Atividade

111909 - Modulo I - Fundamentos de Gestão para o Marketing

Período da turma: 03/08/2024 a 08/02/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: 1. Gestão Estratégica e Marketing
Conteúdo Programático:
• Marketing e o valor para o cliente
• O processo de entrega do valor
• A cadeia de valor
• Competências centrais

• Marketing holístico e valor para o cliente
• O papel central do planejamento estratégico o Planejamento estratégico
corporativo e em nível de divisão o Definição de missão corporativa
• Definição do negócio
• Avaliação de oportunidades de crescimento
• Organização e cultura organizacional o Planejamento estratégico de unidades
de negócio
• A missão do negócio
• A análise SWOT
• O estabelecimento de metas
• A formulação de estratégias
• Implementação
• Feedback e controle
Referências Bibliográficas:
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 15 ed. São Paulo:
Pearson, 2019.
VARADARAJAN, Rajan. Theoretical underpinnings of research in strategic marketing:
a commentary. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 47, p.30–36,
outubro de 2019.
SCHIAVONE, Francesco; SIMONI, Michele. Strategic marketing approaches for the
diffusion of innovation in highly regulated industrial markets: the value of market
access. Journal of Business & Industrial Marketing, v. 34, n. 7, p· 1606–1618, maio
de 2019.
Objetivo: Consolidar os conceitos e ferramentas de marketing e aplicá-los na gestão do
marketing estratégico das organizações, levando o aluno a desenvolver uma visão
holística de marketing com a capacidade de discutir as principais estratégias de
marketing.

2. Cenários Econômicos
Conteúdo Programático:

• Fundamentos da oferta e da demanda
• Demanda individual e demanda de mercado
• Teoria da firma
• Análise de mercados competitivos
• Poder de mercado
• Determinação de preços e poder de mercado
• Competição monopolística e oligopólio
• Mensurando a economia do país
• Determinação do PIB no curto prazo
• Moeda, sistema financeiro e política monetária
• A demanda por moeda e a determinação da taxa de juros
• O modelo IS-LM
• Mercado de trabalho: taxa de desemprego, determinação salarial
• Economia internacional
• Crescimento e desenvolvimento econômico
Referências Bibliográficas:
SILVA, César Roberto Leite da. Economia de mercados: introdução a economia, 20ª
ed. São Paulo: Saraiva, 2017.
SILVA, Daniele F.; S., Iraneide Azevedo S. Economia. São Paulo: Grupo A, 2017.
VASCONCELLOS, M. A. S; TONETO JUNIOR, R.; GREMAUD, A. P. Economia
brasileira contemporânea. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2017.
Objetivo: Proporcionar conhecimentos e ferramentas para que o aluno posso analisar os
ambientes macroeconômico e microeconômico e com base nesta análise, tomar decisões
gerenciais relacionadas a gestão de marketing bem como possibilitar a construção de
cenários econômicos.

3. Gestão de Processos em Marketing
Conteúdo Programático:
• Modelo de Negócio

• Jornada do cliente
• Experiência do cliente
• Diferença entre visão tradicional x visão de processos
• Processos empresariais
• Estratégias de marketing
• Processos de marketing
• Gestão de processos de marketing
• Necessidades dos clientes: identificando e criando valor
Referências Bibliográficas:
FESTA, Giuseppe; ROSSI, Matteo; KOLTE Ashutosh; SITUM, Mario. Territory-based
knowledge management in international marketing processes – the case of “Made in
Italy” SMEs. International marketing processes, v. 32, n. 3, p. 425-442, outubro de
2019.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 15 ed. São Paulo:
Pearson, 2019.
SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da produção. 8 ed.
São Paulo: Atlas, 2018.
Objetivo: Consolidar os conceitos de gestão de processos empresariais, conhecer e
analisar os processos de marketing de forma a identificar lacunas e propor melhorias no
processo de marketing.

4. Métodos Quantitativos em Marketing
Conteúdo Programático:
• Estatística
• Estatística aplicada a administração e ao marketing
• Modelos quantitativos de análise
• Amostragem e seleção
• Ferramentas de análise
• Planejamento e execução de pesquisa quantitativa
• Análises estatísticas em pesquisa de marketing

Referências Bibliográficas:
BORGES, Glauco José Ribeiro et al. Panorama do Uso de Métodos Quantitativos em
Pesquisas sobre Marketing de Relacionamento com Egressos. Revista de
administração, sociedade e inovação. v.6, n.2, dezembro de 2020.
FREUND, John E. Estatística Aplicada: Economia, Administração e Contabilidade.
São Paulo: Grupo A, 2019.
LANA, Jeferson et al. Caso para ensino: o processo de escolhas metodológicas em uma
abordagem quantitativa. Revista De Contabilidade E Organizações, v.12, outubro de
2018.
Objetivo: Apresentar os conceitos estatísticos e compreender as principais técnicas
para o desenvolvimento aplicação, análise de dados e avaliação de pesquisas
quantitativas aplicadas ao marketing.

5 . Comportamento do Consumidor (B2C)
Conteúdo Programático:
• Construção de valor, satisfação e fidelidade do cliente
• Valor percebido pelo cliente
• Satisfação total do cliente
• Medida de satisfação
• Maximização do valor do cliente ao longo do tempo que influencia o
comportamento de compra
• Fatores culturais
• Fatores sociais
• Fatores pessoais
• Fatores psicológicos
• Motivação e as principais teorias motivacionais
• Percepção
• Aprendizagem
• Memória
• Processo de decisão de compra: o modelo de cinco estágios

Referências Bibliográficas:
BANOV, Márcia R. Comportamento do consumidor: vencendo desafios. São Paulo:
Cengage Learning Brasil, 2017.
DEL, Hawkins. Comportamento do Consumidor. São Paulo Grupo GEN, 2018.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 15 ed. São Paulo:
Pearson, 2019.
Objetivo: Apresentar as principais variáveis e pressupostos determinantes do
comportamento dos consumidores e suas implicações no desenvolvimento das
estratégias mercadológicas e das ações de marketing nas organizações, bem como
diferenciar os principais fatores de influência do comportamento humano e avaliar as
atitudes das pessoas voltadas ao consumo

6. Comportamento do comprador organizacional (B2B)
Conteúdo Programático:
• Comportamento do comprador organizacional
• Organizações no papel de compradores
• Processo de decisão de compra das organizações
• Processo pré-compra
• Processo pós compra
Referências Bibliográficas:
HOLLAND, Chistopher; THORNTON, Sabrina C; NAUDÉ, Peter. B2B analytics in
the airline market: Harnessing the power of consumer big data, Industrial Marketing
Management, v.86, p. 52-64, abril de 2020.
HUTT, Michael D.; SPEH, Thomas W. B2B: Gestão de Marketing em Mercados
Industriais e Organizacionais – Tradução da 10ª edição norte-americana. São
Paulo: Cengage Learning Brasil, 2018.
ROCHA, Marcos Donizete Aparecido. Comportamento de compra e consumo em
B2B. São Paulo: Saraiva, 2017.

Objetivo: Apresentar o processo de compra do comprador organizacional,
demonstrando suas particularidades, demostrando as características do comprador
organizacional e as variáveis que interverem no processo de compra.

7. Pesquisa de Marketing
Conteúdo Programático:
• Pesquisa de marketing – conceitos, importância para tomada de decisão e
ética na pesquisa
• Tipos de pesquisa de marketing
• Concepção da pesquisa – Etapas da pesquisa de marketing
• Técnicas qualitativas e quantitativas
• Coleta e análise de dados
Referências Bibliográficas:
BARQUETTE, Steal. Pesquisa de marketing. São Paulo: Saraiva, 2017.
WALTER, NIQUE; WAGNER, LADEIRA. Pesquisa de Marketing, 2ª edição. São
Paulo: Grupo GEN, 2017.
ZANOTTA, Egydio Barbosa. Pesquisa de marketing. São Paulo: Grupo GEN, 2018.
Objetivo: Demostrar a importância da ferramenta de pesquisa em marketing,
apresentar as principais técnicas para a elaboração de pesquisas de marketing.
Desenvolver a habilidade de análise e aplicação das pesquisas de marketing.

Carga Horária:

88 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 45
 
Ministrantes: Alex Luiz Ferreira
Gilberto Tadeu Shinyashiki
Janaina de Moura Engracia Giraldi
Jonny Mateus Rodrigues
Marcelo Botelho da Costa Moraes
Silvia Inês Dallavalle de Pádua
Simone Vasconcelos Ribeiro Galina
Sonia Valle Walter Borges de Oliveira


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP