111931 - Introdução à língua francesa e à cultura francófona (nível 9) |
Período da turma: | 23/03/2023 a 13/07/2023
|
||||
|
|||||
Descrição: | Comunicação: identificar notícias falsas; analisar notícias falsas; captar a atenção de um público;
explicar e argumentar; compreender um programa que apresenta uma inovação tecnológica; descobrir jovens talentos francófonos e suas realizações; explicar simplesmente uma descoberta científica; apresentar uma inovação tecnológica; fazer com que um conceito inovador seja compreendido; exprimir uma opinião; imaginar o futuro; considerar as consequências positivas e negativas de uma inovação; fazer uma crítica positiva de um evento cultural; apresentar uma obra; exprimir seu entusiasmo; falar de artes cênicas; se informar sobre a carreira de um artista; compreender um palmarès; comentar filmes; reagir a uma crítica; encontrar livros francófonos; se questionar sobre a importância da leitura. Vocabulário: os termos da informação e da desinformação; insistir sobre fatos significativos e interpelar o interlocutor; introduzir um assunto em um programa/ uma reportagem; algumas atividades para praticar esporte e relaxar; compartilhar uma descoberta científica; falar da economia da inovação; explicar algo a alguém; identificar as características do texto de opinião; humanizar um objeto; exprimir a inquietude; exprimir um julgamento positivo; os termos para falar das artes cênicas; os termos para recompensar e felicitar; os julgamentos positivos e negativos para comentar; os termos para falar do livro e da livraria. Gramática: alguns verbos preposicionais para falar da informação e da desinformação; os procedimentos de evidenciação para captar a atenção: a ênfase; os pronomes relativos compostos para evitar as repetições; algumas estruturas para explicar a utilidade e o funcionamento de uma inovação; estabelecer uma progressão cronológica em uma argumentação; a expressão da dúvida e da certeza; exprimir a maneira e a semelhança; o superlativo para exprimir o entusiasmo; os tempos do infinitivo para compreender uma cronologia; a dupla pronominalização para evitar repetir; a interrogação para organizar sua reflexão. Elementos de fonética: truncamento e nível de língua; os sons [r] e [l]; a pronúncia ou não do “e”; a expressão do entusiasmo; a ligação obrigatória e a ligação facultativa. Obs.: Serão estudados e praticados os elementos lexicais, fonéticos, fonológicos, morfossintáticos e semânticos necessários à expressão oral e escrita que será desenvolvida no curso. Bibliografia Geral: CHAMBERLAIN, A. STEELE, R. Guide pratique de la communication. Paris, Didier, 1998. LAROUSSE. Dicionário Larousse Francês-Português/ Português-Francês. Larousse Brasil, 2009. GARCIA, F. En avant la grammaire! Intermédiaire. Cahier d’activités de grammaire en situation. 2ª ed. Montréal, Marcel Didier, 2006. GREGOIRE, M. ; THIÉVENAZ, O. et al. Grammaire progressive du français - niveau avancé Paris, CLE, 2013. ______. Grammaire progressive du français - Corrigés - niveau avancé. Paris, CLE, 2002. HIRSCHPRUNG, N.; TRICOT, T. Cosmopolite 3. Niveau B1. Paris: Hachette, 2017. REY-DEBOVE, J. et al. Le petit Robert. Paris, Dictionnaires Le Robert, 1999. |
||||
Carga Horária: |
45 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 20 | ||||
Ministrantes: |
Mariane Damasceno |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |