112178 - Gestão da Criatividade e da Inovação |
Período da turma: | 16/04/2024 a 23/04/2024
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Descrição: | Ementa:
Esta disciplina destaca: conceitos atualizados de gestão da criatividade e da comunicação no contexto organizacional atual, com ênfase nos ambientes mercadológicos físico e digital; modelos de análise e avaliação de barreiras à comunicação; estratégias, métodos e técnicas para diagnosticar e desenvolver a criatividade individual, grupal e organizacional e para solução de problemas mercadológicos e gestão da comunicação; mostra como e quando utilizar no processo de gestão da comunicação os métodos e técnicas de criatividade, assim como para o desenvolvimento e lançamento de novos produtos e serviços; mostrasse o ciclo de gestão da criatividade e inovação organizacional; Se analisarão as diversas relações existentes entre a cultura organizacional, comunicação e criatividade; Se analisam cases de sucesso e insucesso que utilizam este modelo de gestão. Objetivos Gerais: Mostrar a crescente importância da criatividade para a supervivência e crescimento das empresas no mundo globalizado atual; promover uma visão sistêmica e planejada do processo criativo associada a um olhar mercadológico empresarial; capacitar o aluno a utilizar os métodos e técnicas de criatividade utilizadas nas empresas de ponta nos ambientes presenciais e virtuais de negócios e de sistemas de informação para a elaboração do planejamento de marketing. Objetivos Específicos: Após cursar a disciplina, o aluno estará capacitado a: planejar e gerenciar o desenvolvimento da criatividade individual, de equipes e em nível de toda a organização; utilizar estratégias, métodos e técnicas de criatividade para subsidiar decisões mercadológicas rotineiras e estratégicas; desenvolver estratégias de comunicação e de marketing criativas tanto em ambientes presenciais como virtuais. Conteúdo Programático: Cenário, contexto e tecido social: ambiente de Marketing, segundo P. Kotler e Perfil do novo consumidor e novos mercados alvo: co-criação, co-participação e co-propriedade Case Fiat Uno: analises desde a ótica da Criatividade e a Inovação. Outros cases. Mapa conceitual: Criatividade, Inovação, Cultura e Comunicação Organizacional. Diferenças entre criatividade e Inovação. Ciclo da criatividade e ciclo da inovação: sua incidência na Gestão da comunicação Ranking de empresas mais criativas 2013. Pesquisas. Criatividade nos 4 Ps. Inovação e Teoria dos 3 Puts Criatividade e Inovação na Comunicação integrada Barreiras presenciais e virtuais à criatividade e à comunicação: sua incidência na criatividade e inovação organizacional. Barreiras culturais à comunicação: sua incidência na criatividade e inovação organizacional Princípios, Métodos e técnicas para diagnóstico e desenvolvimento da criatividade individual e em equipes. Aplicações e funções dos Métodos e técnicas de criatividade na Gestão da Inovação. Quadro de métodos de Criatividade segundo perfil da empresa. Exercícios. Quadro de métodos de Criatividade de acordo às funções da Gestão da Comunicação. Exercícios. Liderança inovadora e equipe criativa. A equipe criativa física e virtual. Dicas para conseguir reuniões criativas presenciais e virtuais Definição de projeto inovador. Lei da Inovação e Gestão da Inovação (Tripé da inovação). Benchmarking criativo: ferramenta para a inovação. Lado verde da inovação: diferencial de marcas e produtos, normas, certificações e prêmios Ranking de empresas mais inovadoras 2014 Case Empresa 3M e Bunge Case de Empreendedorismo criativo individual Outras aplicações da Criatividade: Economia criativa e Criatividade digital: analises de sites, blogs, link patrocinados, games, etc. Softwares e aplicativos mais utilizados. Estratégias e métodos de criatividade mais aplicados na atualidade: no branding, elaboração e lançamento de produtos, fidelização do cliente, marketing viral, etc. Estratégias de Ensino-Aprendizagem: Aula expositiva, discussões em classe, trabalhos em grupo, analises de casos, estudo dirigido, exercícios, técnicas de criatividade e dinâmica de grupo, etc. Avaliação: A nota final de aproveitamento será calculada a partir de 3 notas: Participação Individual: 30% Exercícios: 30% Trabalhos em grupo: 40% Cronograma de entrega dos trabalhos: Os alunos deverão entregar o último trabalho até 1 semana após a última aula. Assim, as notas com as devolutivas sejam encaminhadas à secretaria até 15 dias após a última aula. Bibliografia: BARRETO, R. M. Criatividade em propaganda. São Paulo: Summus, 2004. CABRAL, S. Arnaldo; TAKASHI, Yoneyana. Economia Digital. São Paulo: Atlas 2006. CAMARGO, Luiz F. Impacto Digital. São Paulo: Ed. Negocio, 2001. CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 2005. CHIBÁS ORTIZ, Felipe. Criatividade e comunicação: indicadores, barreiras, paradoxos e dilemas no mundo corporativo. In: Hermes – Revista científica, ISSN: 2175-0556, no. 8, 2013. CHIBÁS ORTIZ, Felipe. Creatividad + Dinámica de Grupos = EUREKA?, La Habana: Pueblo y Educación, 2012. CHIBÁS ORTIZ, Felipe. Evaluar la creatividad Organizacional: uso combinado de cuestionarios cualitativos y cuantitativos. En: Comprender y evaluar la creatividad. Vol. 2 (Org. TORRE, Saturnino y VIOLANT, Verónica) Madrid: Algibe, 2006. CHIBÁS ORTIZ, Felipe. Barreiras à Comunicação e Criatividade Organizacional: um estudo em hotéis brasileiros e cubanos. São Paulo, 2000. Dissertação [Mestrado] - Programa Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM), Universidade de São Paulo (USP). DRUCKER, Peter F. A Administração na Próxima Sociedade. São Paulo: Ed. Nobel, 2004. FELICE, Massimo Di (org.). Do público para as redes. São Paulo: Editora Difusão, 2008. KOTLER, Philip. Marketing de A a Z. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 2º edição, 2003. LÉVY, P. O que é Virtual. São Paulo: Ed.34, 2005. PREDEBON, José. Criatividade, abrindo o lado inovador da mente. São Paulo: Ed. Atlas, 7º Edição, 2010. RIFKIN J. A era do Acesso. São Paulo: Ed. Pearson, 2004. SAAD, Beth. Estratégias para a Mídia Digital. São Paulo: Ed. Senac, 2003. STRAUBHAAR, Joseph D.; LAROSE, R. Comunicação, Mídia e Tecnologia. São Paulo: Pioneira Thompson, 2004. TAJRA, Samya Feitosa. Comunidades Virtuais. São Paulo: Ed. Érica, 2002. TAPSCOOT, Don. Economia Digital. São Paulo: Ed. Makron Books, 2000. TAPSCOOT, Don.. A Empresa Transparente. São Paulo: Ed. Makron Books, 2006. TORRE Saturnino, PUJOL María e MORAES, María (Coords.). Documento para el cambio: Hacia uma educación transformadora, Barcelona : Editorial Circulo Rojo, 2011. TORRE, Saturnino de la; TEJADA, José. MORAES, Maria C. e PUJOL, Maria A. Decálogo sobre transdisciplinariedad y ecoformación. La educación que queremos, In: TORRE, Saturnino de la; PUJOL, Maria A. e MORAES, Maria C. Documentos para el cambio, Barcelona: Circulo Rojo, 2011, p. 59-98. YANAZE, Mitsuru H. Gestão de Marketing e Comunicação. São Paulo: Saraiva, 2007. ZUGMAN, F. e M. TURTCHIN. Criatividade sem segredos. São Paulo: Atlas, 2011. |
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Carga Horária: |
16 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 60 | ||||
Ministrantes: |
Felipe Chibás Ortiz |
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