112103 - Didática e Prática do Ensino Superior |
Período da turma: | 26/03/2024 a 11/04/2024
|
||||
|
|||||
Descrição: | Ementa: Esta disciplina coloca em destaque a natureza histórica, filosófica e estrutural do Ensino Superior no Brasil; as características e as maiores dificuldades de alunos e professores nas instituições de Ensino Superior; as abordagens em educação; os diferentes métodos pedagógicos; as percepções e as habilidades básicas operatórias (visuais, auditivas e cinestésicas); o composto de inteligências - as múltiplas inteligências,a inteligência emocional e a inteligência espiritual; o ciclo docente (planejamento, execução e avaliação do processo de ensino-aprendizagem); a relação professor-aluno; as comunicações intergrupais no Ensino Superior no Brasil e a questão da liderança em sala de aula.
Objetivos Gerais: Estimular o desenvolvimento de uma postura reflexiva/crítica, científica e criativa sobre o papel do professor, da educação e do processo ensino-aprendizagem no Ensino Superior bem como sobre o papel do gestor como educador em seu ambiente de trabalho; Treinar o futuro professor no desenvolvimento de habilidades técnicas de ensino, na organização de sistemas de ensino e na descoberta de procedimentos científicos capazes de assegurar a produtividade do professor em termos de rendimento do aluno e como adaptar tais técnicas em treinamentos dentro da empresa; Criar oportunidades de vivenciar o processo ensino-aprendizagem de maneira organizada, promovendo uma atitude individual científica, crítica e criadora. Objetivos Específicos: Espera-se que após cursarem esta disciplina, os alunos sejam capazes de: Identificar as principais dificuldades e as que são comuns à grande maioria dos estudantes e professores universitários; Identificar a sua própria filosofia de educação – como se vêem enquanto alunos e futuros professores, bem como o sistema de Ensino Superior no Brasil; Reconhecer a importância do desenvolvimento das habilidades de observação e percepções básicas para evitar as comunicações desencontradas na relação professor-aluno e em outras relações da vida pessoal e profissional; Reconhecer o seu tipo de inteligência predominante e ajudar seus futuros alunos (e colaboradores) a identificarem o seu tipo de inteligência e as suas formas preferidas de expressão; Fazer uma distinção clara entre o papel de professor, o papel de aluno e outros vários papéis desempenhados no Ensino Superior, além de perceber e refletir como se dão as comunicações intergrupais nas instituições de Ensino Superior e com as comunidades em que estão inseridas; Elaborar corretamente um Planejamento de Disciplina de Curso de Graduação (ementa, objetivos, escolha de conteúdos, métodos e tipos de avaliação) ou de um treinamento no ambiente empresarial; Elaborar corretamente um Plano de Aula ou Plano de Encontro para apresentação na empresa; Opcional: apresentar uma mini-aula ou um mini-encontro (parte de treinamento) para a classe, baseado no plano de aula ou encontro que elaborou; Avaliar as mini-aulas dos colegas com a maior honestidade, seriedade e espírito de companheirismo; Elaborar um texto reflexivo sobre o seu próprio processo educacional e realizar uma auto-avaliação, destacando os próprios critérios de avaliação. Conteúdo Programático: Introdução à disciplina, apresentação de expectativas pelos alunos e leitura crítica do programa. Breve contextualização histórica e filosófica da Educação Superior no Brasil. Os atuais e os possíveis novos paradigmas do Ensino Superior no Brasil. As principais dificuldades de alunos e professores nas Instituições de Ensino Superior no Brasil. Metodologia e Didática. Conceitos de Didática . Da prática à práxis pedagógica. A filosofia da educação do professor e do aluno. As relações da educação com a sociedade. Introdução e divisão de grupos: as abordagens em educação - o enfoque psicológico-interacionista de Maria Nicoletti Mizukami e o enfoque filosófico-político de Cipriano Carlos Luckesi. Apresentação pelos grupos das abordagens em educação e intervenção teórica da professora. Recapitulação: abordagens em educação Comparação dos Métodos Pedagógicos. Andragogia – o que é? Observação, percepção e habilidades básicas operatórias – visuais, auditivas e cinestésicas. O composto de inteligências: inteligência intelectual X inteligências múltiplas, inteligência emocional e inteligência espiritual. O ciclo docente: planejamento, execução e avaliação; formulação de objetivos; escolha dos conteúdos e das estratégias para atingir os objetivos formulados, elaboração de instrumentos de avaliação e indicação de bibliografia (trazer esboço para a correção da próxima aula) A questão da Comunicação: dificuldade de comunicação entre professores, alunos e demais profissionais no ensino superior e entre diversos profissionais no ambiente empresarial. Correção coletiva dos planos de disciplina (ou treinamento) e de aula (ou encontro). Apresentação das miniaulas pelos alunos. As comunicações intergrupais no ensino superior: papel de professor, papel de aluno. Introdução à Teoria dos Papéis de J.L.Moreno. O professor como líder e as várias possibilidades de liderança. Auto-avaliação. Entrega dos trabalhos individuais. Observação: o conteúdo poderá sofrer alterações dependendo da dinâmica da classe. Metodologia / Estratégias de ensino-aprendizagem Aulas expositivo-dialogadas; leituras; discussões; utilização de recursos audiovisuais (vídeo, datashow etc.); métodos individualizados e socializados, jogos sociodramáticos, apresentação de mini-aula pelos alunos, avaliação das mini-aulas pelos alunos, auto-avaliação. Avaliação Freqüência e Participação em Sala de Aula Trabalhos Individuais: Plano de disciplina completo (ementa, objetivos, conteúdo, metodologia, avaliação) de uma disciplina da graduação ou plano de treinamento na empresa em que trabalha. Plano de aula – plano de uma aula (do total de 20 aulas no semestre, por exemplo) ou plano de um encontro de um treinamento na empresa (do total de 8 encontros, por exemplo). Dependerá do formato que cada aluno der à disciplina ou ao treinamento. Auto-avaliação (baseada em Carl Rogers) Parte I – escrever um texto apontando suas idéias sobre educação que tinha antes de cursar a disciplina e se elas mudaram ou não depois de ter cursado. Se mudaram, de que forma isso pode atingir a sua vida. Parte II - Critérios e Nota - A sua avaliação do trabalho que realizou durante a nossa disciplina e a nota que acha que merece, especificando: Os critérios pelos quais você julga o seu trabalho; Como você satisfez ou não esses critérios; A nota que considera adequada (de zero a dez). Avaliação da disciplina (se quiser entregar num envelope à parte) A sua reação pessoal ao módulo como um todo. Peço-lhe que declare, com a maior honestidade, o que a disciplina significou para você, tanto positiva quanto negativamente; críticas e sugestões. Esse relatório será lido independentemente da “nota”. Critérios para avaliação Participação e Freqüência – 2,0 Plano de Disciplilna ou Treinamento – 4,0 Plano de Aula ou Encontro – 2,0 Auto-avaliação 1,0 - texto 1,0 - critérios e nota 2,0 Obs.: os critérios e a pontuação podem ser modificados de acordo com a classe; todos os trabalhos individuais devem ser entregues no último dia de aula. Bibliografia ABREU, Maria Célia & MASETTO, Marcos Tarciso. O professor universitário em aula. 11a ed., São Paulo: MG Editores Associados, 1990. ALVES, Rubem. Entre a ciência e a sapiência: o dilema da educação. 3a ed., São Paulo: Loyola, 1999. ANTUNES, Celso. A teoria das inteligências libertadoras. Petrópolis: Vozes, 2000. ATENÇÃO: Se desejar, escolha um desses livros acima para a realização do Plano de Disciplina. BARNES, Rob. Seja um ótimo aluno: guia prático para um estudo universitário eficiente. Campinas, Papirus, 1995. BERNDT, Alexander & NAGELSCHMIDT, Anna M. Estude e aprenda: prepare-se para a vida profissional. São Paulo: Ad Homines, 1997. BORDENAVE, Juan Diaz & PEREIRA, Adair M. Estratégias de ensino-aprendizagem. 10a ed., Petrópolis: Vozes, 1977. CASTANHO, Sérgio & CASTANHO, Maria Eugênia L.M. (orgs.). O que há de novo na educação superior. Campinas, SP: Papirus, 2000. CURY, Augusto Jorge. Inteligência multifocal: análise da construção dos pensamentos e da formação de pensadores. 5ª. ed., São Paulo: Cultrix, 2004. DRYDEN,Gordon & VOS, Jeannette. Revolucionando o aprendizado. São Paulo: Makron, 1996. GARDNER, Howard. Inteligências múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. GIL, Antonio Carlos. Metodologia do ensino superior. 3a. ed., São Paulo: Atlas, 1997. GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. 59ª ed., Rio de Janeiro: Objetiva, 1997. GOTTLIEB, Liana, NISKIER, Arnaldo e VIGNERON, Jacques. O professor universitário: herói ou vilão – manual de auto-desenvolvimento do professor. São Paulo: Cedas, 1994. KEY, Wilson Bryan. A era da manipulação. 2a ed., São Paulo: Scritta, 1996. KNAPP, Mark L. & HALL, Judith A. Comunicação não-verbal na interação humana. São Paulo: JSN, 1999. LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1990. MASETTO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003 MIZUKAMI, Maria da Graça. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986. MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bretand Brasil, 2000. MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2a ed., São Paulo: Cortez, Brasília, DF: UNSCO, 2000. NÉRICI, Imídeo. Didática do ensino superior. São Paulo: Ibrasa, 1993. PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999. PIMENTA, SELMA Garrido & ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002. POLITO, Reinaldo. Gestos e posturas para falar melhor. 17a ed., São Paulo: Saraiva, 1995. ROGERS, Carl. Liberdade para aprender. 4a ed., Belo Horizonte: Interlivros, 1977. SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 13a ed. Revista, Campinas: Editores Associados, 2000. SERVAN-SCHEREIBER, Jean-Louis. A arte do tempo. São Paulo: Cultura, 1991. VALLE, Edênio. Educação emocional. São Paulo: Olho d´Água, 1997. WEIL, Pierre & TOMPAKOW, Roland. O corpo fala. 50a ed., Petrópolis: Vozes, 2000. YOZO, Ronaldo Yudi K. 100 jogos para grupos. 2a ed., São Paulo: Agora, 1995. |
||||
Carga Horária: |
24 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 60 | ||||
Ministrantes: |
Liriam Luri Yamaguchi Yanaze |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |