112842 - Transição Energética: Ecoeconomia e Tecnologia na Agenda ESG |
Período da turma: | 23/07/2024 a 24/09/2024
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Descrição: | OBJETIVOS DA DISCIPLINA
Fundamentar e compartilhar com os alunos uma visão geral crítica e analítica dos principais conceitos relacionados à ecoeconomia tecnológica e a transição energética dentro da agenda ESG. O curso tem como objetivo conceituar, estudar e analisar como os modos produtivos ao longo da história interferiram e interferem no meio ambiente e, consequentemente, na qualidade de vida da humanidade. O curso também objetiva sistematizar a TA (tecnologia de automação) e a TI (tecnologia da informação) como os alicerces da 4ª Revolução Industrial e das Sociedades 4.0 e 5.0. São também abordados os desafios e riscos para os profissionais técnicos e gestores comprometidos com a agenda ESG em um mundo exponencial, onde a transição e a eficiência energética são vitais para a mitigação dos impactos ambientais. OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM Ao final desta disciplina, os alunos deverão ter uma visão crítica e analítica sobre como os processos produtivos impactam nas variáveis de sustentabilidade e sobre a importância da transição energética para que a humanidade desenvolva uma economia de baixo carbono, definida nos objetivos da Agenda 2030 da ONU. Os alunos também deverão ter os conhecimentos e fundamentos de como a tecnologia e os princípios empregados na indústria 4.0 podem contribuir para o desenvolvimento sustentável em um modelo ecoeconômico. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Análise, modelagem e definições de processos, modos de produção. Análise dos principais vetores de transformação dos modos produtivos e das eras da atividade econômica. As quatro revoluções industriais. O mundo exponencial. Sociedades 4.0 e 5.0. Ecoeconomia e Desenvolvimento Sustentável. Variáveis de Sustentabilidade: Energia, Água, Recursos Humanos e Matérias-primas. Mudanças Climáticas. Transição Energética. Eficiência Energética. Segurança Energética. Agenda ESG. Gestão multidimensional de empresas. Fundamentos da Ciência e da Tecnologia da Automação e da Informação e da Indústria 4.0 como ferramentas viabilizadoras da agenda ESG. Impactos socioeconômicos da robótica e do emprego da (TA) e (TI) como ferramentas de mitigação dos impactos ambientais, incremento da atividade econômica e melhoria da gestão do consumo e da transição energética. METODOLOGIA Aulas expositivas, palestras, debates, exercícios, projetos e seminários CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO Projetos e seminários BIBLIOGRAFIA MARQUES, M, R, M,; PEREIRA, S, L,; Energia Solar Fotovoltaica: Um Enfoque Multidisciplinar - Synergia Editora 2020. SILVA, E,B,; SCOTON, M,; PEREIRA,S,L,; DIAS, E,M,; Automação & Sociedade: Quarta Revolução Industrial, um olhar para o Brasil – Brasport Ltda 2018. Ismail Salim, I.; r), Michael, S,M., Yuri, V,G,; Organizações Exponenciais Alta Books 2018. Romaro, P; Serralvo, F, A; ESG uma visão plural. Estação das Letras 2023. Klaus Schwab, K.; A Quarta Revolução Industrial. Edipro 2016. CHOPRA, S,; MENDIL, S,; Gestão da Cadeia de Suprimentos - estratégia, planejamento e operações, editora Pearson Education do Brasil Ltda. 2016. GOLDEMBERG, J.; VILLANUEVA, L.D. Energia, Meio Ambiente & Desenvolvimento. 3 ed. Ver. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2015. MARQUES, M, R, M,; PEREIRA, S, L,; Gás Natural e Transição para uma Economia de Baixo Carbono - Synergia Editora 2015. FILHO, A. S.; PEREIRA, S. L,; A Empresa Ética em Ambiente Ecoeconômico - A Contribuição da Empresa e da Tecnologia da Automação para o Desenvolvimento Sustentável Inclusivo – Editora Quartier Latin do Brasil 2014. IPCC, 2013: Summary for Policymakers. In: Climate Change 2013: The Physical Science Basis. Contribution of Working Group I to the Fifth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change [Stocker, T.F., D. Qin, G.-K. Plattner, M. Tignor, S.K. Allen, J. Boschung, A. Nauels, Y. Xia, V. Bex and P.M. Midgley (eds.)]. Cambridge University Press, Cambridge, United Kingdom and New York, NY, USA. GROOVER, M. P. Automação Industrial e Sistemas de Manufatura - Pearson Education do Brasil 2011 3o Edição. HINRICHS R. A; KLEINBACH, M. REIS, L. B.; Energia e Meio Ambiente – Cengage Learning 4º Edição 2010. PEREIRA, S L Ecoeconomia Tecnológica Cooperativa - Tese de livre Docência EPUSP 2009. MACKAY, D, JC,; Sustainable Energy — without the hot air UIT Cambridge Ltd. PO Box 145 Cambridge CB4 1GQ England 2009. CRAIG, J. J. Robótica Pearson Education do Brasil 3o Edição 2013. |
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Carga Horária: |
30 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 70 | ||||
Ministrantes: |
Sérgio Luiz Pereira |
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