111909 - Modulo I - Fundamentos de Gestão para o Marketing |
Período da turma: | 03/08/2024 a 08/02/2025
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Descrição: | 1. Gestão Estratégica e Marketing
Conteúdo Programático: • Marketing e o valor para o cliente • O processo de entrega do valor • A cadeia de valor • Competências centrais • Marketing holístico e valor para o cliente • O papel central do planejamento estratégico o Planejamento estratégico corporativo e em nível de divisão o Definição de missão corporativa • Definição do negócio • Avaliação de oportunidades de crescimento • Organização e cultura organizacional o Planejamento estratégico de unidades de negócio • A missão do negócio • A análise SWOT • O estabelecimento de metas • A formulação de estratégias • Implementação • Feedback e controle Referências Bibliográficas: KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 15 ed. São Paulo: Pearson, 2019. VARADARAJAN, Rajan. Theoretical underpinnings of research in strategic marketing: a commentary. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 47, p.30–36, outubro de 2019. SCHIAVONE, Francesco; SIMONI, Michele. Strategic marketing approaches for the diffusion of innovation in highly regulated industrial markets: the value of market access. Journal of Business & Industrial Marketing, v. 34, n. 7, p· 1606–1618, maio de 2019. Objetivo: Consolidar os conceitos e ferramentas de marketing e aplicá-los na gestão do marketing estratégico das organizações, levando o aluno a desenvolver uma visão holística de marketing com a capacidade de discutir as principais estratégias de marketing. 2. Cenários Econômicos Conteúdo Programático: • Fundamentos da oferta e da demanda • Demanda individual e demanda de mercado • Teoria da firma • Análise de mercados competitivos • Poder de mercado • Determinação de preços e poder de mercado • Competição monopolística e oligopólio • Mensurando a economia do país • Determinação do PIB no curto prazo • Moeda, sistema financeiro e política monetária • A demanda por moeda e a determinação da taxa de juros • O modelo IS-LM • Mercado de trabalho: taxa de desemprego, determinação salarial • Economia internacional • Crescimento e desenvolvimento econômico Referências Bibliográficas: SILVA, César Roberto Leite da. Economia de mercados: introdução a economia, 20ª ed. São Paulo: Saraiva, 2017. SILVA, Daniele F.; S., Iraneide Azevedo S. Economia. São Paulo: Grupo A, 2017. VASCONCELLOS, M. A. S; TONETO JUNIOR, R.; GREMAUD, A. P. Economia brasileira contemporânea. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2017. Objetivo: Proporcionar conhecimentos e ferramentas para que o aluno posso analisar os ambientes macroeconômico e microeconômico e com base nesta análise, tomar decisões gerenciais relacionadas a gestão de marketing bem como possibilitar a construção de cenários econômicos. 3. Gestão de Processos em Marketing Conteúdo Programático: • Modelo de Negócio • Jornada do cliente • Experiência do cliente • Diferença entre visão tradicional x visão de processos • Processos empresariais • Estratégias de marketing • Processos de marketing • Gestão de processos de marketing • Necessidades dos clientes: identificando e criando valor Referências Bibliográficas: FESTA, Giuseppe; ROSSI, Matteo; KOLTE Ashutosh; SITUM, Mario. Territory-based knowledge management in international marketing processes – the case of “Made in Italy” SMEs. International marketing processes, v. 32, n. 3, p. 425-442, outubro de 2019. KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 15 ed. São Paulo: Pearson, 2019. SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da produção. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2018. Objetivo: Consolidar os conceitos de gestão de processos empresariais, conhecer e analisar os processos de marketing de forma a identificar lacunas e propor melhorias no processo de marketing. 4. Métodos Quantitativos em Marketing Conteúdo Programático: • Estatística • Estatística aplicada a administração e ao marketing • Modelos quantitativos de análise • Amostragem e seleção • Ferramentas de análise • Planejamento e execução de pesquisa quantitativa • Análises estatísticas em pesquisa de marketing Referências Bibliográficas: BORGES, Glauco José Ribeiro et al. Panorama do Uso de Métodos Quantitativos em Pesquisas sobre Marketing de Relacionamento com Egressos. Revista de administração, sociedade e inovação. v.6, n.2, dezembro de 2020. FREUND, John E. Estatística Aplicada: Economia, Administração e Contabilidade. São Paulo: Grupo A, 2019. LANA, Jeferson et al. Caso para ensino: o processo de escolhas metodológicas em uma abordagem quantitativa. Revista De Contabilidade E Organizações, v.12, outubro de 2018. Objetivo: Apresentar os conceitos estatísticos e compreender as principais técnicas para o desenvolvimento aplicação, análise de dados e avaliação de pesquisas quantitativas aplicadas ao marketing. 5 . Comportamento do Consumidor (B2C) Conteúdo Programático: • Construção de valor, satisfação e fidelidade do cliente • Valor percebido pelo cliente • Satisfação total do cliente • Medida de satisfação • Maximização do valor do cliente ao longo do tempo que influencia o comportamento de compra • Fatores culturais • Fatores sociais • Fatores pessoais • Fatores psicológicos • Motivação e as principais teorias motivacionais • Percepção • Aprendizagem • Memória • Processo de decisão de compra: o modelo de cinco estágios Referências Bibliográficas: BANOV, Márcia R. Comportamento do consumidor: vencendo desafios. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2017. DEL, Hawkins. Comportamento do Consumidor. São Paulo Grupo GEN, 2018. KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 15 ed. São Paulo: Pearson, 2019. Objetivo: Apresentar as principais variáveis e pressupostos determinantes do comportamento dos consumidores e suas implicações no desenvolvimento das estratégias mercadológicas e das ações de marketing nas organizações, bem como diferenciar os principais fatores de influência do comportamento humano e avaliar as atitudes das pessoas voltadas ao consumo 6. Comportamento do comprador organizacional (B2B) Conteúdo Programático: • Comportamento do comprador organizacional • Organizações no papel de compradores • Processo de decisão de compra das organizações • Processo pré-compra • Processo pós compra Referências Bibliográficas: HOLLAND, Chistopher; THORNTON, Sabrina C; NAUDÉ, Peter. B2B analytics in the airline market: Harnessing the power of consumer big data, Industrial Marketing Management, v.86, p. 52-64, abril de 2020. HUTT, Michael D.; SPEH, Thomas W. B2B: Gestão de Marketing em Mercados Industriais e Organizacionais – Tradução da 10ª edição norte-americana. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2018. ROCHA, Marcos Donizete Aparecido. Comportamento de compra e consumo em B2B. São Paulo: Saraiva, 2017. Objetivo: Apresentar o processo de compra do comprador organizacional, demonstrando suas particularidades, demostrando as características do comprador organizacional e as variáveis que interverem no processo de compra. 7. Pesquisa de Marketing Conteúdo Programático: • Pesquisa de marketing – conceitos, importância para tomada de decisão e ética na pesquisa • Tipos de pesquisa de marketing • Concepção da pesquisa – Etapas da pesquisa de marketing • Técnicas qualitativas e quantitativas • Coleta e análise de dados Referências Bibliográficas: BARQUETTE, Steal. Pesquisa de marketing. São Paulo: Saraiva, 2017. WALTER, NIQUE; WAGNER, LADEIRA. Pesquisa de Marketing, 2ª edição. São Paulo: Grupo GEN, 2017. ZANOTTA, Egydio Barbosa. Pesquisa de marketing. São Paulo: Grupo GEN, 2018. Objetivo: Demostrar a importância da ferramenta de pesquisa em marketing, apresentar as principais técnicas para a elaboração de pesquisas de marketing. Desenvolver a habilidade de análise e aplicação das pesquisas de marketing. |
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Carga Horária: |
88 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 45 | ||||
Ministrantes: |
Alex Luiz Ferreira Gilberto Tadeu Shinyashiki Janaina de Moura Engracia Giraldi Jonny Mateus Rodrigues Marcelo Botelho da Costa Moraes Silvia Inês Dallavalle de Pádua Simone Vasconcelos Ribeiro Galina Sonia Valle Walter Borges de Oliveira |
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