Atividade

111883 - Uma abordagem da Teoria elementar dos Números nos anos iniciais: Aritmética - 2023

Período da turma: 15/04/2023 a 01/07/2023

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Programa:
Encontro 1: números primos;
Encontro 2: Tipos de números: números figurados (triangular, quadrado...), palíndromos, Fibonacci.
Encontro 3 – Sistemas de Numeração (abordagem histórica: maia, babilônico, ...)
Encontro 4 – Sistemas de Numeração não decimais (trabalhar com bases diferentes de dez);
Encontro 5 – Significado das operações com números inteiros: adição, subtração, multiplicação e divisão;
Encontro 6 – Divisibilidade, divisão com restos e Teorema Fundamental da Aritmética.

Ementa:
O curso pretende abordar as diversas concepções sobre a metodologia de resolução de problemas, bem como as diversas estratégias de resolução. Os problemas propostos terão as seguintes características: abertos (com várias soluções), alguns sem solução (dados insuficientes), desafiantes, que proporcionem a formulação de conjecturas, que apresentem regularidades e padrões, que estimulem a visualização, que proporcionem diversas representações e estimulem a criatividade.
As atividades serão desenvolvidas principalmente em grupo.
Trabalhar com desafios, questões de diversas competições matemáticas é uma oportunidade rica para desenvolver o pensamento matemático.

Bibliografia:

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo: Loyola, 1995.

BANDEIRA, E. Linguagem escrita em aulas de matemática: uma experiência em sala de aula. In: Anais do X EGEM - Encontro Gaúcho de Educação Matemática. Ijuí/RS: UNIJUÍ, 2009.


BEZERRA,M.C.A.As quatro operações básicas: uma compreensão dos procedimentos algorítmicos.Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2008

BOAVIDA, A. et al. A Experiência Matemática no Ensino Básico.Programa de Formação Continuada em Matemática para Professores dos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico. Lisboa: Ministério da Educação. 2008.

CARAÇA, Bento de Jesus. Conceitos Fundamentais de Matemática. Lisboa: Gradiva, 1998.

EVES, H. Introdução à história da Matemática. Campinas, SP: UNICAMP, 1995.

LINS, R.C.; GIMENEZ, J. Perspectivas em aritmética e álgebra para o século XXI. 4.ed. Campinas, SP: Papirus, 1997.

PARRA, C.; SAIZ, I. et. Didática da Matemática. Reflexões Psicopedagógica. Porto Alegre: Edições Médica, 1996.

NACARATO, A.M., MENGALI, B.L.S., PASSOS, C.L.B. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. São Paulo: editora autêntica,2019.

NUNES, T. et al. Introdução à Educação Matemática: números e operações numéricas. 2. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2009.

ORE, O. Number theory and its history. New York: McGraw-Hill, 1948.

RESENDE, M. R.; MACHADO, S. D. A. O ensino de matemática na licenciatura: a disciplina teoria elementar dos números. Educação Matemática Pesquisa. São Paulo, v.14, n.2, pp 257 – 278, 2012.

STEWART, I. O fantástico mundo dos números. A matemática do zero ao infinito. Rio de Janeiro: editora Zahr, 2016.

THIES, VANIA GRIM e ALVES, ANTONIO MAURICIO MEDEIROS. Material didático para os anos iniciais: ler, escrever e contar In: Práticas pedagógicas na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental: diferentes perspectivas / Gabriela Medeiros Nogueira (org.). – Rio Grande: Editora da FURG, 2013.

WALL, E.S. Teoria dos números para professores do ensino fundamental. Porto Alegre: AMGH, 2014.

VAN DE WALLE, J. A. Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. Trad. Paulo Henrique Colonese. 6. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2009.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: Ana Paula Jahn
Rogerio Osvaldo Chaparin


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP