Atividade

111900 - Marketing, Comunicação e Qualidade em Serviços Públicos

Período da turma: 06/08/2024 a 10/09/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: A disciplina objetiva possibilitar aos alunos conhecer e debater os conceitos e o estado da arte da gestão da qualidade adotada no serviço público e seu desdobramento em indicadores e atendimento ao cidadão. A bibliografia e experiências (exemplos, estudos de caso e vivência do docente) permitirão o aprofundamento da análise de desempenho e seus termos, que regem o viés de indicadores e atendimento. Um conjunto de ferramentas de qualidade será apresentado como base para o desenvolvimento da capacidade de avaliação de serviços e programas e de resolução de problemas. Abordará, também, a importância da comunicação no setor público, suas características, objetivos e algumas ferramentas. Busca-se trabalhar com a comunicação pública em duas perspectivas, a saber: a) como um processo relacional transparente, o qual conta com o diálogo e a participação do cidadão; e b) como um processo de marketing.

Bibliografia:
JULIANI, F.; OLIVEIRA, O. J. Lean six sigma in the public sector: overcoming persistent management challenges. Quality Management Journal, v. 28, n. 2, p. 58–75, 2021.

LOBATO, T. Z.; VARGAS, M. H.; HERNÁNDEZ, J. J. R.; PENTÓN, Y. B. ¿Cómo se percibe la aplicación de procesos de calidad de la ingeniería, en la administración pública? Revista INFAD de Psicología, v. 1, n. 1, p. 215-230, 2021.

MARIMON, F.; MELÃO, N.; BASTIDA, R. Motivations and benefits of quality management systems in social services: mediation of the implementation process. Total Quality Management & Business Excellence, v. 32, n. 7-8, p. 693-718, 2019.

PIMENTEL, P. C.; PANKE, L.; TESSEROLI, R.; GARCIA, B. E. S.; MOTTA, J. R. Brasil, mostra tua cara: 30 anos de marcas do Governo Federal. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, v. 10, n. 23, p. e022018, 2022.

RODGERS, B.; ANTONY, J.; EDGEMAN, R.; CUDNEY, E. A. Lean Six Sigma in the public sector: yesterday, today and tomorrow. Total Quality Management & Business Excellence, p. 1-13, 2019.

VIEGAS, R. R.; ABRUCIO, F. L.; LOUREIRO, M. R. G.; TEIXEIRA, M. A. C.; BORALI, N. A comunicação dos tribunais de contas e ministérios públicos nas redes sociais: os desafios da accountability na democracia digital Revista de Administração Pública, v. 56, n. 3, p. 324-348, 2022.

WORLD BANK GROUP. Doing business 2019: training for reform. Washington, DC. The World Bank Group. https://espanol. doingbusiness.org/content/dam/doingBusiness/media/Annual-Reports/English/DB2019-report_web-version.pdf. Acesso em: 25 out. 2021.

VINNI, R. The potential of design thinking and total quality management in creating public value in network of institutes and schools of public administration in Central and Eastern Europe. The NISPAcee Journal of Public Administration and Policy, v. 14, ed. 1, p. 285-309, 2021.

Carga Horária:

15 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 90
 
Ministrantes: Mauricio da Silva Correia


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP