Atividade

111910 - Modulo II - Marketing estratégico

Período da turma: 22/02/2025 a 02/08/2025

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Descrição: 1 . Segmentação de mercado e posicionamento
Conteúdo Programático:
Níveis de segmentação de mercado
Marketing de segmento
Marketing de nicho
Marketing local
Customerização
Segmentação dos mercados consumidores
Bases para segmentação do mercado organizacional
Posicionamento de mercado
Alinhamento do posicionamento de mercado com as estratégias de
marketing
Referências Bibliográficas:
DOLNICAR, Sara. Market segmentation analysis in tourism: a perspective paper.
Tourism Review, v.75, n. 1, março de 2019.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 15 ed. São Paulo:
Pearson, 2019.
KOTLER, Philip. Marketing Para O Século XXI. São Paulo: Alta Books, 2021.
Objetivo: Consolidar os conceitos de segmentação e posicionamento de mercado,
apresentar as principais técnicas para segmentação de mercado, e como a segmentação
de mercado contribui para a realização da estratégia empresarial. Demostrar a

importância do posicionamento de mercado e as principais estratégias para definição do
posicionamento.

2. Brand Equity
Conteúdo Programático:
O que é Brand Equity?
O papel das marcas
O escopo do branding
Definição de brand equity
Modelos de brand equity
A construção do brand equity
A avaliação do brand equity
Gerenciamento de brand equity
Planejamento de uma estratégia de branding
A busca do posicionamento da marca
Referências Bibliográficas:
AAKER, D. A. Marcas – Brand Equity. São Paulo: Negócio Editora, 1998.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 15 ed. São Paulo:
Pearson, 2019.
MELO, Bruna; MICHEL, Margareth de O.; ANDRETTI, Rafael D.; BRAGA, Suzane
T. Gestão de marcas. São Paulo: Grupo A, 2018.
ROCHA, Marcos Donizete A.; OLIVEIRA, Sérgio Luís Ignácio D. Gestão estratégica
de marcas (Coleção Marketing em Tempos Modernos). São Paulo: Saraiva, 2017.
Objetivo: Demostrar a importância da criação do brand equity, apresentar as principais
estratégias para construção e gestão de brand equity, bem como apresentar estratégias
para o planejamento estratégico de branding

3. Inbound Marketing

Conteúdo Programático:
• Inbound Marketing
• Processo de Inbound Marketing
• Estratégias do Inbound Marketing
• Uso do Inbound Marketing nas estratégias de marketing
Referências Bibliográficas:
ALMEIDA, Sueli Sales Estratégias de Inbound Marketing em Uma Indústria 3.0
Gepros: Gestão da Produção, Operações e Sistemas, v. 14, n. 13,p.1-13, 2019.
DAKOUAN, Chouaib. Inbound marketing vs. outbound marketing. Expert Journal of
Marketing, v. 7, n.1, pp. 1-6, janeiro de 2019.
KOTLER, Philip. Marketing Para O Século XXI. São Paulo]: Editora Alta Books,
2021
SILVA, Nôga Simões de Arruda Corrêia da; VIEIRA, Valter Afonso. Efeitos das
Mídias Digitais nas Novas Vendas B2B: Um ensaio sobre inbound marketing, mídias
pagas e ganhadas on-line. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, v. 18, n. 2,
p. 194-202, agosto de 2019.
Objetivo: Consolidar o conhecimento sobre Inbound Marketing, apresentando o
processo de Inbound Marketing e suas principais estratégias para aumentar a
competitividade organizacional.

4. Métricas de Marketing e Big Data
Conteúdo Programático:
Conceitos e tipos de indicadores aplicados ao marketing
Indicadores de desempenho de marketing
Indicadores como apoio na definição do planejamento estratégico
Avaliação da performance da área de marketing
Indicadores de resultados pretendidos x esperados no marketing
Big Data
Análise de big date

Referências Bibliográficas:
HARIRI, Reihaneh; FREDERICKS Erik M; BOWERS, Kate M. Uncertainty in big data
analytics: survey, opportunities, and challenges. Journal of Big Data, v.6, n.44, junho
de 2019.
MELOVIC, Boban et al. Strategic business decision making: the use and relevance of
marketing metrics and knowledge management. Journal of Knowledge Management,
v. 25, n.11, p.175-202, outubro de 2021.
NETTO, Carla Freitas Silveira; SLONGO, Luiz Antonio. Marketing metrics, big data
and the role of the marketing department. Revista de Administração da Universidade
Federal de Santa Maria, v, 12, n. 3, p. 527-543, 2019.
Objetivo: Apresentar os conceitos principais de Métricas de Marketing e Big Data bem
como suas formas de aplicação, para que o aluno possa entender como realizar análises
de marketing e como aplicá-las para otimizar o processo de tomada de decisão.

5. Plano de Marketing
Conteúdo Programático:
• O que é um plano de marketing
• Componentes do plano de marketing
• Análise interna e externa
• Identificação de pontos fortes e pontos fracos
• Identificação de ameaças e oportunidade
• Fixação de objetivos
• Elaboração do plano de ação com prazos e custos e formas de controle
Referências Bibliográficas:
HARDING, Lora Mitchell; ALEXANDER, Joe F. Teaching Innovations that work the
marketing plan. Marketing Education Review, v. 29, n. 2, p. 105–106, maio de 2019.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 15 ed. São Paulo:
Pearson, 2019.

SAHIR, Syafrida Hafni, Improve Marketing Mix for Marketing Plan Strategic in
Coffeeshop Business. Management Analysis Journal, v. 9, n. 4, dezembro de 2020.
Objetivo: Apresentar os elementos do plano de marketing, desenvolvendo o
pensamento estratégico no aluno de forma que o mesmo possa desenvolver e aplicar
planos de marketing em diversas situações.

6. Sustentabilidade em Marketing
Conteúdo Programático:
Empresa sustentável e responsabilidade social empresarial (RSE)
Ética, moral e RSE
Ética no marketing
RSE no marketing
Instrumentos de RSE e o marketing
Referências Bibliográficas:
LANDRUM Nancy E; O HSOWSKI, Brian. Identifying Worldviews on Corporate
Sustainability: A Content Analysis of Corporate Sustainability Reports. Bussines
Strategy and the Environmet, v.27.n.1, janeiro de 2018.
SOUZA, Marcia Cristina Gonçalves D. Conduta Etica Sustentabilidade. São Paulo:
Editora Alta Books, 2018.
OLIVEIRA, Sonia Valle Walter Borges, D. et al. Sustentabilidade: princípios e
estratégias. São Paulo: Manole, 2019.
Objetivo: Consolidar os conhecimentos sobre sustentabilidade e demostrar como a
sustentabilidade se relaciona ao marketing, apresenta as estratégias a serem utilizadas
pelas organizações para demostrar a seus clientes que a organização atua de forma
sustentável

7. CRM e automação em Marketing
Conteúdo Programático:

• Conceito de CRM - “Customer Relationship Management” e
automação em marketing
• Etapas do CRM
• Implementação do CRM
• Desafios para a implementação do CRM
• Aplicação do CRM ao marketing
Referências Bibliográficas:
ANSHARI, Muhammad et al. Customer relationship management and big data enabled:
Personalization & customization of services. Applied Computing and informactics, v.
15, p. 94-101, maio de 2018.
JUANAMASTA, Gede et al. The Role Of Customer Service Through Customer
Relationship Management (CRM) To Increase Customer Loyalty And Good Image.
International Journal of Scientific e Techology Research, v. 8, n. 10, outubro de
2019.
SOLTANI, Zeynab. The impact of the customer relationship management on the
organization performance. Journal of High Technology Management Research, v.29,
n.2, p. 237-246, novembro de 2019.
Objetivo: Apresentar as principais ferramentas para a implementação do CRM ao
processo de marketing, assim como demostrar sua importância para otimizar os
processos de marketing e potencializar as estratégias para fidelização e atração de
clientes.

8. Gestão de Equipes em Marketing
Conteúdo Programático:
Equipes de alta performance
Planejamento de Gestão de Equipes de marketing
Comunicação em equipes
Liderança de equipes
Avaliação de desempenho

Referências Bibliográficas:
DOS OLIVEIRA, Luana Y. Miolo D.; OLIVEIRA, Pablo R B.; SAWITZKI, Roberta;
SANTOS, Andrea B. W. Gestão de pessoas. São Paulo: Grupo A, 2018.
MAÇÃES, Manuel Alberto R. Pessoas e Gestão de Equipes. 5ª ed. São Paulo: Grupo
Almedina, 2017.
RIBEIRO, Antonio de L. Gestão de Pessoas .3ª ed. São Paulo: Saraiva, 2018.
Objetivo: Apresentar estratégias para otimizar a gestão de equipes de marketing de
modo a contribuir para a realização das estratégias organizacionais, por meio de
estratégias de liderança voltadas para o máximo desempenho da equipe

Carga Horária:

96 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 45
 
Ministrantes: Adriana Cristina Ferreira Caldana
Alex Souza Bertoldi
Dirceu Tornavoi de Carvalho
Ildeberto Aparecido Rodello
Janaina de Moura Engracia Giraldi
Lúcia Aparecida da Silva Borges
Marina Toledo Lourenção Rocha
Paulo Sergio Miranda Mendonça


 
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