Atividade

112416 - Módulo I: Teoria e Análise Econômica

Período da turma: 20/05/2024 a 12/08/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: A. Microeconomia
OBJETIVO
Nesta disciplina são analisados os principais determinantes da demanda e da oferta e como se dá o funcionamento de um mercado típico. Também apresenta o comportamento das empresas e como estas tomam as decisões de produção. Visa analisar o comportamento das firmas em diferentes estruturas de mercado: concorrência perfeita, concorrência monopolística, oligopólios e monopólios.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Mecanismos de Mercado; Curvas de Oferta e Demanda; Elasticidades; O Efeito da Tributação e de Controle de Preços; Escassez; Tradeoff; Custo de Oportunidade; Concorrência Perfeita; Monopólios; Oligopólios; Diferenciação de Produto e Competição Monopolística.
BIBLIOGRAFIA
EQUIPE DE PROFESSORES DA USP. (2017). Manual de Economia. 7ª edição. Editora Saraiva
GREMAUD, AMAURY. P., DIAZ, M. DOLORES. M., AZEVEDO, PAULO F. E TONETO JR., RUDINEI (2007). Introdução à Economia, Editora Atlas.
MANKIW, G. N. (2019). Introdução à Economia. 8ª edição. Editora Cengage Learning.
PINDYCK, R. S. & RUBINFELD, D. L. (2014) Microeconomia. 8ª Edição. São Paulo: Pearson.
VARIAN, H. R. (2015). Microeconomia - Uma Abordagem Moderna. 9ª Edição. Editora Atlas.

B. Macroeconomia
OBJETIVO
A disciplina objetiva introduzir conceitos básicos para a análise do ambiente macroeconômico em que as empresas estão inseridas. Apresenta os principais indicadores macroeconômicos e como são calculadas as principais variáveis macroeconômicas: produto e crescimento econômico; taxa de desemprego; taxa de inflação; taxa de juros; entre outras. Pretende explicar as relações entre produto, desemprego e inflação e como os instrumentos de política econômica podem afetar o comportamento dessas variáveis.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Conceitos básicos; Agregados Macroeconômicos; Demanda Agregada; Índices de Preços, Inflação e Taxa de Juros; Política Monetária e Fiscal; Relação entre Produto, Desemprego e Inflação.
BIBLIOGRAFIA
BLANCHARD, O. (2017). Macroeconomia. 7ª edição. Editora Pearson.
EQUIPE DE PROFESSORES DA USP. (2017). Manual de Economia. 7ª edição. Editora Saraiva.
GREMAUD, AMAURY. P., DIAZ, M. DOLORES. M., AZEVEDO, PAULO F. E TONETO JR., RUDINEI (2007). Introdução à Economia. Editora Atlas.
MANKIW, G. N. (2019). Introdução à Economia. 8ª edição. Editora Cengage Learning.
MANKIW, N.G. (2021). Macroeconomia. 10ª edição. Editora Atlas.

C. Macroeconomia Internacional
OBJETIVO
A disciplina pretende apresentar como se dá a relação de uma economia com o resto do mundo e como o comportamento econômico é influenciado pela relação com as demais economias. Para tal será discutido as formas de relação internacional por meio do mercado de bens e serviços (exportações e importações) e pelo fluxo de capitais. Serão apresentados os conceitos de taxa de câmbio, os diferentes regimes cambiais e a relação entre taxa de câmbio, competitividade, desempenho do setor externo, produto, inflação e taxa de juros.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Balanço de Pagamentos; Mercado Cambial; Determinação da Taxa de Câmbio no Curto Prazo; Determinação do produto, inflação e juros em uma Economia Aberta; O Sistema Monetário Internacional.
BIBLIOGRAFIA
BLANCHARD, O. (2017). Macroeconomia. 7ª edição. Editora Pearson.
KRUGMAN, P.; OBSTFELD, M. (2015). Economia Internacional – 10ª edição. Editora Pearson.
MANKIW, N.G. (2021). Macroeconomia. 10ª edição. Editora Atlas.

D. Macroeconomia Brasileira
OBJETIVO
Analisar a realidade econômica brasileira, em uma perspectiva histórica, útil para se avaliar alguns dos estrangulamentos econômicos ainda existentes.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Crescimento com Endividamento, os anos 70; Crise da Dívida Externa e Inflação: Choques Heterodoxos; A Economia (e a Política) Brasileira depois do Plano Real; FHC e Lula 1995-2010; A Economia Brasileira e a Crise da Economia Global; A Nova Matriz Econômica – O Governo Dilma I. Crise Política e Recessão (2015-2017).
BIBLIOGRAFIA
ABREU, M.P (1989). A ordem do Progresso: 100 anos de Política Econômica na República. Rio de Janeiro: Editora Campus.
BAER, W. (1995) A Economia Brasileira. São Paulo: Editora Nobel.
FURTADO, C. (1971). A formação econômica do Brasil. São Paulo: Cia Editora Nacional.
GREMAUD, A. P.; VASCONCELLOS, M. A. S. de; TONETO, R. (2017). Economia Brasileira Contemporânea. 8ª edição. São Paulo: Editora GEN/Atlas.

E. Problemas Econômicos Atuais
OBJETIVO
Discutir problemas econômicos atuais com foco na Economia Brasileira.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Indicadores Sociais e Desigualdade de Renda; Infraestrutura, Investimento Público e Crescimento Econômico; Desenvolvimento Sustentável e Mudança Climática; Os Desafios da Produtividade;
BIBLIOGRAFIA
ARRETCHE, M. (2015). Trajetórias das Desigualdades. Como o Brasil mudou nos últimos cinquenta anos. São Paulo: Editora da UNESP.
GREMAUD, A. P.; VASCONCELLOS, M. A. S. de; TONETO, R. (2017). Economia Brasileira Contemporânea. 8ª edição. São Paulo: Editora GEN/Atlas.
MENDES, M. (2014). Por que o Brasil Cresce Pouco? Desigualdade, Democracia e Baixo Crescimento no País do Futuro. Rio de Janeiro: Editora Elsevier.
ORAIR, R.O. (2016). Investimento Público no Brasil: Trajetórias e Relação com Regime Fiscal. Texto para discussão IPEA 2215.
TIROLE, J. (2020). Economia do Bem Comum. Rio de Janeiro: Zahar Editores.
VELOSO, F.; FERREIRA, P.C.; GIAMBIAGI, F.; PESSÔA, S. (2013). Desenvolvimento Econômico: Uma Perspectiva Brasileira. Rio de Janeiro: Editora Elsevier.

F. Análise Econômica e Setorial
OBJETIVO
As tendências econômicas afetam o desempenho de um setor. Essa disciplina realiza a análise do cenário econômico e a sua relação como os setores da economia.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Relação entre Economia e Setor; Influências Sociais, Tecnológicas e Políticas; Determinantes Estruturais da Intensidade da Concorrência; Intensidade da Rivalidade entre Concorrentes Existentes; Estratégias Competitivas.
BIBLIOGRAFIA
BODIE, Z.; KANE, A.; MARCUS, A. (2014). Investimentos. 10a Edição. Editora Mc Graw Hill Education.
PORTER, M.E. (2004). Estratégia Competitiva: Técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Editora Atlas.
REILLY, F.K.; NORTON, E.A. (2008). Investimentos. 7a Edição. Editora Cengage Learning.

Carga Horária:

78 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 280
 
Ministrantes: Alex Luiz Ferreira
Alexandre Chibebe Nicolella
Amaury Patrick Gremaud
Fabio Augusto Reis Gomes
Luciano Nakabashi
Marcelo Botelho da Costa Moraes
Rudinei Toneto Junior


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP