Atividade

111912 - Modulo IV - Inovações em Marketing

Período da turma: 22/03/2026 a 26/07/2026

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Descrição: 1. Neuromarketing
Conteúdo Programático:
O componente emocional na economia
Escolha intertemporal
Escolhas econômicas: modelos e aplicações
Neuroeconomia
Neuromarketing

Referências Bibliográficas:
NILASHI, Mehrbakhsh et al, Neuromarketing: A Review of Research and Implications
for Marketing. Journal of Soft Computing and Decision Support Systems, v.7, n.2,
março de 2020.
Oliveira, Jorge Henrique Caldeira de; GIRALDI, Janaina de Moura Engracia. What is
Neuromarketing? A Proposal for a Broader and more Accurate Definition. Global
Business and Management Research: An International Journal, v. 9, n. 2, 2017.
RAWNAQUE, Ferdousi Sabera et al. Technological advancements and opportunities
in Neuromarketing: a systematic review. Brain Informatics ,v.7, n.10, p.1-19,
setembro de 2020.
Objetivo: Apresentar os principais conceitos sobre neuromarketing, demostrando sua
aplicação para otimizar as estratégias e resultados das ações de marketing, bem como
demostrar como os resultados das técnicas de neuromarketing podem ser analisados e
utilizados para tomada de decisão em marketing.

2. Canvas e design thinking aplicados ao Marketing
Conteúdo Programático:
Canvas
Etapas para a construção do Canvas
Aplicação do Canvas ao marketing
Desing thinking
Metodologias de desing thinking
Ferramentas de desing thinking
Desing thinking e inovação

Referências Bibliográficas:
AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. Design Thinking. São Paulo: Grupo A, 2015
CASTRO, Alexandre Cesar Motta D. Marketing Canvas. São Paulo: Alta Books,
2018.
FINOCCHIO, José. PM Canvas 2ED. São Paulo: Saraiva, 2019.
LI, Yeping et al. Design and Design Thinking in STEM Education. Journal for STEM
Education Research, v2. p.93-104, outubro de 2019.
Objetivo: Apresentar os principais conceitos sobre Canvas e desing thinking e suas
aplicações ao marketing, demostrando como aplicá-los para agregar valor ao cliente,
estimular a inovação de forma dinâmica no marketing organizacional.

3. Inteligência artificial aplicada ao Marketing
Conteúdo Programático:
Inteligência artificial
Tipos de inteligência artificial
Tecnologias relacionadas a inteligência artificial
Inteligência artificial aplicado ao Marketing

Referências Bibliográficas:
CARVALHO, André Carlos Ponce de Leon Ferreira; et al. Inteligência Artificial -
Uma Abordagem de Aprendizado de Máquina. 2ª ed. São Paulo: Grupo GEN, 2021.
DOS DA SILVA, Fabrício M; LENZ, Maikon L.; FREITAS, Pedro H C.; SANTOS,
Sidney C. Bispo. Inteligência artificial. São Paulo: Grupo A, 2019.
TEIXEIRA, Fernando. Inteligência Artificial em Marketing e Vendas. São Paulo:
Editora Alta Books, 2021.
Objetivo: Apresentar os principais conceitos sobre inteligência artificial, bem como as
tecnologias utilizadas pela inteligência artificial. Demostrar a aplicação da mesma para
otimizar as ações de marketing.

4. Mobile Marketing
Conteúdo Programático:
Definições de mobile marketing
Características do mobile marketing
Estratégias de mobile marketing
Aplicação do mobile marketing como diferencial competitivo

Referências Bibliográficas:
MARQUES, Vasco. Marketing Digital 360. São Paulo: Grupo Almedina, 2018.
SCHOLZA, Joachim Scholza; DUFFY, Katherine. We ARE at home: How augmented
reality reshapes mobile marketing and consumer-brand relationships. Journal of
Retailing and Consumer Services, v. 22, p.11-23, maio de 2018.
TONG, Siliang Tong; LUO, Xueming Luo; XU, Bo. Personalized mobile marketing
strategies. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 48, p.64–78, outubro de
2019.
Objetivo: Apresentar os principais conceitos sobre mobile marketing, bem como
estratégias para otimizar os resultados de sua aplicação de forma a agregar valor ao
cliente e desenvolver diferencial competitivo para a organização.

5. Criatividade e Inovação
Conteúdo Programático:
Contextualização da criatividade e Inovação
Conceito de criatividade
O Processo criativo
Conceito de Inovação
Tipos de Inovação
Framework e ferramentas de inovação

Referências Bibliográficas:
DA SILVA, Fabiane Padilha; LIMA, Aline P. Lins D.; ALVES, Aline; AL., et. Gestão
da inovação. São Paulo: Grupo A, 2018.
FASCIONI, Ligia. Atitude Pró-Inovação. São Paulo: Editora Alta Books, 2021,
TAJRA, Sanmya; RIBEIRO, Joana. Inovação na Prática. São Paulo: Editora Alta
Books, 2020.
Objetivo: Consolidar os conceitos sobre criatividade e inovação, apresentar o processo
criativo e os tipos de inovação de modo a desenvolver habilidades para identificar
oportunidades de inovação e aplicar projetos de inovação nas ações de marketing.

6. Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso
Conteúdo Programático:
Pesquisas cientificas
Percurso metodológico para realização de pesquisas científicas
Apresentação das etapas a serem desenvolvidas para a realização do trabalho
de conclusão de curso
Escolha do eixo temático e tema de pesquisa

Referências Bibliográficas:
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Científica, 7ª
edição. São Paulo: Grupo GEN, 2017.
LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Grupo
GEN, 2021.
LOZADA, Gisele; NUNES, Karina da S. Metodologia Científica, São Paulo: Grupo A,
2019.
Objetivo: Apresentar o percurso metodológico a ser seguido para a realização de
pesquisas científicas, bem como as etapas a serem desenvolvidas para a realização do
trabalho de conclusão de curso.

Carga Horária:

72 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 45
 
Ministrantes: Cesio Pinto Barbosa Lemos
Evandro Marcos Saidel Ribeiro
Janaina de Moura Engracia Giraldi
Jonny Mateus Rodrigues
Lara Bartocci Liboni
Liza Mara Vallim Rocha
Marina Toledo Lourenção Rocha
Paulo Sergio Miranda Mendonça


 
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