Atividade

112366 - Os jovens (10 - 15 anos) e seus desafios urbanos no pós-covid: acesso a educação, comida e lazer

Período da turma: 04/05/2023 a 16/08/2023

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Descrição: O programa será ministrado com uma carga horaria de 20 horas, distribuídas em 5 oficinas pedagógicas
participativas com duração de 4 horas. Pretendemos assegurar o interesse e a motivação dos jovens, o que é
fundamental para cumprir com os objetivos do curso. Por isso, as atividades propostas aqui constituem uma linha
de orientação e diálogo relacionado ao cotidiano e práticas e saberes dos participantes. Porém, elas podem mudar
ao longo do curso para integrar outras metodologias participativas e interativas que surgem da própria iniciativa dos
jovens. De fato, segundo indica a literatura, processos de ensino-investigação participativos apresentam
propriedades adaptativas dado a legitimidade e protagonismo de engajamento dos sujeitos.
As atividades serão realizadas em colaboração com instituições sediadas no Complexo Paraisópolis, como no caso
do Pavilhão Social do G10 Favelas. Os jovens de 10 a 16 anos de idade deverão cumprir a participação mínima
(75%) nas atividades previstas nas cinco oficinas. Estas atividades deverão ser distribuídas entre maio e setembro
de 2023 e seu agendamento irá considerar as possibilidades de envolvimento dos atores locais empenhados na
colaboração de recrutar os jovens e realizar agendamento de espaço no local para realização das atividades.
Também será explorada a possibilidade de criação de parceria com uma Escola Municipal de Ensino Fundamental
local para colaboração com o recrutamento dos jovens e com a realização das oficinas. A expectativa é de trabalhar
com até 25 jovens. Recursos lúdicos de pedagogia e comunicação serão empregados para viabilizar melhor
aproveitamento em consideração às características próprias da faixa etária dos participantes.
Oficina 1 – Luciana M Bizzotto - Roda de conversa (ciclos de cultura de Paulo Freire) – Apresentação do projeto,
dos pesquisadores e dos participantes; Identificação dos problemas no acesso à educação, alimentação e lazer na
comunidade e sua contextualização no período pandêmico e pós-covid.
Oficina 2 – Leandro L Giatti - Elaboração de um ´visual web´ (teia visual – tradução livre) sobre as representações e
subjetividades individuais dos jovens desde os desafios urbanos da pandemia. A ferramenta envolve ampla
participação e criação por parte dos participantes, que produzirão imagens (fotos digitais) e elaborarão cartazes
conectando ações e problemas relacionados ao nexo no acesso à educação, alimentação e lazer em suas
comunidades.
Oficina 3 – Leonardo R. Musumeci - Roda de conversa com apresentação e discussão coletiva dos resultados dos
cartazes elaborados pela metodologia de ´visual web´, com reflexão coletiva e síntese dialógica sobre adaptação a
partir dos discursos produzidos pelos jovens.
Oficina 4 – Carolina M de Carvalho - Oficina de mapeamento participativo, com técnicas simplificadas de
digitalização de informações de interesse ao estudo dos desafios dos jovens no pós-covid, propiciando a produção
de mapas ou outros produtos georreferenciados para uma reflexão territorial sobre os problemas e sobre o
planejamento de alternativas.
Oficina 5 – Luciana M Bizzotto - Oficina ´world café´ (café mundial) promovendo diálogo entre jovens participantes e
demais atores sociais, sendo eles pesquisadores, profissionais de instituições locais e de gestão pública dedicados
aos temas de interesse do curso e das reflexões. Consiste de uma metodologia capaz de agregar distintos atores
sociais e respectivos discursos em reflexão coletiva, no caso, promovendo transversalidade e diálogos
intergeracionais.
Referências Bibliográficas
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Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 25
 
Ministrantes: Carolina Monteiro de Carvalho
Leandro Luiz Giatti
Leonardo Rafael Musumeci
Luciana Maciel Bizzotto


 
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