112182 - Audiologia Infantil |
Período da turma: | 08/04/2023 a 08/04/2024
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Descrição: | Objetivos: Aprofundar o conhecimento nos procedimentos comportamentais, eletroacústicos e eletrofisiológicos na avaliação da audição da criança de zero a três anos, baseado no princípio crosscheck. Introduzir as técnicas de acolhimento, como estratégia para atuar efetivamente sobre a saúde auditiva da criança. Atuar em equipe interdisciplinar no processo de diagnóstico e intervenção da perda auditiva nos primeiros anos de vida.
Programa resumido (EMENTA): Realização dos procedimentos de triagem auditiva neonatal, procedimentos comportamentais, eletroacústicos e eletrofisiológicos no diagnóstico da deficiência auditiva em crianças. Acolhimento e Orientação à família e equipes de saúde. Participação de discussões de casos clínicos. Atuação em equipe interdisciplinar no processo de diagnóstico e intervenção da perda auditiva nos primeiros anos de vida. Programa: - Prevenção dos distúrbios auditivos junto aos pais e responsáveis. Realização de triagem auditiva com emissões eletroacústicas e /ou potenciais evocados auditivos de tronco encefálico no contexto hospitalar. Aplicação dos seguintes procedimentos: entrevista fonoaudiológica, avaliação do comportamento auditivo, emissões otoacústicas evocadas transientes e produto de distorção, medida da imitância acústica, audiometria com reforço visual e potenciais evocados auditivos. Desenvolvimento de raciocínio clínico para a utilização do princípio cross check. Definição de condutas e realização de encaminhamentos, quando necessários, para as diversas áreas especializadas em saúde e educação. - Definição do encaminhamento na rede de saúde auditiva: da alta complexidade para o serviço de implante coclear. Acolhimento e orientação a pais ou responsáveis. - Discussão de casos clínicos em equipes interdisciplinares. Método 1- Participação nas atividades clínicas: atendimento à criança e aos pais ou responsáveis. 2- Embasamento teórico-prático, avaliado durante os atendimentos clínicos, supervisão e prova. 3- Atuação em equipe interdisciplinar e multiprofissional. As atividades práticas serão desenvolvidas na Clínica de Fonoaudiologia da FOB e nos campos de ensino relacionados à audiologia Bibliografia Básica: BOÉCHAT, E. M. et al Tratado de Audiologia Clínica 2ª Edição Ed Guanabara Koogan, 2015 MINISTÉRIO DA SAÚDE. Diretrizes de Atenção à Saúde Auditiva Neonatal. http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_atencao_triagem_auditiva_neonatal.pdf. Acesso em 21 de julho de 2015. SOUSA, L.C.A., PIZA, M.R.T., CÓSER, P.L., ALVARENGA,K.F.Eletrofisiologia da audição e emissões otoacústicas. São Paulo: Novo conceito Saúde, 2008, p.372. Bibliografia complementar: BEVILACQUA, M. C.; ALVARENGA, K. F.; COSTA, O. A.; MORET, A. L. M. The universal newborn hearing screening in Brazil from identification to intervention. International Journal of Pediatric Otorhinolaryngology, Amsterdam, v. 74, n.5, p. 510515, May 2010. JOINT COMITTEE ON INFANT HEARING –Position Statement: Principles and Guidelines for Early Hearing Detection and Intervention Programs.http://www.jcih.org/posstatemts.htm. Acesso em 21 de julho de 2015. MELO, T.M.; ALVARENGA, K.F..; BLASCA, W.Q.; TAGA, M.F.L. Capacitação de agentes comunitários de saúde em saúde auditiva: efetividade da videoconferência. PróFono R. Atual. Cient. vol.22 no.2 Barueri Apr./June 2010. RAINERI, G.G.; COUBE, C.Z.V.; COSTA FILHO, O.A.; ALVARENGA, K.F. Emissões otoacústicas evocadas produto de distorçäo em neonatos audiologicamente normais Rev. bras. otorrinolaringol;67 (5,pt.1):644-648, 2001. YOSHINAGAITANO, C.; APUZZO, M. L..Identification of hearing loss after age 18 months is not early enough. American Annals of the Deaf, 143 (5): 380 - 7, 1998. YOSHINAGAITANO, C.; DOWNS, M. P. The efficacy of early identification and intervention for children with hearing impairment. The PediatricClinicsof North America, 46 (1): 79 - 87, 1999. PESSE, R.S.; DUARTE, J.L.;ALVARENGA, K.F. Avaliação da audição. In: Estimulação da Linguagem (aspectos teóricos e práticos), 1ed, São José dos Campos: 2008, p. 235-250. |
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Carga Horária: |
640 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 1 | ||||
Ministrantes: |
Katia de Freitas Alvarenga |
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