112772 - Haikai e performance - imagens poéticas |
Período da turma: | 04/05/2023 a 01/06/2023
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Descrição: | Aulas com duração de 4h – de 14h às 18h.
Observações: a) Os participantes devem usar roupas confortáveis para a realização de exercícios de expressão corporal. b) A sala para realização do curso necessita de aparelho de som, computador, acesso à internet e projetor. c) Necessita-se espaço aberto para exercícios corporais. 04/05 – 1ª. aula – Parte 1 – Apresentação da proposta, do ministrante e dos participantes. Parte 2 – Estudos teóricos sobre as origens do haikai. Parte 3 – Prática e criação: exercícios de corpo e percepção espacial. 11/05 – 2ª. aula – Parte 1 – Estudos teóricos sobre performance. Parte 2 – Leitura de haikais tradicionais japoneses e discussão sobre sua relação com a natureza e com a importância da percepção da presença no “aqui e agora”. Parte 3 – Prática e criação: Exercícios de corpo e percepção espacial. Improvisações performáticas a partir dos haikais lidos e escolhidos. 18/05 – 3ª. aula – Parte 1 – Estudos teóricos sobre as relações entre haikai e performance. Parte 2 – A importância da presença na performance: exemplos, exibição de vídeos e outros registros. Parte 3 – Prática e criação: Exercícios de corpo, percepção espacial, improvisações performáticas individuais e coletivas, a partir dos haicais lidos e escolhidos. 25/05 – 4ª. aula – Parte 1 – Discussões e esclarecimentos sobre as relações construídas entre haikai e performance nos campos da literatura e da arte. Parte 2 – Prática e criação: Aquecimento corporal e utilização de materiais e outros recursos criativos: sonoros e imagéticos. Elaboração e organização de performances individuais e coletivas, a partir dos haikais. Definição do local e do público alvo para o qual as performances serão apresentadas. 01/06 – 5ª. aula – Parte 1 – Preparação e apresentação aberta das performances criadas, em local definido previamente, de acordo com o combinado entre a Seção de Cultura e Extensão da FFLCH/USP, a supervisora, o ministrante e os participantes do curso. Parte 2 – Roda de avaliação do processo. Conclusão do curso de difusão e extensão, sobre arte e literatura. Referências bibliográficas: ABRAMOVIC, Marina. The Artist Is Present. New York: The Museum of Modern Arte, 2010. CAMPOS, Haroldo de. A arte no horizonte do provável. São Paulo: Perspectiva, 1977. __________. Ideograma: lógica, poesia, linguagem. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2000. ECO, Umberto. Obra aberta: forma e indeterminação nas poéticas contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 1986. FRANCHETTI, Paulo. Oeste – Nishi. Tradução para o japonês: H. Masuda Goga. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2007. _______, Paulo (Org.); DOI, Elza Taeko; DANTAS, Luiz. Haikai: antologia e história. Campias: Editora da UNICAMP, 1996. GODFMAN, Erving. The Presentation of Self in Everyday Life. New York: Doubleday Anchor Book, 1959. GOGA, H. Masuda. O haicai no Brasil. São Paulo: Oriento, 1988. GOLDBERG, RoseLee. Performance Art: From Futurism to Present. London: World of Art, 1988. NUNES, Roberson. Haikai e performance: imagens poéticas. Belo Horizonte, Ed. UFMG, 2016. OIDA, Yoshi. O ator invisível. São Paulo. Beca Produções Culturais, 2001. SCHECHNER. Richard. Performance Studies: An Introduction. London: Routledge, 2006. SONHOS. Direção: Akira Kurosawa. Japão/EUA, 1990. |
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Carga Horária: |
20 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 30 | ||||
Ministrantes: |
Roberson de Sousa Nunes |
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