Atividade

112250 - Escolas2030 - Educação Integral e Transformadora - Extensão Universitária - Jornada de Formação

Período da turma: 13/04/2023 a 26/10/2023

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Descrição: Escolas2030 - Educação Integral e Transformadora
Extensão Universitária - Jornada de Formação

Objetivos
Geral: Propiciar espaços de investigação, debate e intercâmbio entre organizações educativas (escolares e não-escolares) e órgãos gestores de redes escolares participantes do programa Escolas2030, na forma de uma comunidade de aprendizado coletivo, cujo foco é o apoio na promoção das iniciativas de educação integral e transformadora.
Específico: Gerar aprendizados sobre educação integral e transformadora - referentes a currículo, gestão escolar, ambiente escolar, metodologia de ensino e relações intersetoriais - baseados nas experiências das organizações-polo do programa Escolas2030 e nas aprendizagens que este prioriza.

Justificativa
A Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e a Base Nacional Comum Curricular orientam para a realização da educação integral. Profissionais da maioria das escolas, no entanto, não dispõem de preparo para seguir satisfatoriamente essa orientação. O programa escolas2030 é um programa global de pesquisa longitudinal de 10 anos, envolvendo 100 escolas no Brasil e em 100 escolas de cada um dos outros nove países que dele participam. Acumula experiência significativa que serve de fundamentação a esse preparo. O coordenador deste curso é também coordenador da pesquisa no Brasil.
Procedimentos do Curso
● Encontros síncronos regulares mediados por plataforma de comunicação a distância (Software Zoom: https://zoom.us/ );
● Disseminação de informações sobre o curso e demais atividades do programa Escolas2030 em um grupo de Whatsapp (https://chat.whatsapp.com/G4kITbfdYOr50y4tWL3033);
● Realização de atividades de ação e reflexão propostas pela equipe coordenadora do curso de extensão;

Justificativa da opção pelo ensino a distância
As/os profissionais participantes do programa Escolas2030 (ver https://escolas2030.org.br/) atuam em organizações educativas, escolares (públicas ou comunitárias) e não escolares, de áreas de vulnerabilidade social, muitas vezes remotas e de difícil acesso, dispersas por muitas unidades da Federação.

Descrição
Curso de extensão universitária na modalidade Atualização, online por teleconferência, que focaliza a prática de organizações-polo do programa Escolas2030 no Brasil (https://escolas2030.org.br/) como subsídio à reflexão sobre a própria prática educacional das demais pessoas participantes da Jornada. O processo contará com aportes teóricos sobre educação integral e transformadora referentes a currículo, gestão educacional, ambiente educacional, metodologia de ensino e relações intersetoriais. Esses aspectos serão examinados em seu potencial de promover as seguintes aprendizagens: empatia, colaboração, autoconhecimento, protagonismo e criatividade. Esta Jornada de Formação também oferecerá subsídios sobre pesquisa-ação (metodologia do programa Escolas 2030) e convidará a/o participante a redigir o projeto de pesquisa de sua organização.
Avaliação
A avaliação do aproveitamento proporcionado pela Jornada utilizará como critérios:
● Engajamento de cada participante nos encontros síncronos e no fórum de diálogo assíncrono (grupo de Whatsapp);
● Preenchimento completo do questionário do Perfil da organização educativa;
● Marco Zero (texto de caracterização da organização educativa ou do órgão gestor com histórico de suas linhas de ação e perspectivas de desenvolvimento);
● Elaboração de projeto de pesquisa-ação da organização educativa à qual a/o participante está vinculada/o;
● Realização de atividades prescritas.
Carga horária
36 horas síncronas e 110 horas assíncronas. Total 146 horas
Carga horária detalhada
Horas Atividade
36 12 encontros síncronos de 3 horas cada.
16 Participação no grupo de WhatsApp do Coletivo Escolas2030
4 Preenchimento do formulário de perfil da organização educativa
30 Elaboração do Marco Zero da organização educativa
60 Redação do Projeto de pesquisa-ação
Total 146 horas
Justificativa da carga horária
A carga horária total é de 146 horas, sendo 36 horas síncronas e 110 horas assíncronas.. As assíncronas são previstas para leituras e realização de atividades nos locais de atuação profissional das/os participantes, que deverão gerar formulações a serem compartilhadas e analisadas coletivamente.
Descrição segundo a tecnologia
As aulas (encontros síncronos de 3 horas cada) utilizarão Google Sala de Aula.

Programa
Encontro 1: O Coletivo Escolas2030
Escolas2030: o que é, planos para 2023 e ações previstas para o Coletivo Escolas2030
A proposta da Jornada, programa e funcionamento
Educação integral e transformadora

Encontro 2: Inovação educacional
Características da chamada educação convencional: espaço / tempo / saber / poder
Inovação educacional e cinco dimensões do MEC
Comentário da Escola Municipal de Ensino Fundamental Desembargador Amorim Lima: importância do reconhecimento pelo MEC
Comentário da Escola Pluricultural Odé Kayodê / Espaço Cultural Vila Esperança : Qual foi a relevância de se elaborar o Marco Zero?

Encontro 3: Protagonismo e intersetorialidade
Protagonismo, educação integral e transformadora
Escola Pluricultural Odé Kayodê / Espaço Cultural Vila Esperança - “As Rodas de Bom dia e o desenvolvimento do protagonismo”
Relações intersetoriais, educação integral e transformadora
Escola Municipal de Ensino Fundamental Infante Dom Henrique - "Espaço de Bitita": “A importância da intersetorialidade para a construção de uma educação emancipatória”.

Encontro 4: Empatia e ambiente educacional
Empatia, educação integral e transformadora
Escola-polo com projeto de pesquisa associado a empatia: breve apresentação
Ambiente educativo, educação integral e transformadora
Escola-polo com projeto de pesquisa associado a ambiente educacional: breve apresentação

Encontro 5: Pesquisa-ação
Pesquisa-ação: aspectos gerais da abordagem
Integrante de uma escola-polo: importância da pesquisa-ação para o aprimoramento do trabalho da escola
Roteiro de Pesquisa-ação

Encontro 6: Autoconhecimento e procedimentos de ensino
Autoconhecimento, educação integral e transformadora
Escola-polo com projeto de pesquisa associado a autoconhecimento: breve apresentação
Procedimentos de ensino como prática dialógica: educação integral e transformadora
Escola-polo com projeto de pesquisa associado a procedimentos de ensino: breve apresentação

Encontro 7: Colaboração e gestão educacional
Colaboração, educação integral e transformadora
Escola-polo com projeto de pesquisa associado a colaboração: breve apresentação
Gestão educacional, educação integral e transformadora
Escola-polo com projeto de pesquisa associado a gestão educacional: breve apresentação

