111805 - Processos pedagógicos de ensino dos esportes coletivos |
Período da turma: | 22/05/2023 a 05/06/2023
|
||||
|
|||||
Descrição: | EMENTA:
Este curso de difusão, que se estrutura por meio remoto, consiste em um espaço para apresentação e discussão sobre processos pedagógicos relacionados à iniciação aos esportes coletivos. Tem seus conteúdos compostos por tópicos como aprendizagem, métodos de ensino e planejamento de aulas/treinos. BIBLIOGRAFIA: • AQUINO, R.L.Q.T. et al. Proposta de sistematização de ensino do futebol baseada em jogos: desenvolvimento do conhecimento tático em jogadores com 10 e 11 anos de idade. Motricidade, v.11, p.115-128, 2015. • BAYER, C. O ensino dos desportos colectivos. Lisboa: Dinalivros, 1994. • BUNKER, B.; THORPE, R. The curriculum model. In: THORPE, R.; BUNKER, D.; ALMOND, L (ed.). Rethinking games teaching. Loughborough: University of Technology, 1986. p.7-10. • COSTA, I.T.; GRECO, P.J.; MESQUITA, I.; GRAÇA, A.; GARGANTA, J. O Teaching Games for Understanding (TGfU) como modelo de ensino dos jogos desportivos coletivos. Revista Palestra, v.10, p.69-77, 2010. • DAOLIO, J.; MARQUES, R.F.R. Relato de uma experiência com o ensino do Futsal para crianças de 9 a 12 anos. Motriz, v.10, n.3, p.169-174, 2003. • HODKINSON, P.; BIESTA, G.; JAMES, D. Understanding learning cultures. Educational Review, v. 59, n. 4, p. 415–427, 2007. • HODKINSON, P.; BIESTA, G.; JAMES, D. Understanding Learning Culturally: Overcoming the Dualism Between Social and Individual Views of Learning. Vocations and Learning, v. 1, n. 1, p. 27–47, 2008. • HODKINSON, P. Learning as cultural and relational: Moving past some troubling dualisms. Cambridge Journal of Education, v. 35, n. 1, p. 107–119, 2005. • GARGANTA, J. Para uma teoria dos jogos desportivos colectivos. In: GRAÇA, A.; OLIVEIRA, J. O ensino dos jogos desportivos. 3.ed. Porto: Universidade do Porto/Centro de Estudos dos Jogos Desportivos, 1998. p.11-26. • GRECO, P.J. Métodos de ensino-aprendizagem-treinamento nos jogos esportivos coletivos. In: GARCIA, E.S.; LEMOS, K.L.M. Temas Atuais VI em Educação Física e Esportes. Belo Horizonte: Saúde, 2001. p.48-72. • MENEZES, R. P. Perspectiva de ensino-aprendizagem dos princípios de ação e das regras de ação nos esportes coletivos de invasão. Pensar en Movimiento, v.18, p.1-14, 2021. • MENEZES, R. P. Enseñanza de los deportes colectivos de invasión: de las generalizaciones a las especificidades. Revista Peruana de Ciencias de la Actvidad Física y del Deporte, v.8, p.1189-1199, 2021. • MENEZES, R.P.; MARQUES, R.F.R.; NUNOMURA, M. Especialização esportiva precoce e o ensino dos jogos coletivos de invasão. Movimento, v.20, n.1, p.351-373, 2014. • MORBI, M.R.; MATEU, P.; MARQUES, R.F.R. Tornando-se um treinador de futsal de elite: um estudo de caso brasileiro. Movimento, v.26, p. e26065, 2020. |
||||
Carga Horária: |
10 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 50 | ||||
Ministrantes: |
Rafael Pombo Menezes Renato Francisco Rodrigues Marques |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |