Atividade

111920 - Módulo 1 - Introdução: O que é matriciamento? Potencialidades para o atendimento à população, em especial, na comunidade escolar

Data da turma: 03/04/2023

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Descrição: OBJETIVO: Apresentação geral do curso aos inscritos. Identificar técnicas e estratégias de matriciamento e reconhecer a importância de utilizá-las no atendimento à população.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Conceitualizar matriciamento;
Identificar possíveis aplicações de matriciamento no atendimento à população, em especial a comunidade escolar
METODOLOGIA:
Apresentar os objetivos do curso, metodologia e expectativas;
Assistir à videoaula sobre a temática abordada;
Fazer a leitura obrigatória disponível nesta plataforma
AVALIAÇÃO:
Responder ao questionário de perfil do inscrito;
Realizar a atividade de avaliação da apreensão do conteúdo para desbloquear o módulo seguinte.
Bibliografia:
Brasil. Ministério da Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. (2004). HumanizaSUS: equipe de referência e apoio matricial. Brasília: Autor. Recuperado de https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/equipe_referencia.pdf

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Chiaverini, D. H., Gonçalves, D. A., Ballester, D., Tófoli, L. F., Chazan, L. F., Almeida, N., & Fortes, S. (2011). Matriciamento: integrando saúde mental e atenção básica em um modelo de cuidados colaborativos. In. Chiaverini, D. H. (Org.). Guia prático de matriciamento em saúde. Ministério da Saúde.

Günther, I. de A. (1993). As necessidades emocionais do adolescente e a escola. Temas em Psicologia, 1(1), 45–57.

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Jacowski, A. P., Laureano, M. R., Estanislau, G. M., & de Moura, L. M. (2014). Desenvolvimento normal no período escolar. In G. M. Estanislau & R. A. Bressan (Orgs.), Saúde mental na escola: o que os educadores devem saber (pp. 92-100). Porto Alegre: Artmed

Matos, E., Pires, D. E. P. de, & Campos, G. W. de S. (2009). Relações de trabalho em equipes interdisciplinares: Contribuições para a constituição de novas formas de organização do trabalho em saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, 62(6), 863–869. https://doi.org/10.1590/s0034-71672009000600010

Oliveira, M. C. S. L. (2006). Identidade, narrativa e desenvolvimento na adolescência: uma revisão crítica. Psicologia em Estudo, 11(2), 427-436. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-73722006000200022

Otenio, C. C. M., Nakama, L., Lefèvre, A. M. C., & Lefèvre, F. (2008). Trabalho multiprofissional: Representações em um serviço público de saúde municipal. Saúde e Sociedade, 17(4), 135–150. https://doi.org/10.1590/s0104-12902008000400014

Palacios, J. & Oliva, A. (2007). A adolescência e seu significado evolutivo. In C. Coll, A. Marchesi, A. Palacios & Colaboradores (Orgs.), Desenvolvimento psicológico e educação (2ª ed.; pp. 309-350; Daisy Vaz de Moraes). Porto Alegre: Artmed

Carga Horária:

6 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 800
 
Ministrantes: Julia Teodoro da Silva
Luiz Guilherme Dacar da Silva Scorzafave
Mayra Antonelli Ponti


 
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