Atividade

112168 - Vazios edificados residenciais no quadrilátero central no município de Ribeirão Preto

Data da turma: 22/06/2023

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: O padrão de expansão urbana na maioria das cidades brasileiras caracterizou-se pelos processos de desfuncionalização e esvaziamento da área central, pulverização das funções urbanas nos subcentros e setorização social. Um padrão de expansão urbana que deixou como um dos passivos desses processos a vacância nas áreas centrais das cidades. Processos que também permearam a expansão da cidade de Ribeirão Preto. Com base na problemática colocada, esta Pesquisa apresenta os resultados dos estudos sobre o processo de expansão urbana da cidade e a vacância na área central - Quadrilátero Central - do município de Ribeirão Preto com ênfase nos vazios edificados residenciais. Nesse sentido, discorreu-se sobre as ações do Poder Público enquanto agente regulador do espaço urbano através dos instrumentos urbanísticos de controle do uso e ocupação do solo urbano e investigou-se os vazios edificados residenciais através da caracterização dos imóveis considerando as variáveis: quantificação, identificação e grau de compartimentação, valor, finalidade e período de vacância. Para isso foram analisados dados da Secretaria de Planejamento e Gestão Pública de Ribeirão Preto (SPGP - RP), do mercado imobiliário e dos Institutos de Pesquisa e Estatística, bem como, de dados obtidos das Visitas Técnicas “in loco". Os resultados obtidos permitem afirmar que há um número significativo de vazios edificados residenciais na área central - Quadrilátero Central - do município de Ribeirão Preto e que o mesmo é decorrente do processo de expansão urbana da Cidade induzido pelas ações do Poder Público. Os resultados foram registrados através de texto e material iconográfico (gráficos, tabelas, fotos e mapas) pertinentes aos vazios edificados residenciais na área central - Quadrilátero Central - do município de Ribeirão Preto – S.P..
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BEZZON, José Carlos Faim. Política e planejamento urbano da cidade de Ribeirão Preto no período de 1983 a 2002: análise crítica do modelo de verticalização periférica e informática. Dissertação de Mestrado. Departamento de Arquitetura. Escola de Engenharia de São Carlos. Universidade de São Paulo. São Carlos, 2002.

CALIL, Junior. O Centro de Ribeirão Preto: Os processos de expansão e setorização. Dissertação de Mestrado. Departamento de Arquitetura. Escola de Engenharia de São Carlos. Universidade de São Paulo. São Carlos, 2003.

CARTY, Carolina Gabriel; COSTA, Luiz Augusto Maia. Vacância como materialização do processo de dispersão urbana. O centro histórico de Campinas, 2005-2014, um estudo de caso. 204.05 urbanização. ano 17, maio 2017. Disponível em https://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/17.204/6561. Acesso em 20 maio de 2020.

GARREFA, Fernando. Relações entre a expansão do crédito imobiliário no Brasil e o desenvolvimento (in)sustentado das cidades (2000-2009): O caso de Ribeirão Preto - SP. Artigo Apresentado ao PLURIS – 2010 (4º Congresso Luso-Brasileiro para o Planejamento urbano, regional, integrado, sustentável). Universidade do Algarve, Faro, Portugal, 2010, p.1-12.

GOTTDIENER Mark. A produção social do espaço urbano. Geraldo Gerson de Souza. São Paulo: EDUSP, 1993.

MELO, Rose Elaine Borges. Ações pública e privada no processo de ocupação de Ribeirão Preto: do núcleo Antônio Prado a atuação do (GDU) Grupo de Desenvolvimento Urbano. Tese de Doutorado. Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana. Universidade Federal de São Carlos, 2017.

VILLAÇA, Flávio. O espaço intra-urbano no Brasil. São Paulo: Studio Nobel Editora, 1998.

GOOGLE MAPS. Disponível em https://www.google.com.br › maps. Acesso em 20 maio de 2020.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Disponível em:https://sidra.ibge.gov.br/pesquisa/censo-demografico/demografico-2010/universocaracteristicas-da-populacao-e-dos-domicilios. Acesso em 20 maio de 2020.

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO. Disponível em http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br. Acesso em 20 maio de 2020.

DÍNAMO IMÓVEIS. Disponível em: https://www.dinamoimoveis.com.br/. Acesso em 20 março de 2020.

PIRÂMID IMÓVEIS. Disponível em: https://www.imobiliariapiramide.com.br/ . Acesso em 20 março de 2020.

PLANTEL IMÓVEIS. Disponível em: https://www.plantelimoveis.com.br/. Acesso em 20 março de 2020.

Carga Horária:

0 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 300
 
Ministrantes: Rose Elaine Borges de Melo


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP