111912 - Modulo IV - Inovações em Marketing |
Período da turma: | 22/03/2026 a 26/07/2026
|
||||
|
|||||
Descrição: | 1. Neuromarketing
Conteúdo Programático: O componente emocional na economia Escolha intertemporal Escolhas econômicas: modelos e aplicações Neuroeconomia Neuromarketing Referências Bibliográficas: NILASHI, Mehrbakhsh et al, Neuromarketing: A Review of Research and Implications for Marketing. Journal of Soft Computing and Decision Support Systems, v.7, n.2, março de 2020. Oliveira, Jorge Henrique Caldeira de; GIRALDI, Janaina de Moura Engracia. What is Neuromarketing? A Proposal for a Broader and more Accurate Definition. Global Business and Management Research: An International Journal, v. 9, n. 2, 2017. RAWNAQUE, Ferdousi Sabera et al. Technological advancements and opportunities in Neuromarketing: a systematic review. Brain Informatics ,v.7, n.10, p.1-19, setembro de 2020. Objetivo: Apresentar os principais conceitos sobre neuromarketing, demostrando sua aplicação para otimizar as estratégias e resultados das ações de marketing, bem como demostrar como os resultados das técnicas de neuromarketing podem ser analisados e utilizados para tomada de decisão em marketing. 2. Canvas e design thinking aplicados ao Marketing Conteúdo Programático: Canvas Etapas para a construção do Canvas Aplicação do Canvas ao marketing Desing thinking Metodologias de desing thinking Ferramentas de desing thinking Desing thinking e inovação Referências Bibliográficas: AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. Design Thinking. São Paulo: Grupo A, 2015 CASTRO, Alexandre Cesar Motta D. Marketing Canvas. São Paulo: Alta Books, 2018. FINOCCHIO, José. PM Canvas 2ED. São Paulo: Saraiva, 2019. LI, Yeping et al. Design and Design Thinking in STEM Education. Journal for STEM Education Research, v2. p.93-104, outubro de 2019. Objetivo: Apresentar os principais conceitos sobre Canvas e desing thinking e suas aplicações ao marketing, demostrando como aplicá-los para agregar valor ao cliente, estimular a inovação de forma dinâmica no marketing organizacional. 3. Inteligência artificial aplicada ao Marketing Conteúdo Programático: Inteligência artificial Tipos de inteligência artificial Tecnologias relacionadas a inteligência artificial Inteligência artificial aplicado ao Marketing Referências Bibliográficas: CARVALHO, André Carlos Ponce de Leon Ferreira; et al. Inteligência Artificial - Uma Abordagem de Aprendizado de Máquina. 2ª ed. São Paulo: Grupo GEN, 2021. DOS DA SILVA, Fabrício M; LENZ, Maikon L.; FREITAS, Pedro H C.; SANTOS, Sidney C. Bispo. Inteligência artificial. São Paulo: Grupo A, 2019. TEIXEIRA, Fernando. Inteligência Artificial em Marketing e Vendas. São Paulo: Editora Alta Books, 2021. Objetivo: Apresentar os principais conceitos sobre inteligência artificial, bem como as tecnologias utilizadas pela inteligência artificial. Demostrar a aplicação da mesma para otimizar as ações de marketing. 4. Mobile Marketing Conteúdo Programático: Definições de mobile marketing Características do mobile marketing Estratégias de mobile marketing Aplicação do mobile marketing como diferencial competitivo Referências Bibliográficas: MARQUES, Vasco. Marketing Digital 360. São Paulo: Grupo Almedina, 2018. SCHOLZA, Joachim Scholza; DUFFY, Katherine. We ARE at home: How augmented reality reshapes mobile marketing and consumer-brand relationships. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 22, p.11-23, maio de 2018. TONG, Siliang Tong; LUO, Xueming Luo; XU, Bo. Personalized mobile marketing strategies. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 48, p.64–78, outubro de 2019. Objetivo: Apresentar os principais conceitos sobre mobile marketing, bem como estratégias para otimizar os resultados de sua aplicação de forma a agregar valor ao cliente e desenvolver diferencial competitivo para a organização. 5. Criatividade e Inovação Conteúdo Programático: Contextualização da criatividade e Inovação Conceito de criatividade O Processo criativo Conceito de Inovação Tipos de Inovação Framework e ferramentas de inovação Referências Bibliográficas: DA SILVA, Fabiane Padilha; LIMA, Aline P. Lins D.; ALVES, Aline; AL., et. Gestão da inovação. São Paulo: Grupo A, 2018. FASCIONI, Ligia. Atitude Pró-Inovação. São Paulo: Editora Alta Books, 2021, TAJRA, Sanmya; RIBEIRO, Joana. Inovação na Prática. São Paulo: Editora Alta Books, 2020. Objetivo: Consolidar os conceitos sobre criatividade e inovação, apresentar o processo criativo e os tipos de inovação de modo a desenvolver habilidades para identificar oportunidades de inovação e aplicar projetos de inovação nas ações de marketing. 6. Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso Conteúdo Programático: Pesquisas cientificas Percurso metodológico para realização de pesquisas científicas Apresentação das etapas a serem desenvolvidas para a realização do trabalho de conclusão de curso Escolha do eixo temático e tema de pesquisa Referências Bibliográficas: LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Científica, 7ª edição. São Paulo: Grupo GEN, 2017. LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Grupo GEN, 2021. LOZADA, Gisele; NUNES, Karina da S. Metodologia Científica, São Paulo: Grupo A, 2019. Objetivo: Apresentar o percurso metodológico a ser seguido para a realização de pesquisas científicas, bem como as etapas a serem desenvolvidas para a realização do trabalho de conclusão de curso. |
||||
Carga Horária: |
72 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 45 | ||||
Ministrantes: |
Cesio Pinto Barbosa Lemos Evandro Marcos Saidel Ribeiro Janaina de Moura Engracia Giraldi Jonny Mateus Rodrigues Lara Bartocci Liboni Liza Mara Vallim Rocha Marina Toledo Lourenção Rocha Paulo Sergio Miranda Mendonça |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |