Atividade

112167 - Um primeiro roteiro audiovisual: memória de vida / histórias da família

Período da turma: 03/05/2023 a 07/06/2023

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Programa

- Percepção da construção da identidade individual e social;
- Primórdios do cinema: a imagem como revelação do mundo;
- Representações construídas pelo outro e por si mesmo;
- O específico cinematográfico - montagem;
- O desenvolvimento da linguagem;
- Articulações, semiótica e síntese;
- Entendimento dos filmes como discursos;
- As especificidades do texto do roteiro;
- As etapas de elaboração: argumento, escaleta e roteiro;
- Restrições criativas para elaboração de sistemas narrativos;
- Elaboração de argumentos;
- Os diversos tratamentos em escaleta;
- A escrita do roteiro;


Metodologias de ensino-aprendizagem

Cada encontro será dividido em dois momentos de cerca de 1:30h cada.
Em uma primeira etapa do encontro será sempre dedicada à linguagem: primeiro refletiremos sobre a história do cinema, a formação invisível pela qual passamos para decodificá-lo como uma linguagem, suas articulações e potencialidades; depois esta etapa também servirá para entendermos como certas estruturas narrativas, a princípio entendidas como restrições, podem criar condições para a criatividade se desenvolver através de narrativas originais; este momento do encontro igualmente servirá para o entendimento de uma progressão comumente adotada no processo da escrita do roteiro, a divisão em argumento, escaleta e os diversos tratamentos do roteiro com suas especificidades.
Na segunda etapa de cada encontro teremos uma conversa sobre as trajetórias dos participantes do curso. A partir do entendimento da importância da construção da identidade individual e social, manteremos um diálogo aberto sobre suas histórias de vida e a de seus familiares, procurando relacioná-las com momentos históricos, fluxos migratórios, contextos políticos, quebras ou continuidades culturais e outros aspectos que tornam nossa existência significativa dentro de uma percepção da história e do local onde vivemos. Este diálogo terá grande contribuição de todos os participantes, que trarão, através de suas formações específicas, entendimentos diversos sobre os relatos. Ao longo do curso esta etapa do encontro passará a se voltar para o debate sobre os roteiros, que serão desenvolvidos a partir de três argumentos selecionados por todos os participantes, mantendo a autoria do proponente mas com a colaboração coletiva dos demais participantes do curso.


Bibliografia

BERNARDET, Jean-Claude. Brasil em tempo de cinema : ensaio sobre o cinema brasileiro de 1958 a 1966. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
BERNARDET, Jean-Claude. Cineastas e imagens do povo. São Paulo: Brasiliense, 1985.
BONITZER, Pascal;
CARRIÈRE, Jean-Calude. Pratica Do Roteiro Cinematografico. Sâo Paulo: JSN, 1996.
CARRIÈRE, Jean-Claude. A linguagem secreta do cinema. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.
CHION, Michel. O roteiro de cinema. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.
POLLAK, Michael. “Memória e identidade social”. In: Estudos Históricos, 5 (10). Rio de Janeiro, 1992.
_______. “Memória, esquecimento, silêncio. In: Estudos Históricos, 2 (3). Rio de Janeiro, 1989.
XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

Carga Horária:

18 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 31
 
Ministrantes: Eduardo Kishimoto


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP