Atividade

112882 - A costura do sagrado: trajes de umbanda, candomblé e trajes de folguedo

Período da turma: 11/08/2023 a 24/11/2023

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Descrição: Programa completo com ementa e referência bibliográfica:
1. Apresentação do curso. Tecidos: matérias primas e tecelagens. Aviamentos: o que são e quais são usados nos trajes sagrados.
2. Breve trajetória histórica da formação da Umbanda e Candomblé no Brasil e seus trajes rituais.
3. Folguedos com raízes afro-brasileiras: seus trajes e concepções.
4. A representação dos trajes sagrados nas artes cênica: formas possíveis
5. Tecidos “africanos”: o que de verdade podemos chamar de africano – quais são e onde encontramos.
6. Pontos à mão: costurando, aplicando e bordando os trajes.
7. Modificação de superfícies: técnicas de tingimento.
8. Turbantes: breve trajetória histórica, modelagens e amarrações possíveis.
9. Pano da Costa: breve trajetória histórica, modelagem e uso.
10. Saiotes, saias e saietas: Modelagem e costura.
11. Batas, Camisus e singuê: Modelagem e costura.
12. Calçolões (calças) e bombacho: Modelagem e costura.
13. Adereços, paramentos e calçados que compõe os trajes sagrados.
14. Conservando seus trajes: técnicas de conservação têxtil e suportes para armazenamento
15. Avaliação do curso e finalização das atividades.

BIBLIOGRAFIA
ALEXANDRE, Claudia. Orixás no terreiro sagrado do samba: Exu e Ogum no Candomblé da Vai-Vai. Rio de Janeiro: Fundamentos de Axé, 2021.
BORGES, Maria Eduarda Andreazzi. Da artesania à apoteose: o traje e a movimentação das componentes da ala das baianas de carnaval. Revista Aspas, [S.L.], v. 10, n. 2, p. 69-85, 20 dez. 2021. Universidade de São Paulo, Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA). http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v10i2p69-85. Disponível em:https://www.revistas.usp.br/aspas/article/view/184235. Acesso em: 17 abr. 2023.
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LIGIÉRO, Zeca. Corpo a corpo: estudo das performances brasileiras. Rio de Janeiro: Garamond, 2011.
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LOPES, Nei. Enciclopédia brasileira da diáspora africana. São Paulo: Selo Negro, 2004.
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VIANA, Fausto. Para documentar a história da moda: de James Laver às blogueiras
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VIANA, Fausto Roberto Poço; BORGES, Maria Eduarda Andreazzi. O traje de baiana do Carnaval: um cadinho cultural. Revista Interfaces (UFRJ), v.30, p.82-99, 2020. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/interfaces/article/view/39674. Acesso em: 17 abr. 2023.
VIANA, Fausto; MOURA, Carolina Bassi de (org.). Dos bastidores eu vejo o mundo: cenografia, figurino, maquiagem e mais vol. 5 - edição especial de folguedos. São Paulo: Eca/Usp, 2020. Disponível em: https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/541. Acesso em: 17 abr. 2023.
VERGER, Pierre. Orixás: deuses iorubás na África e no novo mundo. Salvador: Fundação Pierre Verger, 2018.

Edição especial Teatros Pretos de Dos bastidores eu vejo o mundo: cenografia, figurino, maquiagem e mais / organização Fausto Viana, Carla Costae Nairim Bernardo. – São Paulo : ECA-USP, 2022. Disponível em: https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/662

Carga Horária:

45 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 10
 
Ministrantes: Fausto Roberto Poço Viana
Maria Eduarda Andreazzi Borges


 
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