Encontro 8: Criatividade e currículo
Criatividade, educação integral e transformadora
Escola-polo com projeto de pesquisa associado a criatividade: breve apresentação
Currículo, educação integral e transformadora
Escola-polo com projeto de pesquisa associado a currículo: breve apresentação

Encontro 9: Avaliação da educação integral e transformadora
Avaliação da educação integral e transformadora: aspectos teóricos
Escola-polo: soluções criadas para avaliar uma ou mais das cinco aprendizagens
Avaliação da educação integral e transformadora: sugestões práticas para construção de instrumentos
Escola-polo: soluções criadas para avaliar uma ou mais das cinco aprendizagens

Encontro 10: Exposição dos Projetos
Participantes que finalizaram o projeto: apresentação dos trabalhos dos grupos; diálogo por grupo a partir do trabalho apresentado
Grupo ampliado: apresentação de síntese da discussão por mediadores de cada grupo

Encontro 11: Exposição dos Projetos
Participantes que finalizaram o projeto: apresentação dos trabalhos dos grupos; diálogo por grupo a partir do trabalho apresentado
Grupo ampliado: apresentação de síntese da discussão por mediadores de cada grupo

Encontro 12: Avaliação da Jornada e próximos passos
Observações gerais sobre os Projetos de Pesquisa
Grupos menores: como foi a experiência de elaborar projetos de pesquisa-ação?
Atividade individual: resposta escrita a questionário de avaliação da Jornada
Indicações para fortalecimento do Coletivo Escolas2030

Sistemática de comunicação
Nos encontros síncronos haverá diálogo diretamente mediado pela plataforma digital.
Entre os encontros síncronos, que ocorrerão a cada 15 dias, serão realizadas atividades pelas pessoas participantes do curso e seus registros serão enviados por e-mail à equipe responsável pelo curso, com a qual cada aluna/o poderá se comunicar a qualquer tempo. A equipe enviará comentários sobre os registros escritos às/aos alunas/os.
A infraestrutura necessária é de computador conectado à rede.

Recursos de instrução
Os recursos de instrução são artigos e livros, além de vídeos, que compõem um conjunto de obras específicas selecionadas para a temática do curso. Todas são gratuitamente acessíveis pela Internet. Ex.:

Protagonismo
ARAÚJO, Ulisses F.; KLEIN, Ana Maria. Escola e comunidade, juntas, para uma cidadania integral. Cadernos do Cenpec, v. 1, n. 2, 2006. DOI: https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/10312
BASILIO, Ana Luiza. Publicação discute o protagonismo na educação. Carta Capital, 14 de junho de 2017. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/educacao/publicacao-discute-o-protagonismo-na-educacao/. Acesso em: 27 mar. 2022.
DEMO, Pedro; SILVA, Renan Antônio da. Protagonismo estudantil. Organizações e Democracia, v. 21, n. 1, 2020. DOI: https://doi.org/10.36311/1519-0110.2020.v21n1.p71-92
LIBERAL, Edson Ferreira et al. Escola segura. Jornal de Pediatria [online], v. 81, n. 5 suppl, p. s155-s163, 2005. Disponível em: .
Certificação
A pessoa que finalizar a Jornada (participar de 75% dos encontros síncronos, engajar-se nas conversas no grupo de WhatsApp e finalizar o Marco Zero e Projeto de Pesquisa-ação) obterá certificado do curso, emitido pela Faculdade de Educação da USP. A organização educativa e o órgão gestor representados por pessoas participantes no curso também serão certificados no final da Jornada de Formação, caso finalizem o Marco Zero e o Projeto de Pesquisa-ação.
Público-alvo
Profissionais de organizações educativas (escolares e não-escolares) e de órgãos gestores de redes escolares do Brasil participantes do programa Escolas2030.
Inscrições
Gratuitas por meio de https://uspdigital.usp.br/apolo... de 15/3/23 a 7/4/23.
Vagas
300 vagas (até 3 pessoas por organização).
Programa
13/4/23 - 18h30-21h30 - Encontro 1: O Coletivo Escolas2030
Horário Atividade Responsável
18h30-18h50 Escolas2030: o que é, planos para 2023 e ações previstas para o Coletivo Escolas2030 Elie Ghanem / Helena Singer
18h50-19h20 Palavra aberta: comentários e dúvidas Elie Ghanem
19h20-19h40 A proposta da Jornada, programa e funcionamento Douglas Ladislau
19h40-20h Palavra aberta: comentários e dúvidas Douglas Ladislau
20h-20h15 Intervalo
20h15-20h45 Educação integral e transformadora (Feusp) Elie Ghanem
20h45-21h15 Palavra aberta: comentários e dúvidas Elie Ghanem
21h15-21h30 Orientação para Preenchimento do Formulário de Perfilamento Douglas Ladislau
Duração: 3 horas
Atividade 1
Para quem atua em organização educativa (uma resposta por organização) – Preencher formulário que servirá de base para compor um pequeno perfil sobre sua organização educativa no site do programa Escolas2030. A atividade a/o coloca em uma primeira situação de autorreflexão sobre as práticas de sua organização educativa. Será somente um formulário por organização educativa, portanto, a atividade será realizada em colaboração entre as mesmas pessoas da organização que estejam no curso. Desejavelmente, engajar mais pessoas da organização na realização da atividade. A leitura dos subsídios pode auxiliar na execução da atividade.
O formulário está disponível neste link: https://forms.gle/ZAcaicGCDBXsZ53a6
Prazo: até 19/4/23

Para quem atua em órgão gestor (uma resposta por órgão gestor) – preencher formulário que servirá de base para compor um pequeno perfil sobre sua rede/órgão gestor no site do programa Escolas2030. A atividade a/o coloca em uma primeira situação de autorreflexão sobre as práticas da rede/órgão gestor. Cada rede/órgão deve enviar somente um formulário, portanto, a atividade deverá ser realizada em colaboração com pessoas desse órgão gestor que estejam no curso. Desejavelmente, engajar mais outras pessoas. A leitura dos subsídios pode auxiliar na execução da atividade.
O formulário está disponível neste link: https://forms.gle/zoNEmkVv3gxkAW4u7 .
Prazo: até 19/4/23
Atividade 2
Para quem atua em organização educativa (uma resposta por organização) – Aplicar questionário/s sobre percepções quanto à equidade de gênero, etnico-racial e de pessoas com e sem deficiência em sua organização educativa. Serão oferecidas por escrito instruções detalhadas para essa aplicação.
Prazo: até 7/5/23
Subsídios

ESCOLAS2030. Aprendizagens como objeto da pesquisa-ação. Disponível em: https://docs.google.com/document/d/16uEJs1_Lu9eJP68MU_2mM1_5AOWxXjLWmj9-H2hgOZU/edit#heading=h.al65a8b6a76n . Acesso em: 27 de fev. de 2023.
ESCOLAS2030. Avaliação na educação integral e transformadora. Disponível em: https://docs.google.com/document/d/1bwhQpRXrUufW8c3z6BaWuHmIdrz6RRj59N-N4iN6sFI/edit#heading=h.al65a8b6a76n . Acesso em: 27 de fev. de 2023.
ESCOLAS2030. Dimensões de uma educação inovadora. Disponível em: https://docs.google.com/document/d/1bwhQpRXrUufW8c3z6BaWuHmIdrz6RRj59N-N4iN6sFI/edit#heading=h.al65a8b6a76n . Acesso em: 27 de fev. de 2023.
ESCOLAS2030. Pesquisa-ação: princípios e procedimentos. Disponível em: https://docs.google.com/document/d/1nhVdKWr5BUMDdrlyxUVmWhYsJENnixEQOYgdkRdc3wo/edit#heading=h.emfdbpx7bub . Acesso em: 27 de fev. de 2023.
ESCOLAS2030. Página inicial. Disponível em: https://escolas2030.org.br/ . Acesso em: 27 de fev. de 2023.

27/4/23 - 18h30-21h30 - Encontro 2: Inovação educacional
Horário Atividade Responsável
18h30-18h50 Características da chamada educação convencional: espaço / tempo / saber / poder Douglas + alguém de escola-polo
18h50-19h20 Divisão em grupos menores: em quais aspectos minha organização se assemelha ao modelo apresentado? Quais aspectos precisam ser alterados?
19h20-19h40 Inovação educacional e cinco dimensões do MEC Helena Singer
19h40-20h Comentário da Escola Municipal de Ensino Fundamental Desembargador Amorim Lima: importância do reconhecimento pelo MEC
20h-20h15 Intervalo
20h15-20h45 Orientações para elaboração do Marco Zero Douglas Ladislau
20h45-21h15 Comentário da Escola Pluricultural Odé Kayodê / Espaço Cultural Vila Esperança : Qual foi a relevância de se elaborar o Marco Zero? Elie Ghanem
21h15-21h30 Palavra aberta: comentários e dúvidas
Duração: 3 horas
Atividade 3
Para quem atua em organização educativa (uma resposta por organização) – Elaborar o documento Marco Zero, é o primeiro passo dos procedimentos de pesquisa-ação propostos pela equipe do programa. Seu objetivo é sistematizar em um documento os aspectos preliminares da organização educativa (OE). A pesquisa-ação é uma prática que visa a orientar transformações da OE e o Marco Zero trará informações para realizar comparações futuras acerca do que mudou na OE durante sua participação no processo de pesquisa-ação.
Orientações específicas sobre a realização do Marco Zero estão disponíveis aqui: https://docs.google.com/document/d/1OIpeYkRguSLXds_P4085QOhG7rfUllcEeCjK2g6PzH8/edit
Prazo: 22/05/2023
Procedimentos de Entrega: Produza o Marco Zero de sua organização em algum software de edição de textos, como Word ou Libre Office. Quando finalizado, “suba” o arquivo para a seguinte pasta do Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/1wxa_K9bB2ap-kThwWWG5f8q2PPjFlQmW?usp=sharing . Nomeie o arquivo com o nome completo de sua organização educativa.

Para quem atua em órgão gestor (uma resposta por órgão gestor) – Elaborar o documento Marco Zero, é o primeiro passo dos procedimentos de pesquisa-ação propostos pela equipe do programa. Seu objetivo é sistematizar em um documento os aspectos preliminares do órgão gestor. A pesquisa-ação é uma prática que visa a orientar transformações do órgão gestor e o Marco Zero trará informações para realizar comparações futuras acerca do que mudou durante sua participação no processo de pesquisa-ação.
Orientações específicas sobre a realização do Marco Zero estão disponíveis aqui: https://docs.google.com/document/d/1OIpeYkRguSLXds_P4085QOhG7rfUllcEeCjK2g6PzH8/edit
Prazo: 22/05/2023
Procedimentos de Entrega: Produza o Marco Zero de seu órgão gestor em algum software de edição de textos, como Word ou Libre Office. Quando finalizado, “suba” o arquivo para a seguinte pasta do Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/1wxa_K9bB2ap-kThwWWG5f8q2PPjFlQmW?usp=sharing . Nomeie o arquivo com o nome completo de sua organização educativa.
Subsídios

ABBONÍZIO, A. C. O. Educação escolar indígena como inovação educacional: a escola e as aspirações de futuro das comunidades. 2013. 193 p. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.
CARBONELL, Jaume. A aventura de inovar: a mudança na escola. Porto Alegre: Artmed, 2002. 120 p.
CENTRO DE REFERÊNCIAS EM EDUCAÇÃO INTEGRAL. https://educacaointegral.org.br/na-pratica/wp-content/uploads/2017/08/caderno-1_conceitos-principios-e-estrategias-estruturantes_na-pratica-1.pdf
ESCOLAS2030. Como organizações educativas inovam? Ideias e visões sobre as suas próprias práticas. São Paulo: Escolas2030. 74 p. Disponível em: https://escolas2030.org.br/wp-content/uploads/2022/03/Como-organizacoes-educativas-inovam.pdf . Acesso em: 27 fev. 2023.
FEUSP; ASHOKA; CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO À EDUCAÇÃO. Por um ensino médio democrático, inclusivo, integral e transformador: construção coletiva de propostas para o ensino médio. São Paulo: Fundação Santillana, 2019.
GALLO, Sílvio. Em torno de uma educação menor. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 27, n. 2, p. 169-178, 2002.
GHANEM, Elie. A educação na mudança social: lugar central, lugar secundário e lugar nenhum. Educ. rev., Curitiba , n. 45, p. 213-229, set. 2012 . Disponível em . acessos em 12 ago. 2020. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602012000300015.
______. Mudança educacional: inovação e reforma: relatório científico 2: final. São Paulo, 2006. 573 p.
______. Inovação em escolas públicas de nível básico: o caso Redes da Maré (Rio de Janeiro, RJ). Educação e Sociedade, Campinas, v. 34, n. 123, p. 425-440, 2013.
GHANEM, Elie (Org.). Educação integral no município de São Paulo: experiências e perspectivas. São Paulo: Oficina Digital, 2017.
TORRES, Rosa María. Sistema escolar y cambio educativo: repasando la agenda y los actores. In: CÁRDENAS, A. Rodriguez y TORRES, Rosa María. El maestro, protagonista del cambio educativo. Bogotá: CAB, 2000.


11/5/23 - 18h30-21h30 - Encontro 3: Protagonismo e intersetorialidade
Horário Atividade Responsável
18h30-18h50 Divisão em grupos menores: acompanhamento elaboração Marco Zero Agentes mobilizadores (ver quantidade)
18h50-19h20 Protagonismo, educação integral e transformadora Feusp + Agente mobilizador
19h20-19h40 Escola Pluricultural Odé Kayodê / Espaço Cultural Vila Esperança - “As Rodas de Bom dia e o desenvolvimento do protagonismo”
19h40-20h Palavra aberta: comentários e dúvidas
20h-20h15 Intervalo
20h15-20h45 Relações intersetoriais, educação integral e transformadora
20h45-21h15 Escola Municipal de Ensino Fundamental Infante Dom Henrique - "Espaço de Bitita": “A importância da intersetorialidade para a construção de uma educação emancipatória”. Elie Ghanem
21h15-21h30 Orientação para Atividade 4 e Atividade 5
Duração: 3 horas
Atividade 4
Quem atua diretamente com educandas/os – Provocar e mediar uma conversa em uma turma para que falem sobre: 1) coisas que gostariam de mudar na vida escolar (ou da organização educativa não-escolar) e no lugar onde moram; 2) o que inventariam fazer para levar a essa mudança, juntando-se com uma ou mais pessoas.
Prazo: 22/05/2023
Procedimentos de Entrega: Anote as informações coletadas em algum software de edição de textos, como Word ou Libre Office. Quando finalizado, “suba” o arquivo para a seguinte pasta do Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/1tDgtrkq4FwzXlK5N8haOblandwquVwVK?usp=share_link . Nomeie o arquivo com o nome completo de sua organização educativa.
Para quem atua em órgão gestor (uma resposta por órgão gestor) – Realizar uma conversa com colegas que exercem funções técnicas para que falem: 1) coisas que gostariam de mudar na vida escolar (ou da organização educativa não-escolar) e no lugar onde moram as/os educandas/os; 2) o que inventariam fazer para apoiar (materialmente, financeiramente, institucionalmente) educandas/os a estarem à frente dessa mudança.
Prazo: 22/05/2023
Procedimentos de Entrega: Anote as informações coletadas em algum software de edição de textos, como Word ou Libre Office. Quando finalizado, “suba” o arquivo para a seguinte pasta do Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/1tDgtrkq4FwzXlK5N8haOblandwquVwVK?usp=share_link . Nomeie o arquivo com o nome completo de sua rede/órgão gestor.

Atividade 5
Para quem atua diretamente com educandas/os – Escrever uma lista de órgãos públicos e privados, bem como associações e grupos informais (culturais, esportivos, movimentos etc.) atuantes em seu território educativo. Se souber, incluir nomes/contatos das pessoas responsáveis. Escrever qual é ou qual poderia ser a contribuição destes no desenvolvimento da aprendizagem protagonismo de educandas/os com quem sua organização escolar/não-escolar trabalha.
Prazo: 22/05/2023
Procedimentos de Entrega: Anote as informações coletadas em algum software de edição de textos, como Word ou Libre Office. Quando finalizado, “suba” o arquivo para a seguinte pasta do Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/1tDgtrkq4FwzXlK5N8haOblandwquVwVK?usp=share_link . Nomeie o arquivo com o nome completo de sua organização educativa.
Para quem atua em órgão gestor (Secretaria de Educação ou outra) – Escrever uma lista de órgãos públicos e privados, bem como associações e grupos informais (culturais, esportivos, movimentos etc.) atuantes nos territórios educativos das organizações escolares/não-escolares da jurisdição do órgão gestor. Se souber, incluir nomes/contatos das pessoas responsáveis. Escrever qual é ou qual poderia ser a contribuição destes no desenvolvimento da aprendizagem protagonismo de educandas/os daquelas organizações escolares/não-escolares.
Prazo: 22/05/2023
Procedimentos de Entrega: Anote as informações coletadas em algum software de edição de textos, como Word ou Libre Office. Quando finalizado, “suba” o arquivo para a seguinte pasta do Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/1tDgtrkq4FwzXlK5N8haOblandwquVwVK?usp=share_link . Nomeie o arquivo com o nome completo de sua rede/órgão gestor.
Subsídios
CANAL FUTURA. Alunos protagonistas: Como incentivar essa prática dentro das escolas? (Programa Conexão, 5/2/2019, vídeo, duração 25:51). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=M6rMjO8lg9Y
CENTRO DE REFERÊNCIAS EM EDUCAÇÃO INTEGRAL. Caminhada da paz: Heliópolis. (23/8/2013, vídeo, duração 4:00). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SbHZl7isUOQ
INSTITUTO CLARO. 8 perguntas sobre protagonismo estudantil. (20/3/2019, vídeo, duração 11:33). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=znjqpGSwLOw

CENPEC. Debate virtual: intersetorialidade na educação integral. (24/8/2015, vídeo, duração 25:46). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wFPkgJFx2iA
NILSON, Lucia Helena. Intersetorialidade e contextos territoriais. Salto para o Futuro, v. 19, n. 13, p. 22-28, out. 2009. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012175.pdf












25/5/23 - 18h30-21h30 - Encontro 4: Empatia e ambiente educacional
Horário Atividade Responsável
18h30-18h50 Divisão em grupos menores: acompanhamento elaboração Marco Zero Agentes mobilizadores (ver quantidade)
18h50-19h20 Empatia, educação integral e transformadora (Feusp) Feusp + Agente mobilizador
19h20-19h40 Ver escola-polo que tenha projeto de pesquisa associado a empatia para fazer breve apresentação
19h40-20h Palavra aberta: comentários e dúvidas
20h-20h15 Intervalo
20h15-20h45 Ambiente educativo, educação integral e transformadora (Feusp)
20h45-21h15 Ver escola-polo que tenha projeto de pesquisa associado a ambiente educacional para fazer breve apresentação Elie Ghanem
21h15-21h30 Orientação para Atividade 6
Carga horária: 3 horas
Atividade 6
Para quem atua diretamente com educandas/os – Pedir para educandas/os consultarem colegas sobre situações, tarefas e coisas que os/as deixam e não deixam satisfeitos/as, felizes e confortáveis. Anotar as informações que eles/as fornecerem.
Prazo: 12/06/2023
Procedimentos de Entrega: Anote as informações coletadas em algum software de edição de textos, como Word ou Libre Office. Quando finalizado, “suba” o arquivo para a seguinte pasta do Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/1qPfYVyCOrki-XlHw0MzD82AIkCAqd0my?usp=share_link . Nomeie o arquivo com o nome completo de sua organização educativa.

Para quem atua em órgão gestor (uma resposta por órgão gestor) – Realizar uma conversa com colegas que exercem funções técnicas para que falem: em quais aspectos do seu trabalho elas/es mantêm empatia com educadoras/es das organizações escolares/não-escolares da jurisdição do órgão gestor.
Prazo: 12/06/2023
Procedimentos de Entrega: Anote as informações coletadas em algum software de edição de textos, como Word ou Libre Office. Quando finalizado, “suba” o arquivo para a seguinte pasta do Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/1qPfYVyCOrki-XlHw0MzD82AIkCAqd0my?usp=share_link . Nomeie o arquivo com o nome completo de sua Rede/Órgão Gestor.

Subsídios
FEVORINI, Luciana. Empatia e solidariedade. In: A IMPORTÂNCIA da empatia na educação. [São Paulo]: Instituto Alana; Ashoka, [s.d]. p. 48-51. Disponível em: https://escolastransformadoras.com.br/wp-content/uploads/2016/11/PUBLICACAO_EMPATIA_v6_dupla.pdf
BARBIERI, Stela. Empatia ainda em tempo. In: A IMPORTÂNCIA da empatia na educação. [São Paulo]: Instituto Alana; Ashoka, [s.d]. p. 52-54. Disponível em: https://escolastransformadoras.com.br/wp-content/uploads/2016/11/PUBLICACAO_EMPATIA_v6_dupla.pdf
BROWN, Brené; DAVIS, Katy. Empatia. (vídeo, duração 2:57). Disponível em: https://www.giustozonzini.com.br/post/educa%C3%A7%C3%A3o-socioemocional-empatia-x-simpatia
BUENO, Marcelo Cunha. A brincadeira no ambiente escolar. Tempojunto. (vídeo, duração 3:06). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pqwkJaRUodo
TAVANGAR, Homa. Empatia: o material de volta às aulas mais importante. Tradução de Julia Dietrich. Centro de Referências em Educação Integral, 5 mar. 2015. Disponível em: https://educacaointegral.org.br/reportagens/empatia-material-mais-importante-na-volta-as-aulas/

BUENO, Marcelo Cunha. A brincadeira no ambiente escolar. Tempojunto. (vídeo, duração 3:06). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pqwkJaRUodo
KLEIN, Ana Maria. EDH e ambiente escolar. Curso Ética, valores e cidadania. USP; Univesp. (vídeo, duração 23:08). Disponível em: https://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=783

KRAUSS, Marcio. Um ambiente escolar inspirador é possível. Escola da Inteligência. (vídeo, duração 6:18). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=P30Z5y3ayWE



15/6/23 - 18h30-21h30 - Encontro 5: Pesquisa-ação
Horário Atividade Responsável
18h30-18h50 Comentários sobre Marco Zero Feusp
18h50-19h20 Divisão em grupos menores: a experiência de se realizar o Marco Zero - o que aprendemos sobre nossa organização?
19h20-19h40 Pesquisa-ação (Feusp) - aspectos gerais da abordagem
19h40-20h Palavra aberta: comentários e dúvidas
20h-20h15 Intervalo
20h15-20h35 Convidar integrante de alguma escola-polo para tratar da importância da pesquisa-ação para o aprimoramento do trabalho da escola
20h35-21h15 Apresentação do Roteiro de Pesquisa-ação
21h15-21h30 Palavra aberta: comentários e dúvidas
Carga horária: 3 horas
Atividade 7
Para quem atua em organização educativa (uma resposta por organização) – Entre junho e setembro de 2023, as pessoas de sua organização educativa elaborarão oprojeto de pesquisa-ação dessa organização. O projeto procurará situar as aprendizagens no ambiente no qual elas se desenvolvem, isto é, na escola/organização não-escolar e em suas capilaridades educativas. É uma pesquisa que busca o máximo de rigor científico possível e de efetividade prática, portanto, a elaboração do projeto é tão desafiadora e exigente quanto a sua realização.
Orientações específicas sobre a realização do Projeto de Pesquisa estão disponíveis aqui: https://docs.google.com/document/d/1SVUxsAiqTZr4_whT8v-N7XqpEx4RpWJm/edit?usp=sharing&ouid=106500643086787953669&rtpof=true&sd=true .
Prazo: 20/07/2023
Procedimentos de Entrega: Produza o Projeto de Pesquisa de sua organização em algum software de edição de textos, como Word ou Libre Office. Quando finalizado, “suba” o arquivo para a seguinte pasta do Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/1dMKmGMok07qfp2VPm-Wfh8zxwG2PEYrq?usp=share_link . Nomeie o arquivo com o nome completo de sua organização educativa.

Para quem atua em órgão gestor (por Órgão Gestor) – Entre junho e setembro de 2023, as pessoas das organizações educativas (escolares ou não-escolares) da jurisdição do Órgão Gestor elaborarão seu respectivo projeto de pesquisa. O projeto procurará situar as aprendizagens no ambiente no qual elas se desenvolvem, isto é, na escola e em suas capilaridades educativas. É uma pesquisa que busca o máximo de rigor científico possível e de efetividade prática, portanto, a elaboração do projeto é tão desafiadora e exigente quanto a sua realização. Escolha uma dessas organizações educativas e combine formas de colaborar nessa elaboração.
Orientações específicas sobre a realização do Projeto de Pesquisa estão disponíveis aqui: https://docs.google.com/document/d/1SVUxsAiqTZr4_whT8v-N7XqpEx4RpWJm/edit?usp=sharing&ouid=106500643086787953669&rtpof=true&sd=true .
Prazo: 20/07/2023
Procedimentos de Entrega: Em algum software de edição de textos, como Word ou Libre Office, escreva as formas pelas quais colaborou na elaboração do Projeto de Pesquisa da organização educativa que escolheu. Quando finalizado, “suba” o arquivo para a seguinte pasta do Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/1dMKmGMok07qfp2VPm-Wfh8zxwG2PEYrq?usp=share_link . Nomeie o arquivo com o nome completo de sua organização educativa.


Subsídios
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1981.
______. Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1987.
CIDADE ESCOLA APRENDIZ. Pesquisa-ação comunitária. Coleção Tecnologias do Bairro Escola. Volume 1. São Paulo: Cidade Escola Aprendiz/Fundação Itaú Social, 2011. Disponível em: https://www.cidadeescolaaprendiz.org.br/wp-content/uploads/2014/05/Tecnologias-do-Bairro-Escola_Vol1_pesquisa-acao-comunitaria.pdf . Acesso em: 15 abr. 2020.
FALS BORDA, Orlando. La investigación-acción en convergencias disciplinarias. Lasaforum, v. 38, n. 4, p. 17-22, 2007. Disponível em: https://forum.lasaweb.org/files/vol38/LASAForum-Vol38-Issue4.pdf . Acesso em: 15 abr. 2020.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1986.
TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educ. Pesqui., São Paulo , v. 31, n. 3, p. 443-466, Dec. 2005 . Available from . access on 15 Apr. 2020. https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300009.



29/6/23 - 18h30-21h30 - Encontro 6: Autoconhecimento e procedimentos de ensino
Horário Atividade Responsável
18h30-18h50 Divisão em grupos menores: acompanhamento elaboração Projeto de Pesquisa Agentes mobilizadores (ver quantidade)
18h50-19h20 Autoconhecimento, educação integral e transformadora (Feusp) Feusp + Agente mobilizador
19h20-19h40 Ver escola-polo que tenha projeto de pesquisa associado a autoconhecimento para fazer apresentação
19h40-20h Palavra aberta: comentários e dúvidas
20h-20h15 Intervalo
20h15-20h45 Procedimentos de ensino como prática dialógica: educação integral e transformadora (Feusp)
20h45-21h15 Ver escola-polo que tenha projeto de pesquisa associado a procedimentos de ensino para fazer apresentação Elie Ghanem
21h15-21h30 Orientação para Atividade 8
Carga horária: 3 horas
Atividade 8
Para quem atua diretamente com educandas/os – Pedir para colegas educadores/as dizerem como fazem para acolher temas de aprendizagem propostos por educandas/os, quais atividades esses/as colegas criam ou adotam para ensinar sobre esses temas e quais resultados encontram com essas atividades.
Prazo: 27/07/2023
Procedimentos de Entrega: Anote as informações coletadas em algum software de edição de textos, como Word ou Libre Office. Quando finalizado, “suba” o arquivo para a seguinte pasta do Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/1yy50nPeGZW9U4LchXGhsD78iyRHjofiG?usp=share_link. Nomeie o arquivo com o nome completo de sua organização educativa.

Para quem atua em órgão gestor (Secretaria de Educação ou outra) – Realizar uma conversa com colegas que exercem funções técnicas para que falem: quais aspectos do seu trabalho envolvem seu próprio autoconhecimento.
Prazo: 27/07/2023
Procedimentos de Entrega: Anote as informações coletadas em algum software de edição de textos, como Word ou Libre Office. Quando finalizado, “suba” o arquivo para a seguinte pasta do Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/1yy50nPeGZW9U4LchXGhsD78iyRHjofiG?usp=share_link . Nomeie o arquivo com o nome completo de sua Rede/Órgão Gestor.



3/8/23 - 18h30-21h30 - Encontro 7: Colaboração e gestão educacional
Horário Atividade Responsável
18h30-18h50 Divisão em grupos menores: acompanhamento elaboração Projeto de Pesquisa Agentes mobilizadores (ver quantidade)
18h50-19h20 Colaboração, educação integral e transformadora (Feusp) Feusp + Agente mobilizador
19h20-19h40 Ver escola-polo que tenha projeto de pesquisa associado a colaboração para fazer apresentação
19h40-20h Palavra aberta: comentários e dúvidas
20h-20h15 Intervalo
20h15-20h45 Gestão educacional, educação integral e transformadora (Feusp)
20h45-21h15 Ver escola-polo que tenha projeto de pesquisa associado a gestão educacional para fazer breve apresentação Elie Ghanem
21h15-21h30 Orientação para Atividade 9 e Atividade 10
Carga horária: 3 horas

Atividade 9
Para quem atua diretamente com educandas/os – Organizar um debate público na sua organização educativa sobre um dos problemas mais importantes da comunidade do entorno.
Prazo: 11/09/2023
Procedimentos de Entrega: Anote as propostas e principais argumentos que surgirem. Faça o registro em algum software de edição de textos, como Word ou Libre Office. Quando finalizado, “suba” o arquivo para a seguinte pasta do Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/1ue9lN-9YCdNhzcc6l-2jLOYNDTwv91iJ?usp=share_link. Nomeie o arquivo com o nome completo de sua organização educativa.

Para quem atua em órgão gestor (Secretaria de Educação ou outra) – Propor à equipe de uma organização educativa da jurisdição desse órgão gestor co-organizar com você/s um debate público na organização educativa sobre um dos problemas mais importantes da comunidade do entorno.
Prazo: 11/09/2023
Procedimentos de Entrega: Anote as propostas e principais argumentos que surgirem. Faça o registro em algum software de edição de textos, como Word ou Libre Office. Quando finalizado, “suba” o arquivo para a seguinte pasta do Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/1ue9lN-9YCdNhzcc6l-2jLOYNDTwv91iJ?usp=share_link . Nomeie o arquivo com o nome completo de sua organização educativa. Nomeie o arquivo com o nome completo de sua Rede/Órgão Gestor.

Atividade 10
Para quem atua em organização educativa (uma resposta por organização) – Com as pessoas de sua organização educativa, revisar e aperfeiçoar o projeto de pesquisa-ação dessa organização.
Orientações específicas sobre a realização do Projeto de Pesquisa estão disponíveis aqui: https://docs.google.com/document/d/1SVUxsAiqTZr4_whT8v-N7XqpEx4RpWJm/edit?usp=sharing&ouid=106500643086787953669&rtpof=true&sd=true .
Prazo: 8/9/2023
Procedimentos de Entrega: Produza a revisão do Projeto de Pesquisa de sua organização em algum software de edição de textos, como Word ou Libre Office. Quando finalizado, “suba” o arquivo para a seguinte pasta do Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/1dMKmGMok07qfp2VPm-Wfh8zxwG2PEYrq?usp=share_link . Nomeie o arquivo com o nome completo de sua organização educativa.

Para quem atua em órgão gestor (por órgão gestor) – Uma das organizações educativas (escolares ou não-escolares) que você escolheu, da jurisdição do órgão gestor, elaborou a versão inicial do seu respectivo projeto de pesquisa. Combine formas de colaborar na revisão e aperfeiçoamento desse projeto.
Orientações específicas sobre a realização do Projeto de Pesquisa estão disponíveis aqui: https://docs.google.com/document/d/1SVUxsAiqTZr4_whT8v-N7XqpEx4RpWJm/edit?usp=sharing&ouid=106500643086787953669&rtpof=true&sd=true .
Prazo: 8/9/2023
Procedimentos de Entrega: Em algum software de edição de textos, como Word ou Libre Office, escreva as formas pelas quais colaborou na elaboração do Projeto de Pesquisa da organização educativa que escolheu. Quando finalizado, “suba” o arquivo para a seguinte pasta do Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/1dMKmGMok07qfp2VPm-Wfh8zxwG2PEYrq?usp=share_link. Nomeie o arquivo com o nome completo de sua organização educativa.


17/8/23 - 18h30-21h30 - Encontro 8: Criatividade e currículo
Horário Atividade Responsável
18h30-18h50 Divisão em grupos menores: acompanhamento elaboração Projeto de Pesquisa Agentes mobilizadores (ver quantidade)
18h50-19h20 Criatividade, educação integral e transformadora (Feusp) Feusp + Agente mobilizador
19h20-19h40 Ver escola-polo que tenha projeto de pesquisa associado a criatividade para fazer apresentação
19h40-20h Palavra aberta: comentários e dúvidas
20h-20h15 Intervalo
20h15-20h45 Currículo, educação integral e transformadora (Feusp)
20h45-21h15 Ver escola-polo que tenha projeto de pesquisa associado a currículo para fazer apresentação Elie Ghanem
21h15-21h30 Orientação para Atividade 11
Carga horária: 3 horas

Atividade 11
Para quem atua diretamente com educandas/os (uma resposta por organização) – Preferencialmente com um pequeno grupo, realizar uma reunião com a/o responsável máxima/o do órgão gestor ao qual se vincula a sua organização educativa. O assunto será formas de apoio desse órgão à sua organização educativa para iniciativas de educação integral e transformadora.
Prazo: 11/09/2023
Procedimentos de Entrega: Anotar o que foi tratado na reunião e principalmente algum compromisso que tenha sido estabelecido. Faça o registro em algum software de edição de textos, como Word ou Libre Office. Quando finalizado, “suba” o arquivo para a seguinte pasta do Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/14BQJXVHMYnkzF1ii_p54oCICLQTbdjJ-?usp=share_link. Nomeie o arquivo com o nome completo de sua organização educativa.

Para quem atua em órgão gestor (uma resposta por órgão gestor) – Preferencialmente com um pequeno grupo de colegas, realizar uma reunião com a/o responsável máxima/o do órgão gestor em que você atua. O assunto será formas de apoio desse órgão às organizações educativas para iniciativas de educação integral e transformadora.
Prazo: 11/09/2023
Procedimentos de Entrega: Anotar o que foi tratado na reunião e principalmente algum compromisso que tenha sido estabelecido. Faça o registro em algum software de edição de textos, como Word ou Libre Office. Quando finalizado, “suba” o arquivo para a seguinte pasta do Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/14BQJXVHMYnkzF1ii_p54oCICLQTbdjJ-?usp=share_link. Nomeie o arquivo com o nome completo de sua Rede/Órgão Gestor.


31/8/23 - 18h30-21h30 - Encontro 9: Avaliação da educação integral e transformadora
Horário Atividade Responsável
18h30-18h50 Divisão em grupos menores: acompanhamento elaboração Projeto de Pesquisa Agentes mobilizadores (ver quantidade)
18h50-19h20 Avaliação da educação integral e transformadora: aspectos teóricos (Feusp) Feusp + Agente mobilizador
19h20-19h40 Convidar uma escola-polo para tratar de soluções criadas para avaliar uma ou mais das cinco aprendizagens
19h40-20h Palavra aberta: comentários e dúvidas
20h-20h15 Intervalo
20h15-20h45 Avaliação da educação integral e transformadora: sugestões práticas para construção de instrumentos (Feusp)
20h45-21h15 Convidar uma escola-polo para tratar de soluções criadas para avaliar uma ou mais das cinco aprendizagens Elie Ghanem
21h15-21h30 Palavra aberta: comentários e dúvidas
Carga horária: 3 horas
14/9/23 - 18h30-21h30 - Encontro 10: Exposição dos Projetos
Horário Atividade Responsável
18h30-19h30 Divisão em grupos menores: participantes que finalizaram o projeto apresentarão o trabalho para seu grupo; em seguida, diálogo no grupo a partir do trabalho apresentado Agentes mobilizadores (ver quantidade)
19h30-20h No grupo ampliado, mediadores de cada grupo sintetizam a discussão Feusp + Agente mobilizador
20h-20h15 Intervalo
20h15-21h Divisão em grupos menores: participantes que finalizaram o projeto apresentarão o trabalho para seu grupo; em seguida, diálogo no grupo a partir do trabalho apresentado
21h-21h30 No grupo ampliado, mediadores de cada grupo sintetizam a discussão. Sugerir ao grupo que façam atividade semelhante em suas organizações educativas/redes Elie Ghanem
Carga horária: 3 horas

28/9/23 - 18h30-21h30 - Encontro 11: Exposição dos Projetos
Horário Atividade Responsável
18h30-19h30 Divisão em grupos menores: participantes que finalizaram o projeto apresentarão o trabalho para seu grupo; em seguida, diálogo no grupo a partir do trabalho apresentado Agentes mobilizadores (ver quantidade)
19h30-20h No grupo ampliado, mediadores de cada grupo sintetizam a discussão Feusp + Agente mobilizador
20h-20h15 Intervalo
20h15-21h Divisão em grupos menores: participantes que finalizaram o projeto apresentarão o trabalho para seu grupo; em seguida, diálogo no grupo a partir do trabalho apresentado
21h-21h30 No grupo ampliado, mediadores de cada grupo sintetizam a discussão. Sugerir ao grupo que façam atividade semelhante em suas organizações educativas/redes. Elie Ghanem
Carga horária: 3 horas
19/10/23 - 18h30-21h30 - Encontro 12: Avaliação da Jornada e próximos passos
Horário Atividade Responsável
18h30-19h Observações gerais sobre os Projetos de Pesquisa Feusp
19h-19h30 Grupos menores: como foi a experiência de elaborar projetos de pesquisa-ação? Feusp + Agente mobilizador
19h30-20h Palavra aberta: como foi a experiência de elaborar projetos de pesquisa-ação?
20h-20h15 Intervalo
20h15-20h40 Atividade individual: resposta escrita a questionário de avaliação da Jornada
20h40-21h Palavra aberta: comentários gerais sobre a Jornada Elie Ghanem
21h-21h30 Palavra aberta: indicações para fortalecimento do Coletivo Escolas2030
Carga horária: 3 horas


Bibliografia
Protagonismo
ARAÚJO, Ulisses F.; KLEIN, Ana Maria. Escola e comunidade, juntas, para uma cidadania integral. Cadernos do Cenpec, v. 1, n. 2, 2006. DOI: https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/10312
BASILIO, Ana Luiza. Publicação discute o protagonismo na educação. Carta Capital, 14 de junho de 2017. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/educacao/publicacao-discute-o-protagonismo-na-educacao/. Acesso em: 27 mar. 2022.
DEMO, Pedro; SILVA, Renan Antônio da. Protagonismo estudantil. Organizações e Democracia, v. 21, n. 1, 2020. DOI: https://doi.org/10.36311/1519-0110.2020.v21n1.p71-92
LIBERAL, Edson Ferreira et al. Escola segura. Jornal de Pediatria [online], v. 81, n. 5 suppl, p. s155-s163, 2005. Disponível em: . Acesso em: 24 mar. 2022.
ROCHA, S. C.; BRITO, R. de O.; CERCE, L. M. R. Student protagonism and the challenges of contemporary society: a dialogue on the project of life. Research, Society and Development, v. 11, n. 1, 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/25070. Acesso em: 23 mar. 2022.
KLEIN, Ana Maria; PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira. A escola frente às novas demandas sociais: educação comunitária e formação para a cidadania. Cidade e Linguagens, n. 1, 2008. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/10312. Acesso em: 23 mar. 2022.
MOURA, Abdalaziz de. Aprofundamento do conceito de protagonismo usado pelo Serta. In: LOVATO, Antonio; Yirula, Carolina Prestes; FRANZIM, Raquel (orgs.). Protagonismo: a potência de ação da comunidade escolar. São Paulo: Ashoka; Alana, 2017. p. 22-30. Disponível em: https://escolastransformadoras.com.br/wp-content/uploads/2017/06/AF_Protagonismo_PORTUGUES_comISBN.pdf. Acesso em 27 mar. 2022.
OLIVEIRA, Rosenil Antônia de; PASA, Maria Corette. Estudo do meio ambiente em comunidade escolar através da metodologia por projeto. Biodiversidade, v. 12, n. 1, 2013. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/biodiversidade/article/view/1254. Acesso em: 24 mar. 2022.
SARMENTO, Manuel Jacinto; FERNANDES, Natália; TOMÁS, Catarina. Políticas públicas e participação infantil. Educação, Sociedade e Cultura, n. 25, p. 183-206,2007. Disponível em: http://repositorium.uminho.pt/handle/1822/36753. Acesso em: 24 mar. 2022.
SINGER, Helena. Pelo protagonismo de estudantes, educadores e escolas. In: LOVATO, Antonio; Yirula, Carolina Prestes; FRANZIM, Raquel (orgs.). Protagonismo: a potência de ação da comunidade escolar. São Paulo: Ashoka; Alana, 2017. p. 14-21. Disponível em: https://escolastransformadoras.com.br/wp-content/uploads/2017/06/AF_Protagonismo_PORTUGUES_comISBN.pdf. Acesso em: 27 mar. 2022.

Intersetorialidade
DIMENSTEIN, Gilberto. Tirar os muros entre viver, aprender, ser e fazer. Cadernos do Cenpec, v. 1, n. 2, 2006. DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v1i2.129
PROGRAMA Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável - Peads. Disponível em: https://transforma.fbb.org.br/tecnologia-social/programa-educacional-de-apoio-ao-desenvolvimento-sustentavel-peads. Acesso em: 24 mar. 2022.
DOWBOR, Ladislau. Educação e desenvolvimento local. La Piragua, n. 24, p. 123-139, 2006. Disponível em: https://biblioteca.isauroarancibia.org.ar/wp-content/uploads/2020/11/LA-PIRAGUA-24.pdf#page=125. Acesso em: 24 mar. 2022.
SANTANA, E. S.; LIMA, E. D. C.; SANTOS, B. V. J. Práticas de educação ambiental projeto: escola e comunidade cuidando do meio ambiente. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, v. 1, n. 2, p. 59–71, 2013. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/515. Acesso em: 24 mar. 2022.
SANTANA, Vera. A escola na comunidade, a comunidade na escola. Cadernos do Cenpec, v. 5, n. 7, 2010. DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v5i7.55. Acesso em: 24 mar. 2022.
SANTOS, Alexandre André dos; PEKELMAN, Renata. A escola, o território e o lugar: a promoção de espaços de saúde. Revista OKARA: Geografia em Debate, v. 2, n. 1, p. 3-11, 2008. Disponível em: http://docs.fct.unesp.br/docentes/geo/raul/geografia_da_saude_2018/leitura2_ESCOLA_TERRITORIO_LUGAR_PROMOCAO%A0.pdf. Acesso em: 24 mar. 2022.
SOARES, Rosangela Costa; ROCHA, José Cláudio. Escola e comunidade: saberes e práticas na construção da cidadania. Revista Educação e Ciências Sociais, v. 1, n. 1, 2018. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/5455. Acesso em: 24 mar. 2022.
TAVARES, Celma. Educação integral, educação contextualizada e educação em direitos humanos: reflexões sobre seus pontos de intersecção e seus desafios. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, v. 31, n. 2, p. 141-150, 2009. DOI: https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v31i2.5436

Empatia
COCCONELLO, Alessandra Marques; KOLLER, Sílvia Helena. Competência social e empatia: um estudo sobre resiliência com crianças em situação de pobreza. Estudos de Psicologia, v. 5, n. 1, p. 71-93, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epsic/a/NwyrJ7ppNbc4fvrsL3B4zMd/?format=pdf HYPERLINK "https://www.scielo.br/j/epsic/a/NwyrJ7ppNbc4fvrsL3B4zMd/?format=pdf&lang=pt"& HYPERLINK "https://www.scielo.br/j/epsic/a/NwyrJ7ppNbc4fvrsL3B4zMd/?format=pdf&lang=pt"lang=pt. Acesso em: 24 mar. 2022.
COLPO, Lucia Cerlita; ZANON, Regina Basso. Indicativos de empatia em crianças no contexto da inclusão escolar. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 3, p. 27320-27340, mar. 20221. Disponível em: https://brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/26527/21029. Acesso em: 24 mar. 2022.
COSENZA RODRIGUES, Marisa; MIGUEL DA SILVA, Renata de Lourdes. Avaliação de um programa de promoção da empatia implementado na educação infantil. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 12, n. 1, jan-abr, p. 59-75, 2012. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4518/451844637004.pdf. Acesso em: 24 mar. 2022.
MOTTA, Danielle da Cunha et al. Práticas educativas positivas favorecem o desenvolvimento da empatia em crianças. Psicologia em Estudo [online], v. 11, n. 3, p. 523-532, 2006. Disponível em: . Acesso em: 24 mar. 2022.
SAMPAIO, L. R.; GUIMARÃES, P. R. B.; CAMINO, C. P. S.; FORMIGA, N. S.; MENEZES, I. G. Estudos sobre a dimensionalidade da empatia: tradução e adaptação do Interpersonal Reactivity Index (IRI). Psico, v. 42, n. 1, 2011. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/revistapsico/article/view/6456. Acesso em: 24 mar. 2022.


Ambiente educativo
GASPAR DE MATOS, Margarida; FONSECA CARVALHOSA, Suzana. A saúde dos adolescentes: ambiente escolar e bem-estar. Psicologia, Saúde e Doenças, v. 2, p. 43-53, 2001. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=36220203. Acesso em: 17 mar. 2022.
MORO, Adriano; VINHA, Telma Pileggi; MORAIS, Alessandra de. Avaliação do clima escolar: construção e validação de instrumentos de medida. Cadernos de Pesquisa [online], v. 49, n. 172 2019, p. 312-334. Disponível em: https://doi.org/10.1590/198053146151. Acesso em: 17 mar. 2022.
SÓ, Sheila Lucas. Bullying nas escolas: uma proposta de intervenção. Porto Alegre, 2010. 33 p. Monografia (Especialização em Psicologia Escolar) - Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/37003. Acesso em: 17 mar. 2022.

Autoconhecimento
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