Atividade

111803 - Marketing e Comunicação Digital

Período da turma: 04/07/2023 a 03/08/2023

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Descrição: 1ª AULA e 2ª AULA
- Definição de Marketing e Comunicação segundo a teoria dos 3 Puts (Inputs, Throughputs e
Outputs)
• Evolução dos conceitos ao longo do tempo (ontem, hoje e tendências).
• A Comunicação online e offline em um processo sistêmico.
• Novo organograma dos departamentos de comunicação e marketing neste ambiente.
• Responsabilidades compartilhadas da comunicação nas redes sociais (LinkedIn e o RH,
SAC 2.0 e o atendimento etc.)
• Social media interno ou fornecedor externo.

- O Marketing e a Gestão estratégica: a importância dos modelos de análise e a comunicação
online e offline
• Análise Multifatorial
• Matriz de Crescimento e Participação
• Análise Ambiental
• A Pesquisa Mercadológica
• A SWOT
• Análise Integrada

- Comunicação Integrada de Marketing e o cenário de mudança constante - o novo contexto
• O processo da Comunicação
• Níveis de Comunicação
• Os 14 Objetivos da Comunicação
• Novo modelo de briefing para a conexão online e offline.
• Cases de sucesso em grandes, médias e pequenas empresas.

3ª AULA
- Estratégias de integração da comunicação
• As novas dinâmicas das agências de comunicação
• Agências 360o
• Envolvimento participativo de todas as organizações envolvidas
• - As métricas de ativação e integração para a análise e avaliação de campanhas
transmídia.
• Métricas de ativação e integração
• Etapa de planejamento e avaliação de resultados de campanhas transmídia

4ª AULA
- Comunicação, tecnologias digitais e a cultura em rede
• Aspectos teóricos da comunicação digital
• Integração das ações de comunicação
• Campanhas mistas (online e offline)
• Hashtags e Metamarcadores.

- Interfaces, interatividade e conectividade das mídias digitais
• Novas interfaces e formas de interação como Realidade Virtual, Realidade Aumentada
e web apps
• Integração das (e com as) novas mídias
• Resultados comunicacionais (grau de imersão)
- Conteúdo como commodity, veículo e produto final
• TICs e as ações de “marketing” de conteúdo e de experiência

5a AULA
- Inbound Marketing: Estratégia para atrair clientes, internautas, para sua marca através de
conteúdos, (imagens, textos, vídeos, áudios) relevantes aumentando leads, e convertendo em
vendas ou seguidores.
• Conceito de copyright para a comunicação digital
• Entender quais expectativas dos internautas-alvo
• O que falta para o internauta “comprar”?
• Cases

- SEO (Search Engine Optimization) - otimização para mecanismos de busca
Estratégias que facilitam os resultados de buscas no Google, Bing, YouTube, Facebook
etc.
• Analytics
• Tipos de campanhas (institucional, display)
• Remarketing e Retarget
- Conteúdo
• A importância da geração de conteúdo para mídias sociais.
• Produção de conteúdo relevante
• Blogs e influenciadores digitais, ferramentas.
• Canais YouTube, Vimeo, Igtv, Linkedin
• Técnicas de copyright para conteúdos
• Memes e virais.

6ª AULA
- Estratégia de Redes Sociais
• Planejamento de Redes Sociais.
• Importância do Social Media Communication (SMC).
• E SMO (Social Media Optimization): SMC e SMO, comércio social.
• Escolhendo a mídia social adequada para seu negócio.
• Construir uma comunidade online: dicas para construir sua comunidade.
• Facebook e Instagram (criando estratégias de comunicação) Facebook Ads. Dicas e cases
• Instagram: Encontrando sua audiência-alvo, criando sua narrativa, gravando post vídeos
• adequados, o poder das hashtags. Explorando Stories para vendas. Dicas e cases
• LinkedIn: Usando o LinkedIn para negócios. Descobrindo e construindo seu networking. Implementação de técnicas de vendas e marketing. Usando anúncios no LinkedIn. 10, recursos no LinkedIn. Dicas e cases.
• YouTube: por que usar YouTube para marketing? Criação de uma marca no YouTube.
Como aumentar o tempo de visualização dos vídeos. O que é mais importante para
conseguir inscritos no canal. Como ganhar e manter assinantes no YouTube. Dicas e
cases.
• Twitter: o que é, por que vale a pena, o que fazer com ele, como iniciar/funciona, como anunciar no Twitter (Twitter analytics, formatos de anúncios, anúncio segmentado etc.),
• Twitter ads; ferramentas valiosas para o Twitter: Crowdfire, Buffer, Twitter cards. Dicas e cases.
• Redes sociais específicas: Vero, Strava, Run Keeper, Reddit, Google +, Spotfy, Netflix, IGTV (tendências) etc.
• Chatbot. Cases.

7ª AULA e 8ª AULA
- Inteligência Competitiva aplicada no Ambiente Digital
• O Papel da Ciência de Dados e Big Data na Transformação Digital.
• O crescimento do Universo de Dados Digitais.
• Big Data e as novas tecnologias.
• Inteligência Artificial e as mudanças ao longo do tempo.
• Aprendizado de máquina.
• Transformando dados em valor. Mensuração do valor da informação.
• O papel do cientista de dados.
• O futuro do marketing e as competências exigidas pelo novo cenário.
• Cases de sucesso

9ª AULA
- Comportamento do Consumidor na Web
• Comportamento dos internautas brasileiros.
• O novo consumidor.
• Quem compra na web? Segmentação Geográfica, Sociodemográfica e Psicográfica.
Perfis típicos dos consumidores na Web.
• Como compram na web? Navegação, compras, redes sociais, utilização do mobile,
consumo constante de informações.
• Participação ativa nas redes sociais e de relacionamento.
• Micro Momentos, com foco intenso sobre um assunto, conteúdo ou pesquisa em curto
período de tempo.
• O consumidor nas redes: Comunidades web.
• Gestão de redes com foco no prossumidor.
- Jornada do consumidor online
• Brand Persona, Buyer Persona.
• Como o internauta realiza a busca por soluções e tem disposição de compra via e-
commerce.
• O que atrai em um anúncio, post, links patrocinados.
• Como se processa o funil de vendas online.

10ª AULA e 11ª AULA
- O que é ROI em Comunicação Digital?
- Como monitorar?
• Seguidores
• Curtidas
• Alcances
• Impressões
• Leads
• 2ª compra
• Fidelidade

- Aspectos do retorno
• Vendas
• Relevância da Marca
• Saúde da Marca
• Seguidores
- Analytics
• Campanhas de Search Marketing
• Campanhas de Inbound Marketing
- Como calcular quanto vale (Desenvolver a fórmula de cálculo)
• Click
• Curtida
• Compartilhada
• Interação (boa ou ruim)
• Impressão
• Leads
• Visita ao site
• Seguir a marca nas redes sociais
• Influenciadores
- Análise geral sobre o budget digital + investimentos que levam ao digital.
- Ferramentas de métricas (Google Analytics, Facebook Analytics).

12ª AULA
- Ética e Legislação Aplicada a Internet
• Fake News, crise de comunicação, fatos não comunicáveis.
• A ética como estratégia digital organizacional: Comparativo de cases.
• Ética e privacidade: O acesso e uso dos dados do consumidor na era digital. Cases.
• Ética organizacional digital: Outras nuances.
• Questão dos Direitos Autorais na Internet.
• Legislação da Internet: Comparativo das aprovadas no Brasil, Europa e Estados Unidos.
• Posicionamento da UNESCO frente aos Fake News.
• A internet verde
• Robôs, Inteligência artificial, Big Data e o futuro das redes digitais na perspectiva da
Ética.

Bibliografia:
- ADOLPHO, Conrado. Os 8 Ps do Marketing Digital. Novatec, 2010.
- ASLAM, Kasim. The 7 Critical principles of effective Digital Marketing. Scottsdale,
Arizona: Stone soup hustler publications, 2017.
- ASSAD, Nancy. Marketing de Conteúdo. Atlas, 2016.
- BARGER, Christopher. O Estrategista em mídias sociais.
- CIPRIANI, Fábio. Estratégia em mídias sociais. Campus, 2014. 2ed.
- ELAD, Joel. LinkedIn for dummies. Hoboken, New Jersey: John Whiley & Sons, Inc. 2018.
- GABRIEL, Martha. Marketing na Era Digital. Novatec, 2010.
- GRAY, Noah ; FOX, Michael. Social Media Marketing. 2nd Edtion. Middletown, DE: 2018.
- HANDLEY, Ann. Everybody Writes. Hoboken, New Jersey: John Whiley & Sons, Inc. 2014.
- HARRIS, James. Youtube Marketing: From 0 to 100k Subscribers. USA: CPSIA, 2017
- HERMAN, Jenn. Et. Instagram for Business for Dummies. Hoboken, New Jersey: John
Whiley & Sons, Inc. 2018.
- KOTLER, Philip et al. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Sextante, 2017.
- LONGO, Walter. Comunicação na era pós-digital. HSM, 2014.
- MACARTHY, Andrew. 500 Social Media Marketing Tips. Middletown, DE: SPRING
EDITION, 2018.
- MCDONALD, Jason, Ph.D. Social Media Marketing Workbook: How to use Social Media
for Business. Middletown: Jm internet group, 2018.
- MEERT, Brian. The complete guide to Facebook Advertising .Middletown,DE:
Advertisemint, 2018.
- MICELI, André; SALVADOR, Daniel. Planejamento de Marketing Digital. 2ed. Brasport,
2017.
- POLO, Fernando; POLO,Juan Luis. #Socialholic: tudo o Que Você Precisa Saber Sobre
Marketing Nas Mídias Sociais. São Paulo: Senac, 2018
- POWEL, Guy R. et al. Retorno sobre o investimento em mídias sociais: Como definir,
medir e avaliar a eficácia das redes sociais. Campus, 2011.
- SÁ, Patricia Riccelli Galante; LIMA, Vitor Moura. Comunicação, planejamento e
convergência de mídias. São Paulo: FGV, 2018.
- TERRA, Carolina Frazon. Mídias Sociais e agora? Difusão, 2011.
- ZIMERMAN, Jan. Marketing digital para leigos. 3 ed. Alta books,2014.
- YANAZE, Mitsuru H. Gestão de Marketing e Comunicação: Avanços e Aplicações. 3ed. Saraiva, 2011.
- YANAZE, Mitsuru; FREIRE, Otavio; SENISE, Diego. Retorno de Investimentos em Comunicação. 2a ed. SENAC/DIFUSÃO, 2013.

Carga Horária:

40 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 300
 
Ministrantes: Alan César Belo Angeluci
Caetano Haberli Junior
Edgar Almeida
Felipe Chibás Ortiz
Francisco Clairton Araujo
Heliodoro Teixeira Bastos Filho
Leandro Key Higuchi Yanaze
Mitsuru Higuchi Yanaze
Rubens Yoshio Yoshida
Rui José de Oliveira
William Antonio Cerantola


 
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