112774 - Vamos ler a bula? |
Período da turma: | 06/06/2023 a 27/06/2023
|
||||
|
|||||
Descrição: | JUSTIFICATIVA DO CURSO
Detecta-se no público leigo a dificuldade de entender vários termos e expressões técnicas contidas nas bulas dos medicamentos. A essa dificuldade soma-se a pouca compreensão das possíveis implicações (repercussões) desses termos/expressões no uso de tais medicamentos durante o curso de um tratamento. São notórias também as inevitáveis falhas de comunicação durante uma consulta médica, onde essas dificuldades e dúvidas não conseguem ser efetivamente esclarecidas. Por fim, tais problemas se tornam mais relevantes se considerado o notório aumento do número de medicamentos usados (o que comprovadamente mantém proporção direta com o aumento da faixa etária) e com o tipo de morbidade tratada (p.ex. doenças crônicas onde o uso de medicamentos é contínuo, controlando ou reduzindo a gravidade da doença). Ainda, nesse contexto, ressalta-se o extraordinário avanço científico em vários campos, mormente na área médica/farmacológica — com definida consequência positiva sobre o aumento da expectativa de vida da população. Não surpreendentemente, a maior longevidade da população repousa, entre outros fatores, no uso de diversos medicamentos, caracterizando o que se define como polifarmácia. OBJETIVOS: Promover, com linguagem acessível ao público leigo, uma releitura dos termos/expressões mais encontrados nas bulas — e muitas vezes não explicados— e ainda outros aspectos, como: 1. A bula como documento. Definições, alcance, confiabilidade e tipos. 2. Medicamentos como veículos de princípios ativos (ou seja, os responsáveis pelo efeito terapêutico). 3. Como interpretar a “oferta” (no balcão de farmácia) e como discutir a confiabilidade entre medicamentos de referência, genéricos e “de marca”. 4. Esclarecer o significado de uma série de termos técnicos como “dose”, “posologia” etc. e suas implicações no protocolo de tratamento como fatores de sucesso ou fracasso da terapia. Pretende-se, em cada encontro, estabelecer ao máximo um ambiente de troca franco e estimulante, que abra espaço para esclarecimento das dúvidas intercorrentes. Este feedback será também especialmente útil para aprimorar a abordagem do assunto em futuras edições deste curso. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Caldeira R, Neves ERZ & Perini E - Evolução histórica das bulas de medicamentos no Brasil. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 24, n. 4, p. 737-743, 2008. https://doi.org/10.1590/S0102-311X2008000400003 DeLucia R, Oliveira-Filho RM, Planeta CS, Gallacci M & Avellar MCW – Farmacologia Integrada – Uso Racional de Medicamentos - 5ª ed. Revinter (RJ), 2016. Fujita PL, Machado CJS & Teixeira MO - A bula de medicamentos e a regulação de suas configurações em termos de forma e conteúdo no Brasil. Saúde Soc. São Paulo, v.23, n.1, p.277-292, 2014. https://doi.org/10.1590/S0104-12902014000100022 Gonçalves SA et al. - Bulas de medicamentos como instrumento de informação técnico-científica. Rev. Saúde Pública 36:33–39, 2002. https://doi.org/10.1590/S0034-89102002000100006 Karalliedde L & Clarke SFJ – Interações Medicamentosas Adversas. 1a. ed. Guanabara-Koogan, RJ 2012 Silva T et al. - Bulas de medicamentos e a informação adequada ao paciente. Rev. Saúde Pública 34:184–189, 2000. https://doi.org/10.1590/S0034-89102000000200013 CRONOGRAMA DO CURSO 1º Encontro (Semana 1) ● Apresentação do curso ● O que é “bula”. Aspectos gerais e legais regidos pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). ● Tipos de bula. Elementos (componentes, partes) da bula. ● Uma discussão necessária: as bulas são confiáveis? ● Algumas definições iniciais. Há diferença entre "remédio" e "medicamento"? O que são “princípios ativos” dos medicamentos? ● O que são certos “adjetivos” junto ao nome do princípio ativo (“cloridrato”, “besilato”, “acetato”, “propionato”, etc.)? 2º Encontro (Semana 2) ● Implicações da farmacologia em termos/expressões que aparecem nas bulas — farmacodinâmica, farmacocinética, toxicidade, mutagenicidade, carcinogenicidade, efeitos colaterais (desejáveis e indesejáveis), etc. ● Definição precisa de medicamentos “de referência”, “genéricos” e “similares”. ● “Dissecando” uma bula ● O que significa "composição" e "apresentação" de um medicamento: princípios ativos, coadjuvantes, formas farmacêuticas. 3º Encontro (Semana 3) ● O que é "eficácia" e sua relação com a “segurança” do medicamento. ● O que são "indicações" e "contraindicações" de um medicamento. ● Qual o conceito de “dose” e de “posologia” em terapêutica. Por que alguns medicamentos são tomados perto e outros longe das refeições? Por que tomar 1, 2, 3 ou até 4 vezes ao dia? ● O que são “populações especiais” (pacientes com insuficiência hepática, insuficiência renal, idosos, debilitados, diabéticos etc.) e sua relação com a terapêutica medicamentosa. ● Atenção para a gravidez: tabela de categorias de risco da FDA. 4º Encontro (Semana 4) ● Como entender o que são (e como evitar) as “interações medicamentosas ● Importância do “modo de usar”. Por que preciso tomar durante (p.ex.) 10 dias, quando no terceiro dia já estou bem melhor? ● Compreendendo o “número de tomadas”. ● Por que certos medicamentos são controlados e a venda é complicada (trabalhosa)? ● O que é “superdosagem”? |
||||
Carga Horária: |
6 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 210 | ||||
Ministrantes: |
Cristoforo Scavone Ricardo Martins de Oliveira Filho Wothan Tavares de Lima |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |