Atividade

111683 - MÓDULO: GESTÃO DO CAPITAL HUMANO, DE RECURSOS E OPERAÇÕES

Período da turma: 20/05/2025 a 08/12/2026

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Disciplina: GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Ementa: Visão geral da gestão estratégica de pessoas; A importância da gestão estratégica de pessoas nas empresas; Fatores críticos da gestão estratégica de pessoas; O papel do gestor de RH nas organizações contemporânea; Contratação e rotatividade; Treinamento, desenvolvimento e avaliação de carreira; Gestão de competências.

BERGAMINE. C. W., BERALDO, D. Avaliação de desempenho humano na empresa. São Paulo, Atlas, 2007.
BITENCOURT, C. Gestão contemporânea de pessoas. Porto Alegre: Bookman, 2004.
BOHLANDER, G. SNELL, S. Administração de recursos humanos. 7ª ed. São Paulo: Cengage, 2014.
DESSLER, G. Administração de Recursos Humanos. São Paulo, Prentice Hall, 2003.
DUTRA, J., FISCHER, A.L., AMORIM, W. A.C. Gestão de pessoas – práticas modernas. Atlas, 2010.
DUTRA, J. Competências: conceitos e Instrumentos para a gestão de Pessoas na Empresa Moderna. Atlas, 2010.
___________. Gestão de pessoas – modelo, processos, tendências e perspectivas.2ª ed. São Paulo. Atlas, 2016.
MORGAN, G. Images of Organization. Sage Publications, 1986.


Disciplina: LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS EM AMBIENTES COMPETITIVOS
Ementa: Fundamentos básicos do desenvolvimento de equipes. O valor do trabalho em equipe. Grupo x Equipe. Formulação e evolução de uma equipe eficiente. Liderança: Chefe x líder. Desenvolvimento da liderança. Tipos de participantes de uma equipe de trabalho. Desenvolvimento pessoal e grupal. Administração de conflitos. Comunicação no trabalho de equipe. Dinâmicas de grupo para o desenvolvimento da equipe. Jogos e simulações como facilitadores de aprendizagem cognitiva e atitudinal. Critérios de escolha das técnicas a serem utilizadas. Papel e responsabilidades do coordenador do grupo.

BENNIS, W.; SPREITZER, G.M; CUMMINGS (org). O futuro da liderança. São Paulo: Futura, 2001.
BERGAMINI, C. e CODA, R. Psicodinâmica da Vida Organizacional: Liderança e Motivação. Editora Pioneira, 1a. edição, São Paulo, 1990.
BLANCHARD, K. Liderança de alto nível – como criar e liderar organizações e alto desempenho. Bookman Companhia Editora, 2011.
DUTRA, J. Gestão por competências. São Paulo, Gente, 2001.
FLEURY, A.; FLEURY, M. T. L. Estratégias empresariais e formação de competências. 2ª Ed. São Paulo: Atlas, 2004.
GREEN, P.C. Desenvolvendo competências consistentes. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.
JUDGE, T. A.; ROBBINS, S. P.; SOBRAL, F. Comportamento Organizacional: Teoria e Prática no Contexto Brasileiro. 14ª ed. São Paulo: Pearson, 2011.
KOTTER, J.P. Liderando Mudanças - Transformando Empresas Com A Força Das Emoções. Elsevier, 2013.
KOUZES, J. M.; POSNER, B. Z. O desafio da liderança.5ª ed. São Paulo: Campus, 2013.
NEWSTRON, Davis Comportamento humano no trabalho. Editora Pioneira, São Paulo, 1992.
ROBBINS, S.P. Comportamento Organizacional. Trad. Reynaldo Marcondes, 11 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2006.


Disciplina: GESTÃO DA MUDANÇA (CHANGE MANAGEMENT)
Ementa: Os princípios e estratégias para a gestão da mudança organizacional. Fundamentos do comportamento de grupo. Metodologias e ferramentas para gestão da mudança. Administração do estresse.

BOOG, G. Faça a diferença: como construir sua competência pessoal e transformar seus potenciais em realidade. São Paulo: Ed. Infinito, 2000.
COSTA, S. G.; RODRIGUES, J. N.; VIEIRA, Gestão da mudança. Atlas , 2010.
CHOWDHURY, S. A era do talento. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
FISCHER, R. M.; FLEURY, M. T. L. Cultura e Poder nas Organizações. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1992.
HERSEY, P., BLANCHARD, K. Psicologia para administradores. São Paulo: EPU Editora, 1986.
JOHANN, S. L. Gestão da cultura corporativa. São Paulo: Saraiva, 2003.
MCCALMAN, J.; PATON, R.A. Change Management: a guide to effective implementation. 3th ed. Sage; 2008.
MOSCOVICI, F. Desenvolvimento Interpessoal. 12ª ed. São Paulo: José Olympio, 2008.
QUEIROZ, C. S. As competências das pessoas potencializando seus talentos. São Paulo:DVS, 2008.
ROBBINS, H FINLEY, M. Por que as equipes não funcionam. São Paulo: Campus, 1997.
SENGE, P. M. A Quinta Disciplina: Arte e Prática da Organização que Aprende. 27ª Edição. São Paulo: Best Seller, 2010.
VERDONK, P; LITTLE, J. Lean Change Management: Prácticas Innovadoras Para El Manejo del Cambio Organizacional. Madrid: Independently Published, 2019.


Disciplina: NEGOCIAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS
Ementa: A negociação como instrumento de gestão e liderança de equipes. As características do bom negociador. O perfil do negociador brasileiro. Os ambientes de negociação e os principais tipos e abordagens. O processo, planejamento e preparação de negociações. As formas de abordar conflitos. O posicionamento estratégico e passos táticos. Modelo de partes em negociação. Negociação integrativa e negociação distributiva. Maximização de resultados/relacionamento com as partes. Uso da informação, do tempo e do poder.

DUZERT, Y. Negociações Empresariais: Série Gvlaw. São Paulo: Saraiva, 2012.
FISHER, R.; URY, W.; PATTON, B. Como Chegar ao Sim. Editora Sextante, 2018.
LEWICKI, R.; BARRY, B.; SAUNDERS, D. M. Fundamentos da Negociação. 2.a. edição. McGrawhill, 2014.
MARTINELLI, D. P.; ALMEIDA, A. P. Negociação: como transformar confronto em cooperação. São Paulo: Atlas, 1997.
MARTINELLI, D. P.; VENTURA, C. A. A.; MACHADO, J. R. Negociação Internacional. São Paulo: Atlas, 2004.
RAIFFA, H. The Art and Science of Negotiation. 17ª ed. Harvard University Press, 2003.
SHELL, R. Negociar é Preciso - Negócio Editora – 3a. Edição, 2001.


Disciplina: GESTÃO ESTRATÉGICA DE OPERAÇÕES
Ementa: Operações como ferramenta para a vantagem competitiva. Importância da gestão estratégica das operações para as organizações. A relação benefício x preço x custo. Desenvolvimento de uma estratégia de operações orientada ao cliente. Alinhamento estratégico das operações. Escolha das dimensões competitivas. Ferramentas e técnicas de gestão de operações. Desafios enfrentados na gestão de operações frente à competição global e o dinamismo das mudanças tecnológicas. Tendências na gestão de operações.

ALVARENGA, A. C.; NOVAES, A. G. N. Logística Aplicada: Suprimento e Distribuição Física. 3ª ed. São Paulo: Blucher, 2000.
ARNOLD, J.R.T. Introduction to materials management, 3rd ed. USA: Prentice-Hall, 1998.
BALLOU, R.H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos. Porto Alegre: Bookman, 2006.
BALLOU, R. H. Logística Empresarial. São Paulo, Atlas, 1993.
BANZATO, E. WMS. Warehousing management system. São Paulo: IMAM, 1998.
BOWERSOX, D.L. Gestão Logística da Cadeia de Suprimentos. Porto Alegre: Bookman, 2014.
BOWERSOX, D.J. & CLOSS D.J. Logistical management: the integrated supply chain process. USA: McGrawHill, 1996.
BROWN, S. Retail Location: A Micro-Scale Perspective. University of Ulster, 1992.
CHOPRA, S. & MEINDL, P. Gestão da cadeia de suprimentos: estratégia, planejamento e operações.6ª ed. São Paulo: Pearson Prentice-Hall, 2015.
HANDFELD, R.; NICHOLS, E. Introduction to supply chain management. Upper Saddle River: Prentice Hall, 1999.
PAIVA, E. L., CARVALHO JR., J. M.; FENSTERSEIFER, J. E. Estratégia de produção e de operações: conceitos, melhores práticas e visão de futuro. Porto Alegre: Bookman, 2004.
SUCUPIRA, C. Gestão de depósitos e centros de distribuição através dos softwares wms. 2002.
TELLES, R.; STREHLAU, V. I. Canais de Marketing e Distribuição. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2006.


Disciplina: GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E BIG DATA
Ementa: Os impactos que a TI tem exercido nos negócios. A tecnologia da Informação e suas aplicações no mundo corporativo. Sistemas de informação transacionais e gerenciais. E-business, quadros de referência de gestão de TI. Introdução ao Big Data. Principais ferramentas para análise do Big Data. Principais tendências de TI e Big Data nas organizações.

ALCANTARA, L. K. de. Big Data e IoT: Desafios da Privacidade e da Proteção de Dados no Direito Digital. São Paulo: Bok2, 2017. BERGSON, L. R. Gestão e Governança de Dados: promovendo dados como ativo de valor nas empresas. Rio Janeiro: Editora Brasport, 2013.
BERRY, M.J.A; LINOFF, G. Data Mining Techniques For Marketing, Sales and Customer Support. 3ª ed. New York, USA: John Wiley & Sons, Inc., 2011.
LAUDON, K C, LAUNDON, J.P. Sistemas de Informação – com internet. Rio de Janeiro:LTC, 1999.
LAUDON, K. C. Management Information Systems. 9ª ed. Pearson, 2011.
LAURINDO, F. J. B.; ROTONDARO, R. G. (orgs.) Gestão integrada de processos e da tecnologia da informação. São Paulo: Atlas, 2006.
MACHADO, F. N. R. Big Data. O Futuro dos Dados e Aplicações. São Paulo: Editora Érica, 2018.
O’BRIEN, J. A. Sistemas da informação e as decisões gerenciais na era da Internet. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 2011.
ROMANO, R. R. Tecnologia: O futuro do seu negócio passa por aqui. 3ª. Edição. São Paulo: Posigraf, 2012.
TURBAN, E. et al. Information Technology for Management: Transforming Organizations in the Digital Economy. 7th edition, Wiley, 2009.


Disciplina: GESTÃO DE PROJETOS
Ementa: Uso de projetos na implementação das estratégias operacionais. Razões para falhas em projetos. Definição de escopo de objetivos de projetos. Interação cross-functional. Seleção da equipe e gestor do projeto. Planejamento de projetos. Diagrama de redes de projetos. Sequência das atividades críticas que determinam a duração de um projeto: PERT e COM. Considerações que os gerentes devem se atentar na avaliação de risco de um projeto. Cálculo da probabilidade de completar o projeto no prazo pré-determinado. Cronograma de projeto de mínimo custo. Análise custo x tempo. Monitoramento e controle de projetos.

GIDO, J.; CLEMENTIS, J. P. Gestão de projetos. Cengage: São Paulo, 2007.
KERZNER, Harold, Gestão de Projetos: as melhores práticas. 3ª ed. Bookman, 2016.
MATHIAS, Washington F; WOILER, Sansão. Projeto: planejamento, elaboração e análise. São Paulo: Atlas, 1992.
MAXIMIANO, A. C. A. Administração de projetos: como transformar idéias em resultados.5ª ed. São Paulo: Atlas, 2014.
MENEZES, L. C. de M. Gestão de projetos. 3. ed. São Paulo: Atlas 2009.
MEREDITH, J.R., MANTEL, S. J., Jr., Administração de Projetos, Rio de Janeiro: LTC, 2003.
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. PMBOK: um guia do conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos. 4. ed. Pensylvania: Project Management, 2010.
VALERIANO, Dalton L. Moderno gerenciamento de projetos. Pearson Prentice Hall, 2007. VARGAS, Ricardo V. Manual prático do plano de projeto: utilizando o PMBOK guide. 4. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2009.


