Atividade

111685 - Módulo: Competências de Liderança, Relacionamento e Gestão de Projetos

Período da turma: 06/06/2024 a 29/01/2026

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Descrição: Disciplina: LIDERANÇA E ALTA PERFORMANCE DE EQUIPES
Ementa: Fundamentos básicos do desenvolvimento de equipes. O valor do trabalho em equipe. Grupo x Equipe. Formulação e evolução de uma equipe eficiente. Liderança: Chefe x líder. Desenvolvimento da liderança. Tipos de participantes de uma equipe de trabalho. Desenvolvimento pessoal e grupal. Administração de conflitos. Comunicação no trabalho de equipe. Dinâmicas de grupo para o desenvolvimento da equipe. Jogos e simulações como facilitadores de aprendizagem cognitiva e atitudinal. Critérios de escolha das técnicas a serem utilizadas. Papel e responsabilidades do coordenador do grupo.

BLANCHARD, K. Liderança de alto nível – como criar e liderar organizações e alto desempenho. Bookman Companhia Editora, 2011.
DUTRA, J. Gestão por competências. São Paulo, Gente, 2001.
FLEURY, A.; FLEURY, M. T. L. Estratégias empresariais e formação de competências. 2ª Ed. São Paulo: Atlas, 2004.
JUDGE, T. A.; ROBBINS, S. P.; SOBRAL, F. Comportamento Organizacional: Teoria e Prática no Contexto Brasileiro. 14ª ed.
São Paulo: Pearson, 2011.
KOTTER, J.P. Liderando Mudanças - Transformando Empresas Com A Força Das Emoções. Elsevier, 2013.


Disciplina: NEGOCIAÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS
Ementa: A negociação como instrumento de gestão e liderança de equipes. As características do bom negociador. O perfil do negociador brasileiro. Os ambientes de negociação e os principais tipos e abordagens. O processo, planejamento e preparação de negociações. As formas de abordar conflitos. O posicionamento estratégico e passos táticos. Modelo de partes em negociação. Negociação integrativa e negociação distributiva. Maximização de resultados/relacionamento com as partes. Uso da informação, do tempo e do poder.

DUZERT, Y. Negociações Empresariais: Série Gvlaw. São Paulo: Saraiva, 2012.
FISHER, R.; URY, W.; PATTON, B. Como Chegar ao Sim. Editora Sextante, 2018.
LEWICKI, R.; BARRY, B.; SAUNDERS, D. M. Fundamentos da Negociação. 2.a. edição. McGrawhill, 2014.
MARTINELLI, D. P.; VENTURA, C. A. A.; MACHADO, J. R. Negociação Internacional. São Paulo: Atlas, 2004.

Disciplina: MARKETING ESTRATÉGICO
Ementa: Fundamentos de Marketing. Planejamento, implementação e gestão de marketing. O papel do marketing nas organizações. Estratégias competitivas em marketing. Segmentação, posicionamento e colocação no mercado. Desenvolvimento do mix de marketing (produto, preço, canais de distribuição e promoção). Planejamento, implantação e controle de marketing. Processo de abertura de novos mercados e manutenção ou crescimento em mercados correntes.
HOOLEY, G. J.; SAUNDERS, J. A.; PIERCY, N. F. Estratégia de Marketing e Posicionamento Competitivo. 3a ed. São Paulo: Pearson, 2006.
JANUZZI, P. M. Indicadores sociais no Brasil. São Paulo, Ed. Alínea, 5a edição, 2012.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 15a ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2018.
KOTLER, P.; LEE, Nancy R. Marketing contra a pobreza. Porto Alegre: Ed. Bookman, 2009.
KOTLER, P.; KARTAJAYA, H. Marketing 3.0: As Forças do Marketing Que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado no Ser Humano. 1a ed. Rio de Janeiro: Campus, 2010.
KOTLER, P.; KARTAJAYA, H; SETIAWAN, I. Marketing 4.0. Rio Janeiro: Editora Sextante, 2017.
MAZZON, J.A.; KAMAKURA, W. A. Estratificação socioeconômica e consumo no Brasil. São Paulo, Ed. Blucher, 2013. MELLO, P. C. Potencial de consumo, recursos naturais e economia brasileira. São Paulo, Saint Paul Editorial, 2012.
RIES, A.; TROUT, J. Positioning: The Battle For Your Mind. 20a ed. Nova York: McGraw-Hill, 2000.
WEDEL, M.; KAMAKURA, W. Market Segmentation: Conceptual and Methodological Foundations. 2a ed. Norwell: KAP, 2000. YANAZE, M. H. Gestão de Marketing e Comunicação: Avanços e Aplicações. 2a ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

Disciplina: GESTÃO DE PROJETOS
Ementa: Uso de projetos na implementação das estratégias operacionais. Razões para falhas em projetos. Definição de escopo de objetivos de projetos. Interação cross-functional. Seleção da equipe e gestor do projeto. Planejamento de projetos. Diagrama de redes de projetos. Sequência das atividades críticas que determinam a duração de um projeto: PERT e COM. Considerações que os gerentes devem se atentar na avaliação de risco de um projeto. Cálculo da probabilidade de completar o projeto no prazo pré-determinado. Cronograma de projeto de mínimo custo. Análise custo x tempo. Monitoramento e controle de projetos.

KERZNER, Harold, Gestão de Projetos: as melhores práticas. 3ª ed. Bookman, 2016.
MAXIMIANO, A. C. A. Administração de projetos: como transformar idéias em resultados.5ª ed. São Paulo: Atlas, 2014.
MENEZES, L. C. de M. Gestão de projetos. 3. ed. São Paulo: Atlas 2009.
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. PMBOK: um guia do conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos. 4. ed.
Pensylvania: Project Management, 2010.

Disciplina: ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA
Ementa: Princípio da Independência. Fluxos Incrementais. Projeção de Receitas. Market Share. Custos Amortizados. Custo de Oportunidade. Efeitos Colaterais. Custo de Financiamento. Projeção de Fluxo de Caixa Operacional. Capital de Giro. CAPEX. Depreciação. Análise de Fluxo de Caixa Total do Projeto: Payback simples e descontado, VPL, TIR e TIR Modificada. Índices de Lucratividade. Risco e retorno. CAPM (Capital Asset Pricing Model). CMPC (Custo Médio Ponderado de Capital). Análise de Cenário. Análise de Sensibilidade.

DUARTE JUNIOR, A. M. Análise de investimentos em projetos: viabilidade financeira e risco. 2013.
DE ABREU FILHO, José Carlos Franco; CURY, Marcus Vinicius Quintella. Análise de projetos de investimentos. Editora FGV, 2018.

Carga Horária:

106 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 500
 
Ministrantes: Alan Nader Ackel Ghani
Daniel Reed Bergmann
Francisco Javier Sebastian Mendizabal Alvarez
José Glimovaldo Lupoli Junior
Jose Mauro da Costa Hernandez
Maria Lucia Granja Coutinho


 
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