Atividade

111913 - Introdução à língua francesa e à cultura francófona - nível 3

Período da turma: 22/03/2023 a 10/07/2023

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: OBJETIVOS:
Desenvolver habilidades comunicativas iniciais em e sobre a Língua Francesa, que possibilitem a aquisição de estruturas linguísticas, discursivas e do léxico utilizados em situações comunicativas cotidianas, permitindo a comunicação oral e escrita. Sensibilizar para os elementos de cultura dos países de expressão francesa.

Nível exigido: 2º grau completo. N2 em Francês ou conhecimentos em francês equivalentes a esse nível. Estudantes da graduação em Francês: comprovar Francês 2. Será realizado teste de nível para alunos que não cumprirem os requisitos acima.
Não há livro didático programado, mas pode ser escolhido um livro, de comum acordo com o professor.

PROGRAMA:
Comunicação: Exprimir emoções e sensações; compreender um menu e dar sua opinião; fazer comparações práticas; falar de uma evolução no tempo (entre ontem e hoje); Fazer uma apreciação positiva e/ou negativa; caracterizar um restaurante e fazer um pedido; fazer compras; caracterizar uma pessoa ou uma coisa; aconselhar um filme ou um espetáculo; organizar uma saída.
Vocabulário: Vocabulário das emoções e das sensações; alimentação; ingredientes de um menu; compras; vocabulário da gastronomia; roupas e acessórios; estrutura para fazer apreciações positivas ou negativas; adjetivos; vocabulário para fazer pedidos no restaurante; comprar/alugar roupas; palavras ligadas às refeições; filmes e espetáculos; palavras ligadas à eventos festivos (festas, aniversários e outras comemorações).
Gramática: Artigos indefinidos e partitivos; expressar quantidades precisas; o pronome “en”; estruturas para comparar; l’imparfait; algumas marcas temporais do passado; estruturas para compreender e receber um cliente; verbo “payer” no presente do indicativo; verbos “pronominaux réciproques”; “’imparfait, le passé composé et le présent” para evocar mudanças; estruturas para fazer um pedido no restaurante; pronomes pessoais COD (le, la, les); pronomes relativos “qui” e “que” ; “chez/avec/pour + pronom tonique”; estruturas para especificar uma opinião; estruturas para dar conselhos; pronomes pessoais COI (lui, leur).
Elementos de fonética: Serão trabalhados alguns sons específicos do francês de acordo com sua aparição nas lições. Os exercícios de fonética farão parte de cada aula.
Obs.: Serão estudados e praticados os elementos lexicais, fonéticos, fonológicos, morfossintáticos e semânticos necessários à expressão oral e escrita que será desenvolvida no curso.

Bibliografia Geral:

CHAMBERLAIN, A. STEELE, R. Guide pratique de la communication. Paris, Didier, 1998.
LAROUSSE. Dicionário Larousse Francês-Português/ Português-Francês. Larousse Brasil, 2009.
GARCIA, F. En avant la grammaire! Débutant. Cahier d’activités de grammaire en situation. 2ª ed. Montréal, Marcel Didier, 2006.
GREGOIRE, M. et al. Grammaire progressive du français - niveau débutant. Paris, CLE, 2002.
______. Grammaire progressive du français - Corrigés - niveau débutant. Paris, CLE, 2002.
HIRSCHPRUNG, N.; TRICOT, T. Cosmopolite 1. Niveau A1. Paris: Hachette, 2017.
REY-DEBOVE, J. et al. Le petit Robert. Paris, Dictionnaires Le Robert, 1999.

Carga Horária:

45 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 20
 
Ministrantes: Aline Diaz Reato


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP