Atividade

112588 - Técnicas de Estruturação e Arranjo Estrutural - Concepção Estrutural

Período da turma: 24/07/2023 a 24/07/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: 1. As ações criativas dentro do processo de projeto. Descrição do processo de concepção e elaboração de um projeto. Principais restrições, informações e conhecimentos necessários e funções a serem atendidas. Importância e aspectos que conferem ao engenheiro capacidade crítica e critativa.
2. Tipos estruturais e suas particularidades. Análise comparativa do comportamento de diversos tipos estruturais - viga reta, viga poligonal, viga curva, pórtico, arco e treliça.
3. Princípios da concepção estrutural. Discussão de princípios básicos de concepção - caminhamento das cargas do ponto de aplicação à fundação, alinhamento da resultante das cargas com o centro de gravidade da fundação, princípio da rigidez, distribuição das cargas pelos diversos elementos estruturais, eficiência estrutural em função do esforços solicitantes e dos materiais empregados.
4. Edifício em laje, viga e pilar. Análise do comportamento de edifícios convencionais com pisos estruturados com lajes e vigas.
Elementos de contraventamento e elementos contraventados. Ações principais. Edifícios altos.
5. Edifício com pisos em laje plana. Comportamento de lajes planas. Distribuição de esforços solicitantes na laje. Análise da punção de acordo com a NBR?6118/2000.
6. O uso da protensão. Descrição de processos e equipamentos usuais de protensão em lajes planas, distribuição e traçado de cabos na laje. Carregamento equivalente e hiperestático de protensão.
7. Edifício pré-moldado de concreto. Descrição dos aspectos específicos de obras executadas com elementos pré-moldados e dos principais elementos industrializados disponíveis no mercado. Efeito da vinculação utilizada entre elementos na estabilidade da estrutura e nos esforços solicitantes a que está sujeita.
8. Ligações entre elementos pré-moldados. Descrição e análise de diversos tipos de vinculações entre elementos. Discussão sobre métodos executivos, eficiência, efeito nos esforços solicitantes e análise custo x benefício de algumas alternativas de ligações.
9. Exemplos comparativosAnálise de dois exemplos de edifícios e discussão comparativa das restrições e conseqüências doemprego de soluções convencionais (laje-viga-pilar), laje plana, ou estruturas pré-moldadas.

Bibliografia
1. The design process, McGregor
2. Conceptual design and preliminary analysis of structurs, Fraser, D.
3. Why buildings stand up, Salvadori, M.
4. Structure and form in modern architecture, Siegel, C.
5. Construcciones Neumaticas – Manual de Arquitectura Hinchable, Herzog, T.
6. Fundamentos do Projeto Estrutural, Fusco, P.B.
7. Curso de análise estrutural, Süssekind, J.C.
8. Apostila do curso

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 111
 
Ministrantes: Americo Grieco Junior
Marcelo Waimberg
Rui Nobhiro Oyamada


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP