112369 - Os jovens (16 - 24 anos) e seus desafios urbanos no pós-covid: acesso a educação, comida e lazer |
Período da turma: | 04/05/2023 a 16/08/2023
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Descrição: | O programa será ministrado com uma carga horaria de 20 horas, distribuídas em 5 oficinas pedagógicas
participativas com duração de 4 horas. Pretendemos assegurar o interesse e a motivação dos jovens, o que é fundamental para cumprir com os objetivos do curso. Por isso, as atividades propostas aqui constituem uma linha de orientação e diálogo relacionado ao cotidiano e práticas e saberes dos participantes. Porém, elas podem mudar ao longo do curso para integrar outras metodologias participativas e interativas que surgem da própria iniciativa dos jovens. De fato, segundo indica a literatura, processos de ensino-investigação participativos apresentam propriedades adaptativas dado a legitimidade e protagonismo de engajamento dos sujeitos. As atividades serão realizadas em colaboração com instituições sediadas no Complexo Paraisópolis, como no caso do Pavilhão Social do G10 Favelas. Centro XXX. Os jovens de 10 a 156 anos de idade deverão cumprir a participação mínima (75%) nas atividades previstas nas cinco oficinas. Estas atividades deverão ser distribuídas entre maio e setembro de 2023 e seu agendamento irá considerar as possibilidades de envolvimento dos atores locais empenhados na colaboração de recrutar os jovens e realizar agendamento de espaço no local para realização das atividades. Também será explorada a possibilidade de criação de parceria com uma Escola Municipal de Ensino Fundamental local para colaboração com o recrutamento dos jovens e com a realização das oficinas. A expectativa é de trabalhar com até 25 jovens. Recursos lúdicos de pedagogia e comunicação serão empregados para viabilizar melhor aproveitamento em consideração às características próprias da faixa etária dos jovens participantes. Oficina 1 – Luciana M Bizzotto - Roda de conversa (ciclos de cultura de Paulo Freire) – Apresentação do projeto, dos pesquisadores e dos participantes; Identificação dos problemas no acesso à educação, alimentação e lazer na comunidade e sua contextualização no período pandêmico e pós-covid. Oficina 2 – Leandro L Giatti - Elaboração de um ´visual web´ (teia visual – tradução livre) sobre as representações e subjetividades individuais dos jovens desde os desafios urbanos da pandemia. A ferramenta envolve ampla participação e criação por parte dos participantes, que produzirão imagens (fotos digitais) e elaborarão cartazes conectando ações e problemas relacionados ao nexo no acesso à educação, alimentação e lazer em suas comunidades. Oficina 3 – Leonardo R. Musumeci - Roda de conversa com apresentação e discussão coletiva dos resultados dos cartazes elaborados pela metodologia de ´visual web´, com reflexão coletiva e síntese dialógica sobre adaptação a partir dos discursos produzidos pelos jovens. Oficina 4 – Carolina M de Carvalho - Oficina de mapeamento participativo, com técnicas simplificadas de digitalização de informações de interesse ao estudo dos desafios dos jovens no pós-covid, propiciando a produção de mapas ou outros produtos georreferenciados para uma reflexão territorial sobre os problemas e sobre o planejamento de alternativas. Oficina 5 – Luciana M Bizzotto - Oficina ´world café´ (café mundial) promovendo diálogo entre jovens participantes e demais atores sociais, sendo eles pesquisadores, profissionais de instituições locais e de gestão pública dedicados aos temas de interesse do curso e das reflexões. Consiste de uma metodologia capaz de agregar distintos atores sociais e respectivos discursos em reflexão coletiva, no caso, promovendo transversalidade e diálogos intergeracionais interseccionalidade. Referências Bibliográficas ALMEIDA, Jorddana Rocha de; ALVES, Maria Zenaide. Juventudes e projetos de vida. Ebook - Belo Horizonte : Fino Traço Editora, 2021. ANDRES, L.; BRYSON, J. R.; MOAWAD, P. Temporary Urbanisms as Policy Alternatives to Enhance Health and Well-Being in the Post-Pandemic City. Current environmental health reports, p. 1–10, 2021. AUERBACH, J. et al. Displacement of the Scholar? Participatory Action Research Under COVID-19. Frontiers in Sustainable Food Systems, v. 6, 2022. BÖRNER, S.; KRAFTL, P.; GIATTI, L. L. Saberes e ações dos jovens: reflexões e práticas na educação para a sustentabilidade. Em: Educar para a sustentabilidade: visões de presente e futuros. [s.l.] IEE-USP: Reconectta. Editora Na Raiz, 2020. p. 68. CARMO, Helen Cristina do; NONATO, Bréscia França. Juventudes e processos educativos. Ebook - Belo Horizonte : Fino Traço Editora, 2021. CARVALHO, L. D.; SEIXAS, E. C.; SEIXAS, P. C.. (2023). A infância urbana nas ciências sociais: problemáticas e desafios metodológicos. Civitas - Revista De Ciências Sociais, 23(Civitas, Rev. Ciênc. Soc., 2023 23). DE CARVALHO, C. M. et al. Participatory Geographic Information Systems (PGIS) to assess water, energy and food availability in a vulnerable community in Guarulhos (Brazil). International Journal of Urban Sustainable Development, v. 13, n. 3, p. 516–529, 2021. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. GIATTI, L. L. et al. Pesquisa participativa reconectando diversidade: democracia de saberes para a sustentabilidade. Estudos Avançados, v. 35, p. 237–254, 2021. GÓES, Djalma Lopes et al. Criança, Adolescente e Racismo: 31 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente. São Paulo: Casa Flutuante, 2022. p. 162-172. NONATO, Symaira Poliana; DAYRELL, Juarez Tarcísio. Por uma Pedagogia das Juventudes: educação e a pesquisa como princípio educativo. Ebook – Belo Horizonte: Fino Traço Editora, 2021. PUNCH, Samantha. Research with children: The same or different from research with adults?. Childhood, v. 9, n. 3, p. 321-341, 2002. REIS, J. B. Dos; DAYRELL, J. (2020). Experiências juvenis contemporâneas: reflexões teóricas e metodológicas sobre socialização e individualização. Educação, 45(1), e71/ 1–23. SARMENTO, Manuel J. 2018. Infância e cidade: restrições e possibilidades. Educação 41 (2): 232-240. TOLEDO, R. F. DE et al. Pesquisa participativa em saúde: Vertentes e Veredas. Em: Pesquisa participativa em saúde: vertentes e veredas. [s.l: s.n.]. p. 566–566. TRAJBER, R. et al. Promoting climate change transformation with young people in Brazil: participatory action research through a looping approach. Action Research, v. 17, n. 1, p. 87–107, 2019. |
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Carga Horária: |
30 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 25 | ||||
Ministrantes: |
Carolina Monteiro de Carvalho Leandro Luiz Giatti Leonardo Rafael Musumeci Luciana Maciel Bizzotto |
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