112366 - Os jovens (10 - 15 anos) e seus desafios urbanos no pós-covid: acesso a educação, comida e lazer |
Período da turma: | 04/05/2023 a 16/08/2023
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Descrição: | O programa será ministrado com uma carga horaria de 20 horas, distribuídas em 5 oficinas pedagógicas
participativas com duração de 4 horas. Pretendemos assegurar o interesse e a motivação dos jovens, o que é fundamental para cumprir com os objetivos do curso. Por isso, as atividades propostas aqui constituem uma linha de orientação e diálogo relacionado ao cotidiano e práticas e saberes dos participantes. Porém, elas podem mudar ao longo do curso para integrar outras metodologias participativas e interativas que surgem da própria iniciativa dos jovens. De fato, segundo indica a literatura, processos de ensino-investigação participativos apresentam propriedades adaptativas dado a legitimidade e protagonismo de engajamento dos sujeitos. As atividades serão realizadas em colaboração com instituições sediadas no Complexo Paraisópolis, como no caso do Pavilhão Social do G10 Favelas. Os jovens de 10 a 16 anos de idade deverão cumprir a participação mínima (75%) nas atividades previstas nas cinco oficinas. Estas atividades deverão ser distribuídas entre maio e setembro de 2023 e seu agendamento irá considerar as possibilidades de envolvimento dos atores locais empenhados na colaboração de recrutar os jovens e realizar agendamento de espaço no local para realização das atividades. Também será explorada a possibilidade de criação de parceria com uma Escola Municipal de Ensino Fundamental local para colaboração com o recrutamento dos jovens e com a realização das oficinas. A expectativa é de trabalhar com até 25 jovens. Recursos lúdicos de pedagogia e comunicação serão empregados para viabilizar melhor aproveitamento em consideração às características próprias da faixa etária dos participantes. Oficina 1 – Luciana M Bizzotto - Roda de conversa (ciclos de cultura de Paulo Freire) – Apresentação do projeto, dos pesquisadores e dos participantes; Identificação dos problemas no acesso à educação, alimentação e lazer na comunidade e sua contextualização no período pandêmico e pós-covid. Oficina 2 – Leandro L Giatti - Elaboração de um ´visual web´ (teia visual – tradução livre) sobre as representações e subjetividades individuais dos jovens desde os desafios urbanos da pandemia. A ferramenta envolve ampla participação e criação por parte dos participantes, que produzirão imagens (fotos digitais) e elaborarão cartazes conectando ações e problemas relacionados ao nexo no acesso à educação, alimentação e lazer em suas comunidades. Oficina 3 – Leonardo R. Musumeci - Roda de conversa com apresentação e discussão coletiva dos resultados dos cartazes elaborados pela metodologia de ´visual web´, com reflexão coletiva e síntese dialógica sobre adaptação a partir dos discursos produzidos pelos jovens. Oficina 4 – Carolina M de Carvalho - Oficina de mapeamento participativo, com técnicas simplificadas de digitalização de informações de interesse ao estudo dos desafios dos jovens no pós-covid, propiciando a produção de mapas ou outros produtos georreferenciados para uma reflexão territorial sobre os problemas e sobre o planejamento de alternativas. Oficina 5 – Luciana M Bizzotto - Oficina ´world café´ (café mundial) promovendo diálogo entre jovens participantes e demais atores sociais, sendo eles pesquisadores, profissionais de instituições locais e de gestão pública dedicados aos temas de interesse do curso e das reflexões. Consiste de uma metodologia capaz de agregar distintos atores sociais e respectivos discursos em reflexão coletiva, no caso, promovendo transversalidade e diálogos intergeracionais. Referências Bibliográficas ALMEIDA, Jorddana Rocha de; ALVES, Maria Zenaide. Juventudes e projetos de vida. Ebook - Belo Horizonte : Fino Traço Editora, 2021. ANDRES, L.; BRYSON, J. R.; MOAWAD, P. Temporary Urbanisms as Policy Alternatives to Enhance Health and Well-Being in the Post-Pandemic City. Current environmental health reports, p. 1–10, 2021. AUERBACH, J. et al. Displacement of the Scholar? Participatory Action Research Under COVID-19. Frontiers in Sustainable Food Systems, v. 6, 2022. BÖRNER, S.; KRAFTL, P.; GIATTI, L. L. Saberes e ações dos jovens: reflexões e práticas na educação para a sustentabilidade. Em: Educar para a sustentabilidade: visões de presente e futuros. [s.l.] IEE-USP: Reconectta. Editora Na Raiz, 2020. p. 68. CARMO, Helen Cristina do; NONATO, Bréscia França. Juventudes e processos educativos. Ebook - Belo Horizonte : Fino Traço Editora, 2021. CARVALHO, L. D.; SEIXAS, E. C.; SEIXAS, P. C.. (2023). A infância urbana nas ciências sociais: problemáticas e desafios metodológicos. Civitas - Revista De Ciências Sociais, 23(Civitas, Rev. Ciênc. Soc., 2023 23). DE CARVALHO, C. M. et al. Participatory Geographic Information Systems (PGIS) to assess water, energy and food availability in a vulnerable community in Guarulhos (Brazil). International Journal of Urban Sustainable Development, v. 13, n. 3, p. 516–529, 2021. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. GIATTI, L. L. et al. Pesquisa participativa reconectando diversidade: democracia de saberes para a sustentabilidade. Estudos Avançados, v. 35, p. 237–254, 2021. GÓES, Djalma Lopes et al. Criança, Adolescente e Racismo: 31 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente. São Paulo: Casa Flutuante, 2022. p. 162-172. NONATO, Symaira Poliana; DAYRELL, Juarez Tarcísio. Por uma Pedagogia das Juventudes: educação e a pesquisa como princípio educativo. Ebook – Belo Horizonte: Fino Traço Editora, 2021. PUNCH, Samantha. Research with children: The same or different from research with adults?. Childhood, v. 9, n. 3, p. 321-341, 2002. REIS, J. B. Dos; DAYRELL, J. (2020). Experiências juvenis contemporâneas: reflexões teóricas e metodológicas sobre socialização e individualização. Educação, 45(1), e71/ 1–23. SARMENTO, Manuel J. 2018. Infância e cidade: restrições e possibilidades. Educação 41 (2): 232-240. TOLEDO, R. F. DE et al. Pesquisa participativa em saúde: Vertentes e Veredas. Em: Pesquisa participativa em saúde: vertentes e veredas. [s.l: s.n.]. p. 566–566. TRAJBER, R. et al. Promoting climate change transformation with young people in Brazil: participatory action research through a looping approach. Action Research, v. 17, n. 1, p. 87–107, 2019. |
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Carga Horária: |
30 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 25 | ||||
Ministrantes: |
Carolina Monteiro de Carvalho Leandro Luiz Giatti Leonardo Rafael Musumeci Luciana Maciel Bizzotto |
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