Atividade

111926 - Módulo 5 - Conhecendo o programa “Eu Posso Te Ouvir”

Data da turma: 02/06/2023

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Descrição: OBJETIVO: Apresentar ao inscrito o projeto “Eu posso te ouvir” a fim de que ele reconheça a prática da escuta ativa dentro de uma equipe intersetorial
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Descrição do programa “Eu Posso Te Ouvir”;
Identificação das concepções e premissas do programa “Eu Posso Te Ouvir” e Reconhecimento do exercício do matriciamento como ferramenta colaborativa;
Coleta de feedbacks, impressões gerais.
METODOLOGIA:
(1) Assistir à videoaula sobre a temática abordada;
(2) Fazer a leitura obrigatória disponível;
(3) Assistir ao vídeo de encerramento.
AVALIAÇÃO:
Realizar a atividade de avaliação da apreensão do conteúdo;
Responder ao questionário de feedback sobre impressões e aprendizados do curso;
Opcional: gravar um vídeo se apresentando e contando sobre seus aprendizados durante o curso.
Bibliografia:
Brasil. Ministério da Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. (2004). HumanizaSUS: equipe de referência e apoio matricial. Brasília: Autor. Recuperado de https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/equipe_referencia.pdf

Campos, G. W. S. & Domitti, A. C. (2007). Apoio matricial e equipe de referência: uma metodologia para gestão do trabalho interdisciplinar em saúde. Cadernos de Saúde Pública, 23(2), 399-407. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-311X2007000200016

Chiaverini, D. H., Gonçalves, D. A., Ballester, D., Tófoli, L. F., Chazan, L. F., Almeida, N., & Fortes, S. (2011). Matriciamento: integrando saúde mental e atenção básica em um modelo de cuidados colaborativos. In. Chiaverini, D. H. (Org.). Guia prático de matriciamento em saúde. Ministério da Saúde.

Günther, I. de A. (1993). As necessidades emocionais do adolescente e a escola. Temas em Psicologia, 1(1), 45–57.

Hori, A. A. & Nascimento, A. F. (2014). O Projeto Terapêutico Singular e as práticas de saúde mental nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) em Guarulhos (SP), Brasil. Ciência e Saúde Coletiva, 19(08), 3561-3571 . DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232014198.11412013

Jacowski, A. P., Laureano, M. R., Estanislau, G. M., & de Moura, L. M. (2014). Desenvolvimento normal no período escolar. In G. M. Estanislau & R. A. Bressan (Orgs.), Saúde mental na escola: o que os educadores devem saber (pp. 92-100). Porto Alegre: Artmed

Matos, E., Pires, D. E. P. de, & Campos, G. W. de S. (2009). Relações de trabalho em equipes interdisciplinares: Contribuições para a constituição de novas formas de organização do trabalho em saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, 62(6), 863–869. https://doi.org/10.1590/s0034-71672009000600010

Oliveira, M. C. S. L. (2006). Identidade, narrativa e desenvolvimento na adolescência: uma revisão crítica. Psicologia em Estudo, 11(2), 427-436. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-73722006000200022

Otenio, C. C. M., Nakama, L., Lefèvre, A. M. C., & Lefèvre, F. (2008). Trabalho multiprofissional: Representações em um serviço público de saúde municipal. Saúde e Sociedade, 17(4), 135–150. https://doi.org/10.1590/s0104-12902008000400014

Palacios, J. & Oliva, A. (2007). A adolescência e seu significado evolutivo. In C. Coll, A. Marchesi, A. Palacios & Colaboradores (Orgs.), Desenvolvimento psicológico e educação (2ª ed.; pp. 309-350; Daisy Vaz de Moraes). Porto Alegre: Artmed

Carga Horária:

6 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 800
 
Ministrantes: Mayra Antonelli Ponti


 
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