrantes: Cristina Marcia Caron Ruffino
Elucir Gir
Lucas Pereira de Melo
Sérgio Henrique Pires Okano


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP