Atividade

111691 - Módulo: Visão de Futuro

Período da turma: 06/06/2024 a 29/01/2026

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Disciplina: ECONOMIA GLOBAL
Ementa: Análise do ambiente macroeconômico. Mensuração da atividade econômica. Moeda e sistema financeiro. Variáveis e conceitos fundamentais: Produto Interno Bruto (PIB), Emprego, Inflação, Juros, Câmbio, Dívida, Balança Comercial. Análise de cenários macroeconômicos e seus efeitos sobre negócios e estratégia.

MANKIW, G. Princípios da Macroeconomia, 6ª ed. São Paulo: Editora Cengage Learning, 2013.
NORDHAUS, S. Economia. 19ª ed. São Paulo: Editora AMGH, 2012.

Disciplina: GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E BIG DATA
Ementa: Os impactos que a TI tem exercido nos negócios. A tecnologia da Informação e suas aplicações no mundo corporativo. Sistemas de informação transacionais e gerenciais. E-business, quadros de referência de gestão de TI. Introdução ao Big Data. Principais ferramentas para análise do Big Data. Principais tendências de TI e Big Data nas organizações.

ALCANTARA, L. K. de. Big Data e IoT: Desafios da Privacidade e da Proteção de Dados no Direito Digital. São Paulo: Bok2,
2017.
BERGSON, L. R. Gestão e Governança de Dados: promovendo dados como ativo de valor nas empresas. Rio Janeiro:
Editora Brasport, 2013.
BERRY, M.J.A; LINOFF, G. Data Mining Techniques for Marketing, Sales and Customer Support. 3ª ed. New York, USA: John
Wiley & Sons, Inc., 2011.
LAUDON, K. C. Management Information Systems. 9ª ed. Pearson, 2011.
MACHADO, F. N. R. Big Data. O Futuro dos Dados e Aplicações. São Paulo: Editora Érica, 2018.




Disciplina: CENÁRIOS E ESTRATÉGIAS
Ementa: Definição de planejamento estratégico. As questões fundamentais do planejamento estratégico e benefícios.
Planejamento estratégico X Plano de negócios. Elaboração de diagnóstico - análise do ambiente externo: identificação de
ameaças e oportunidades. Elaboração de diagnóstico: identificação de fatores críticos de sucesso do negócio, análise dos pontos fortes e fracos das funções empresariais e análise das vantagens competitivas. BSC - Balanced Scorecard: modelo de referência para planejamento estratégico.

ALMEIDA, M.I.R. Manual de Planejamento Estratégico 2ª Ed. São Paulo: Atlas, 2009
ANSOFF, H.I. Estratégia empresarial. São Paulo: Mcgraw-Hill do Brasil, 1977.
___________, A nova estratégia empresarial. São Paulo: Atlas, 1990.
BATEMAN, T. S.; SNELL S. A. Administração: construindo vantagem competitiva.2ª ed. São Paulo: Atlas: 2012. BESANKO, D.; DRANOVE, D.; SHANLEY, M. & SCHAEFER, S. Economics of Strategy. 4th Ed. John Wiley & Sons, 2007 CERTO, S.C. e PETER, J.P. Administração Estratégica: planejamento e implantação da estratégia. Trad. Flavio D.Steffen. São Paulo: Makron Books do Brasil Editora Ltda, 1993.
DAMODARAN, ASWATH Gestão Estratégica do Risco: uma referência para a tomada de riscos empresariais. Trad. Felix
Nonnenmacher. São Paulo: Artmed Editora SA, 2009.
DIXIT, A.K. & NALEBUFF, B.J. The Art of Strategy: a Game Theorist´s guide to success in business and life. New York: W. W.
Norton &Company, 2008.
FISCHMANN, A.A.; ALMEIDA, M.I.R. Planejamento Estratégico na Prática. 3ª ed. São Paulo: ATLAS, 2018.

Carga Horária:

84 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 500
 
Ministrantes: Alexandre Del Rey
Daniel Reed Bergmann
Edson Ricardo Barbero
José Glimovaldo Lupoli Junior
Jose Mauro da Costa Hernandez


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP