Atividade

112433 - Paideia - Mente Questionadora

Período da turma: 20/06/2023 a 28/08/2023

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Objetivos:
Ao final, os participantes deverão ser capazes de:
entender na prática meta-habilidades essenciais: mente questionadora, a atitude reflexiva crítica (profundidade e discernimento), a escuta habilidosa e profunda, a atenção, a observação, o aprender-na-prática, a responsividade e resiliência.
ter sua autonomia reflexiva e percepção mais expandida, e saber usá-las para alcançar insights originais e transformadores, com discernimento ético.
ver diferentes possibilidades e participar mais plenamente na descoberta de caminhos e soluções originais e transformadores.
demonstrar diferentes sensibilidades, ou seja, ter começado a mudar as coisas que percebem, questionam, escutam, usam e às quais são sensíveis quando estão tentando aprender e alcançar interpretações e insights mais originais e transformadores.
se mostrarem mais alertas e mais inquisitivos.
aplicar perguntas de novas maneiras, perguntas que desafiem suas próprias maneiras de olhar problemas/desafios, e de se relacionar e comunicar para criar sentido dos mesmos.
questionar o que já é conhecido/sabido, e suas próprias ideias, certezas, opiniões, suposições e pressuposições, interpretações, soluções e abordagens.
criar ou escolher caminhos para além de soluções ou respostas prontas, conhecidas, habituais, automáticas e superficiais,
começar a não considerar qualquer resposta dada, mesmo preliminar, como sendo a final.
lidar com perguntas que não têm necessariamente uma resposta, ou uma resposta única, correta, pronta, clara ou imediata.
privilegiar o perguntar, o escutar e o observar, ao invés do falar e da busca obsessiva e automática por respostas (quaisquer respostas), de dar opiniões, emitir pareceres, e de fazer declarações sem fundamento.


Conteúdo Programático:

1. É possível tirar os óculos escuros?
1.1. Abrindo espaço e desconstruindo o olhar de quem olha
1.2. Abordagens e conceitos essenciais; meta-habilidades; not-knowing crítico
1.3. O que limita ser original e transformador?
1.4. Nosso questionar é muito limitado
1.5. Construindo a mente questionadora; reflexão crítica; insights; condições

2. Podemos trazer o desconhecido, o invisível à luz?
2.1. Podemos ver um problema clara e completamente?
2.2. Podemos questionar melhor, livres de respostas automáticas e manter a questão viva?
2.3. Estamos usando o que ‘sabemos’ ou o que ‘sabemos’ está nos usando?
2.4. Para entender os desafios podemos ver a nuvem no nosso café?
2.5. Questionando as perguntas, as respostas e o questionador

3. É possível despertar insights mais transformadores e originais?
3.1. Como vamos abordar esses desafios?
3.2. Qual é o grande ‘porquê’ que vai guiar e ancorar sua abordagem e solução?
3.3. O que precisa ser feito?
3.4. Como pode ser enriquecido?
3.5. O projeto não é seu, é do seu ‘porquê’!
3.6. Como colocar o projeto em movimento e compartilhar/comunicar?


Bibliografia:
Gino, F. (2018). Rebel Talent: Why It Pays to Break the Rules at Work and in Life. Dey Street Books.
Grant, A. (2017). Originais: Como os inconformistas mudam o mundo. GMT Editores Ltda.
Grazer, B. (2016). Uma Mente Curiosa: O segredo para uma vida brilhante. Citadel Grupo Editorial. Porto Alegre: CDG.
Horowitz, A. (2013). On Looking: A Walker's Guide to the Art of Observation. New York: Scribner.
Isaacson, W. (2017). Eu também sei pintar. In Leonardo da Vinci, tradução André Czarnobai, pp. 19-28. Rio de Janeiro: Intrínseca.
Isaacson, W. (2017). Conclusão. In Leonardo da Vinci, tradução André Czarnobai, pp. 548-555. Rio de Janeiro: Intrínseca.
Walker, R. (2019). The Art of Noticing: 131 Ways to Spark Creativity, Find Inspiration, and Discover Joy in the Everyday. New York, NY: Knopf.

Carga Horária:

24 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 55
 
Ministrantes: Patricia Cristina do Nascimento Souto


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP