Atividade

112374 - Livros de Artistas como Objetos de Criação

Período da turma: 08/08/2023 a 31/08/2023

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: As aulas estão organizadas entre dois eixos: a literatura e as artes visuais e os livros como objetos de criação dos artistas.
No decorrer do curso dois aspectos são paralelamente abordados - o livro como conhecemos - o códex- e a "desconstrução" desse objeto quando apropriado pelos artistas.
Além da exibição dos livros de artistas presentes no acervo da coleção do MAC: Júlio Plaza - Poemóbiles, Mira Schendel e tantos outros presentes no acervo da Biblioteca do MAC, também são apresentados os livros de designers para o público infantil como Bruno Munari, Komagata, Antonio Ladrillo, etc para ampliar o conhecimento das pesquisas realizadas por esses artistas.
Essas informações são retomadas, contextualizando uma proposta do desenvolvimento de atividades práticas realizadas a partir do repertório apresentado durante as aulas, mas com a linguagem artística de maior proximidade dos alunos.
Os resultados dos exercícios são compartilhados na aula subsequente à proposta para que todos os alunos mostrem suas produções. Ao final do curso, os alunos apresentarão um trabalho final, desenvolvido a partir das experiências prévias.
Os encontros e as atividades são realizados na sede do MAC USP e também em outros espaços de arte, caso haja uma exposição que apresente essa produção ou artistas que produzem livros de artistas. Além da exibição dos livros de artistas e da realização de exercícios, os alunos também receberão textos de apoio para estudo que subsidiam as aproximações com as obras dos artistas apresentados e o contexto da produção de livros na história da arte brasileira. Como atividades complementares também são sugeridos filmes que tratam as relações libro/leitor; autor/leitor e autor/editor. Inicialmente exibidos em pequenos trechos nas aulas, a lista de filmes é disponibilizada para que as/os participantes do curso possam assistir dentro de suas possibilidades de horário nas plataformas digitais gratuitas.
Dentro da programação das aulas está prevista a visita a outros espaços expositivos como museus ou galerias de arte, caso a exposição apresente obras com o foco do curso.
Bibliografia:
BORGES, Jorge Luís. “O livro”. IN: Cinco versões pessoais. Brasília, Editora Universidade de Brasília, 1996.
CADOR, Amir Brito. O livro de artista e a enciclopédia visual. Belo Horizonte. Ed. UFMG
CARRIÓN, Ulisses. A nova arte de fazer livros. Belo Horizonte. C/Arte, 2011
DERDYK, Edith (org). Entre ser um e ser mil: o objeto livro e suas poéticas. São Paulo. Ed. Senac, 2013. GOLDIN, Daniel. Os dias e os livros – divagações sobre a hospitalidade da leitura. São Paulo. Ed. Pulo do Gato, 2012.
PLAZA, Julio. O livro como forma de arte (I). Arte em São Paulo, São Paulo, n. 6, p. 19-34, abr. 1982. ______. O livro como forma de arte (II). Arte em São Paulo, São Paulo, n. 7, p. 4-13, maio 1982.
MARTINS, Maria Helena. Questões de linguagem. São Paulo, Editora Contexto, 1986.
NUNES, Lígia B. Livro – encontro com Ligia B. Nunes. Rio de Janeiro, Editora Agir, 1988.
PENNAC, Daniel. Como um romance. Rio de Janeiro, Rocco, 1993. PAIVA, Ana Paula Mathias de. A aventura do livro experimental. Belo Horizonte, Ed.Autêntica, 2010.
PORTELLA, Eduardo (org). Reflexões sobre os caminhos do livro. São Paulo, Editora Moderna, 2003.
PROUST, Marcel. Sobre a leitura. Campinas, Pontes, 1989. SALGADO, Renata (org.). Imagem escrita. Rio de Janeiro, 1999.
SARTRE, Jean-Paul. As palavras. 6ª edição. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1984.
SILVEIRA, Paulo. A Página Violada: da ternura à injúria na construção do livro de artista. Rio Grande do Sul. Ed.UFRGS, 2008
ZAMBON, Lilia.(org.) [et al.]. A desconstrução do livro. São Paulo. Ed. COM-ARTE, 2007.

Carga Horária:

16 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 30
 
Ministrantes: Renata Sant Anna de Godoy Pereira


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP