112882 - A costura do sagrado: trajes de umbanda, candomblé e trajes de folguedo |
Período da turma: | 11/08/2023 a 24/11/2023
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Descrição: | Programa completo com ementa e referência bibliográfica:
1. Apresentação do curso. Tecidos: matérias primas e tecelagens. Aviamentos: o que são e quais são usados nos trajes sagrados. 2. Breve trajetória histórica da formação da Umbanda e Candomblé no Brasil e seus trajes rituais. 3. Folguedos com raízes afro-brasileiras: seus trajes e concepções. 4. A representação dos trajes sagrados nas artes cênica: formas possíveis 5. Tecidos “africanos”: o que de verdade podemos chamar de africano – quais são e onde encontramos. 6. Pontos à mão: costurando, aplicando e bordando os trajes. 7. Modificação de superfícies: técnicas de tingimento. 8. Turbantes: breve trajetória histórica, modelagens e amarrações possíveis. 9. Pano da Costa: breve trajetória histórica, modelagem e uso. 10. Saiotes, saias e saietas: Modelagem e costura. 11. Batas, Camisus e singuê: Modelagem e costura. 12. Calçolões (calças) e bombacho: Modelagem e costura. 13. Adereços, paramentos e calçados que compõe os trajes sagrados. 14. Conservando seus trajes: técnicas de conservação têxtil e suportes para armazenamento 15. Avaliação do curso e finalização das atividades. BIBLIOGRAFIA ALEXANDRE, Claudia. Orixás no terreiro sagrado do samba: Exu e Ogum no Candomblé da Vai-Vai. Rio de Janeiro: Fundamentos de Axé, 2021. BORGES, Maria Eduarda Andreazzi. Da artesania à apoteose: o traje e a movimentação das componentes da ala das baianas de carnaval. Revista Aspas, [S.L.], v. 10, n. 2, p. 69-85, 20 dez. 2021. Universidade de São Paulo, Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA). http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v10i2p69-85. Disponível em:https://www.revistas.usp.br/aspas/article/view/184235. Acesso em: 17 abr. 2023. BOUCHER, François. História do vestuário no Ocidente: das origens aos nossos dias.Tradução: André Telles. São Paulo: Cosac Naify, 2010. ESCOREL, Silvia. Vestir poder e poder vestir: o tecido social e a trama cultural nas imagens do traje negro (Rio de Janeiro, Século XVIII). 2000. Dissertação (Mestrado) ‒ Programa de Pós-Graduação em História Social ‒ Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (CFCH), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2000. Disponível em: https://pantheon.ufrj.br/handle/11422/2954?mode=full. Acesso em: 17 abr. 2023. FACTUM, Ana Beatriz Simon. Joalheria escrava baiana: a construção histórica do design de joias brasileiro. 2009. 309 f. Tese (Doutorado) ‒ Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-13012010-154213/pt-br.php. Acesso em: 17 abr. 2023. GODOY, Solange de Sampaio. Círculo das contas: joias de crioulas baianas. Salvador: Fundação Museu Carlos Costa Pinto, 2006. IPAC, Bahia. Governo do Estado. Secretaria da Cultura. Pano da Costa. Salvador: IPAC; Fundação Pedro Calmon, 2009. Disponível em: http://www.ipac.ba.gov.br/publicacoes-paradownload/cadernos. Acesso em: 17 abr. 2023. 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PEREIRA, Hanayrá Negreiros de Oliveira. O Axé nas roupas: indumentária e memórias negras no candomblé angola do redandá. 2017. 1 v. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ciência da Religião, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/20817/2/Hanayr%c3%a1%20Negreiros%20de%20Oliveira%20Pereira.pdf. Acesso em: 17 abr. 2023. SOUZA, Patrícia Ricardo de. AXÓS E ILEQUÊS: rito, mito e a estética do candomblé. 2007. 1 v. Tese (Doutorado) - Curso de Sociologia, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (Fflch), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: https://www.livrosgratis.com.br/ler-livro-online-14252/axos-e-ileques--rito-mito-e-a-estetica-do-candomble. Acesso em: 17 abr. 2023. VIANA, Fausto. Para documentar a história da moda: de James Laver às blogueiras fashion. São Paulo: ECA USP, 2017. Disponível em: https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/165. 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Edição especial Teatros Pretos de Dos bastidores eu vejo o mundo: cenografia, figurino, maquiagem e mais / organização Fausto Viana, Carla Costae Nairim Bernardo. – São Paulo : ECA-USP, 2022. Disponível em: https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/662 |
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Carga Horária: |
45 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 10 | ||||
Ministrantes: |
Fausto Roberto Poço Viana Maria Eduarda Andreazzi Borges |
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