Atividade

111925 - Módulo 4 - Identificação das necessidades específicas do estágio de desenvolvimento de estudantes na fase da adolescência

Data da turma: 15/05/2023

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Descrição: OBJETIVO: Descrever e identificar a intersetorialidade para a aplicação do matriciamento
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Identificar as transformações biológicas e psicossociais específicas da adolescência;
Reconhecer as possíveis demandas características de estudantes na fase da adolescência;
METODOLOGIA:
(1) Assistir à videoaula sobre a temática abordada;
(2) Fazer a leitura obrigatória disponível
AVALIAÇÃO:
Realizar a atividade de avaliação da apreensão do conteúdo para desbloquear o módulo seguinte.
Bibliografia:
Brasil. Ministério da Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. (2004). HumanizaSUS: equipe de referência e apoio matricial. Brasília: Autor. Recuperado de https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/equipe_referencia.pdf

Campos, G. W. S. & Domitti, A. C. (2007). Apoio matricial e equipe de referência: uma metodologia para gestão do trabalho interdisciplinar em saúde. Cadernos de Saúde Pública, 23(2), 399-407. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-311X2007000200016

Chiaverini, D. H., Gonçalves, D. A., Ballester, D., Tófoli, L. F., Chazan, L. F., Almeida, N., & Fortes, S. (2011). Matriciamento: integrando saúde mental e atenção básica em um modelo de cuidados colaborativos. In. Chiaverini, D. H. (Org.). Guia prático de matriciamento em saúde. Ministério da Saúde.

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Jacowski, A. P., Laureano, M. R., Estanislau, G. M., & de Moura, L. M. (2014). Desenvolvimento normal no período escolar. In G. M. Estanislau & R. A. Bressan (Orgs.), Saúde mental na escola: o que os educadores devem saber (pp. 92-100). Porto Alegre: Artmed

Matos, E., Pires, D. E. P. de, & Campos, G. W. de S. (2009). Relações de trabalho em equipes interdisciplinares: Contribuições para a constituição de novas formas de organização do trabalho em saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, 62(6), 863–869. https://doi.org/10.1590/s0034-71672009000600010

Oliveira, M. C. S. L. (2006). Identidade, narrativa e desenvolvimento na adolescência: uma revisão crítica. Psicologia em Estudo, 11(2), 427-436. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-73722006000200022

Otenio, C. C. M., Nakama, L., Lefèvre, A. M. C., & Lefèvre, F. (2008). Trabalho multiprofissional: Representações em um serviço público de saúde municipal. Saúde e Sociedade, 17(4), 135–150. https://doi.org/10.1590/s0104-12902008000400014

Palacios, J. & Oliva, A. (2007). A adolescência e seu significado evolutivo. In C. Coll, A. Marchesi, A. Palacios & Colaboradores (Orgs.), Desenvolvimento psicológico e educação (2ª ed.; pp. 309-350; Daisy Vaz de Moraes). Porto Alegre: Artmed

Carga Horária:

6 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 800
 
Ministrantes: Julia Teodoro da Silva


 
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