Atividade

111931 - Introdução à língua francesa e à cultura francófona (nível 9)

Período da turma: 23/03/2023 a 13/07/2023

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Comunicação: identificar notícias falsas; analisar notícias falsas; captar a atenção de um público;
explicar e argumentar; compreender um programa que apresenta uma inovação tecnológica;
descobrir jovens talentos francófonos e suas realizações; explicar simplesmente uma descoberta
científica; apresentar uma inovação tecnológica; fazer com que um conceito inovador seja
compreendido; exprimir uma opinião; imaginar o futuro; considerar as consequências positivas e
negativas de uma inovação; fazer uma crítica positiva de um evento cultural; apresentar uma obra;
exprimir seu entusiasmo; falar de artes cênicas; se informar sobre a carreira de um artista;
compreender um palmarès; comentar filmes; reagir a uma crítica; encontrar livros francófonos; se
questionar sobre a importância da leitura.
Vocabulário: os termos da informação e da desinformação; insistir sobre fatos significativos e
interpelar o interlocutor; introduzir um assunto em um programa/ uma reportagem; algumas
atividades para praticar esporte e relaxar; compartilhar uma descoberta científica; falar da economia
da inovação; explicar algo a alguém; identificar as características do texto de opinião; humanizar um
objeto; exprimir a inquietude; exprimir um julgamento positivo; os termos para falar das artes
cênicas; os termos para recompensar e felicitar; os julgamentos positivos e negativos para comentar;
os termos para falar do livro e da livraria.
Gramática: alguns verbos preposicionais para falar da informação e da desinformação; os
procedimentos de evidenciação para captar a atenção: a ênfase; os pronomes relativos compostos
para evitar as repetições; algumas estruturas para explicar a utilidade e o funcionamento de uma
inovação; estabelecer uma progressão cronológica em uma argumentação; a expressão da dúvida e
da certeza; exprimir a maneira e a semelhança; o superlativo para exprimir o entusiasmo; os tempos
do infinitivo para compreender uma cronologia; a dupla pronominalização para evitar repetir; a
interrogação para organizar sua reflexão.
Elementos de fonética: truncamento e nível de língua; os sons [r] e [l]; a pronúncia ou não do “e”; a
expressão do entusiasmo; a ligação obrigatória e a ligação facultativa.

Obs.: Serão estudados e praticados os elementos lexicais, fonéticos, fonológicos, morfossintáticos e
semânticos necessários à expressão oral e escrita que será desenvolvida no curso.

Bibliografia Geral:

CHAMBERLAIN, A. STEELE, R. Guide pratique de la communication. Paris, Didier, 1998.
LAROUSSE. Dicionário Larousse Francês-Português/ Português-Francês. Larousse Brasil, 2009.
GARCIA, F. En avant la grammaire! Intermédiaire. Cahier d’activités de grammaire en situation. 2ª ed.
Montréal, Marcel Didier, 2006.
GREGOIRE, M. ; THIÉVENAZ, O. et al. Grammaire progressive du français - niveau avancé Paris, CLE,
2013.
______. Grammaire progressive du français - Corrigés - niveau avancé. Paris, CLE, 2002.
HIRSCHPRUNG, N.; TRICOT, T. Cosmopolite 3. Niveau B1. Paris: Hachette, 2017.
REY-DEBOVE, J. et al. Le petit Robert. Paris, Dictionnaires Le Robert, 1999.

Carga Horária:

45 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 20
 
Ministrantes: Mariane Damasceno


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP