Atividade

112774 - Vamos ler a bula?

Período da turma: 06/06/2023 a 27/06/2023

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Descrição: JUSTIFICATIVA DO CURSO
Detecta-se no público leigo a dificuldade de entender vários termos e expressões técnicas contidas nas bulas dos medicamentos.
A essa dificuldade soma-se a pouca compreensão das possíveis implicações (repercussões) desses termos/expressões no uso de tais medicamentos durante o curso de um tratamento.
São notórias também as inevitáveis falhas de comunicação durante uma consulta médica, onde essas dificuldades e dúvidas não conseguem ser efetivamente esclarecidas.
Por fim, tais problemas se tornam mais relevantes se considerado o notório aumento do número de medicamentos usados (o que comprovadamente mantém proporção direta com o aumento da faixa etária) e com o tipo de morbidade tratada (p.ex. doenças crônicas onde o uso de medicamentos é contínuo, controlando ou reduzindo a gravidade da doença).
Ainda, nesse contexto, ressalta-se o extraordinário avanço científico em vários campos, mormente na área médica/farmacológica — com definida consequência positiva sobre o aumento da expectativa de vida da população. Não surpreendentemente, a maior longevidade da população repousa, entre outros fatores, no uso de diversos medicamentos, caracterizando o que se define como polifarmácia.
OBJETIVOS:
Promover, com linguagem acessível ao público leigo, uma releitura dos termos/expressões mais encontrados nas bulas — e muitas vezes não explicados— e ainda outros aspectos, como:
1. A bula como documento. Definições, alcance, confiabilidade e tipos.
2. Medicamentos como veículos de princípios ativos (ou seja, os responsáveis pelo efeito terapêutico).
3. Como interpretar a “oferta” (no balcão de farmácia) e como discutir a confiabilidade entre
medicamentos de referência, genéricos e “de marca”.
4. Esclarecer o significado de uma série de termos técnicos como “dose”, “posologia” etc. e suas implicações no protocolo de tratamento como fatores de sucesso ou fracasso da terapia.
Pretende-se, em cada encontro, estabelecer ao máximo um ambiente de troca franco e estimulante, que abra espaço para esclarecimento das dúvidas intercorrentes.
Este feedback será também especialmente útil para aprimorar a abordagem do assunto em futuras edições deste curso.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Caldeira R, Neves ERZ & Perini E - Evolução histórica das bulas de medicamentos no Brasil. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 24, n. 4, p. 737-743, 2008.
https://doi.org/10.1590/S0102-311X2008000400003
DeLucia R, Oliveira-Filho RM, Planeta CS, Gallacci M & Avellar MCW – Farmacologia Integrada – Uso Racional de Medicamentos - 5ª ed. Revinter (RJ), 2016.
Fujita PL, Machado CJS & Teixeira MO - A bula de medicamentos e a regulação de suas configurações em termos de forma e conteúdo no Brasil. Saúde Soc. São Paulo, v.23, n.1, p.277-292, 2014.
https://doi.org/10.1590/S0104-12902014000100022
Gonçalves SA et al. - Bulas de medicamentos como instrumento de informação técnico-científica. Rev. Saúde Pública 36:33–39, 2002.
https://doi.org/10.1590/S0034-89102002000100006
Karalliedde L & Clarke SFJ – Interações Medicamentosas Adversas. 1a. ed. Guanabara-Koogan, RJ 2012
Silva T et al. - Bulas de medicamentos e a informação adequada ao paciente. Rev. Saúde Pública
34:184–189, 2000.
https://doi.org/10.1590/S0034-89102000000200013
CRONOGRAMA DO CURSO
1º Encontro
(Semana 1)
● Apresentação do curso
● O que é “bula”. Aspectos gerais e legais regidos pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
● Tipos de bula. Elementos (componentes, partes) da bula.
● Uma discussão necessária: as bulas são confiáveis?
● Algumas definições iniciais. Há diferença entre "remédio" e "medicamento"? O que são “princípios ativos” dos medicamentos?
● O que são certos “adjetivos” junto ao nome do princípio ativo (“cloridrato”, “besilato”, “acetato”, “propionato”, etc.)?
2º Encontro
(Semana 2)
● Implicações da farmacologia em termos/expressões que aparecem nas bulas — farmacodinâmica, farmacocinética, toxicidade,
mutagenicidade, carcinogenicidade, efeitos colaterais (desejáveis e indesejáveis), etc.
● Definição precisa de medicamentos “de referência”, “genéricos” e “similares”.
● “Dissecando” uma bula
● O que significa "composição" e "apresentação" de um medicamento: princípios ativos, coadjuvantes, formas farmacêuticas.
3º Encontro
(Semana 3)
● O que é "eficácia" e sua relação com a “segurança” do medicamento.
● O que são "indicações" e "contraindicações" de um medicamento.
● Qual o conceito de “dose” e de “posologia” em terapêutica. Por que alguns medicamentos são tomados perto e outros longe das refeições? Por que tomar 1, 2, 3 ou até 4 vezes ao dia?
● O que são “populações especiais” (pacientes com insuficiência hepática, insuficiência renal, idosos, debilitados, diabéticos etc.) e sua relação com a terapêutica medicamentosa.
● Atenção para a gravidez: tabela de categorias de risco da FDA.
4º Encontro
(Semana 4)
● Como entender o que são (e como evitar) as “interações medicamentosas
● Importância do “modo de usar”. Por que preciso tomar durante (p.ex.) 10 dias, quando no terceiro dia já estou bem melhor?
● Compreendendo o “número de tomadas”.
● Por que certos medicamentos são controlados e a venda é complicada (trabalhosa)?
● O que é “superdosagem”?

Carga Horária:

6 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 210
 
Ministrantes: Cristoforo Scavone
Ricardo Martins de Oliveira Filho
Wothan Tavares de Lima


 
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