Disciplina: VENDAS ONLINE E GESTÃO DO E-COMMERCE
Ementa: Apresentar os principais conceitos e práticas dos modelos de negócio na internet. Comércio Eletrônico – modelos de negócio. Os Números do Comércio Eletrônico no Brasil e no Mundo. Pilares do E-commerce. Marketplaces: o que é, formas de atuação dos varejistas nesse ambiente, prós e contras do modelo. Integração ambientes físico e digital. Estratégias de visibilidade e ativação. Rentabilidade dos e-commerces. Tendências na área. Cases em empresas no mercado b2c e b2b.

ALBERTIN, A. Comércio Eletrônico: modelo, aspectos e contribuições de sua aplicação. São Paulo: Atlas, 2004.
ANGELO, C.F., NIELSEN, F.A.G., & FOUTO, N.M.M.D. Manual de Varejo no Brasil. São Paulo: Saint Paul Editora, 2012.
AGILE PROCESS. Guia da Logística para o E-commerce. Disponível em:< http://agileprocess.com.br/guia-logistica-para-e-commerce/>. Acesso em: 10/03/2019.
CHAFFEY, Dave. Gestão de E-business e E-commerce: Estratégia, Implementação e Prática. 5ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier/Campus, 2013.
LEWIS, R., HART, M. The New Rules of Retail: competing in the world's toughest marketplace, 2rd ed. New York: Palgrave Macmillan, 2014.
PEREZ, F. Vantagens competitivas no e-commerce através da logística. São Paulo:Editora Lexia, 2010.
TURBAN, E. e KING, D. Comércio eletrônico – estratégia e gestão. São Paulo: Prentice Hall, 2004.
VASCONCELLOS, E. (coord.). E-commerce nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2005.
WEILL, P.; VITALE, M. R. Place to Space: Migrating to eBusiness Models. Harvard Business School Press, 2001.


Disciplina: GESTÃO DE EQUIPES DE VENDAS
Ementa: Alinhamento das ações de vendas com os objetivos estratégicos da organização. Alinhamento entre as ações de marketing e as ações de vendas. Ações de vendas focadas na: venda pessoal; vendas por call center; vendas on-line; vendas por catálogo. Recrutamento, seleção, treinamento e integração da força de venda. Remuneração dos vendedores. Material de apoio à venda.

ALVAREZ; F.J.S.M. Trade Marketing – A conquista do consumidor no Ponto de Venda Saraiva, 2007.
CASTRO, L. T.; NEVES, M. F. Administração de Vendas: Planejamento, Estratégia e Gestão. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2018.
INGRAM, T.G. et. al Gerenciamento de Vendas: Análise e Tomada de Decisão 6ª.ed –: Cengage Learning, São Paulo 2008.
MEGIDO, J.L.T.; SZULCSEWSKI. Administração Estratégica de Vendas. Atlas, São Paulo 2002.
MOREIRA, J.C.T. (org). Administração de Vendas. Saraiva, São Paulo 2000.
RODRIGUES, N. Curso Suporte, Atendimento e Pós-Vendas. MBA Linx, 2014.
STANTON, W. J.; SPIRO, R. Administração de Vendas. – 10ª. Ed. –: LTC Editora, Rio de Janeiro 2000.


Disciplina: METODOLOGIA DE PESQUISA
Ementa: As aulas dessa disciplina serão aplicadas durante os três módulos do curso buscando direcionar os alunos no desenvolvimento da monografia que deverá ser apresentada presencialmente no término do curso.

COOPER, D.; SCHINDLER, P. Métodos de Pesquisa em Administração. 12ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2016.
GODOI, C.K.; MELO, R.B, de.; SILVA, A.B. Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos.2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2017.
HAIR, J.; et al. Fundamentos de Métodos de Pesquisa em Administração. Porto Alegre: Bookman, 2006.
LAKATOS, E.M.; MARCO NI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 8ª ed. São Paulo: Atlas, 2017.
VERGARA, S.C. Métodos de pesquisa em administração, 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.


AVALIAÇÕES E ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Elaboração e Acompanhamento das Provas EaD (as provas são realizadas um dia após a finalização de cada aula); Acompanhamento dos alunos: indicação de materiais complementares (slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia, eventos, reportagens, entre outros); esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo (caso os alunos ainda tenham dúvidas acadêmicas, estas serão encaminhadas para o professor e depois repassadas ao aluno); TalkShow: ferramenta utilizada durante as aulas (ao vivo) para pergunta ao Professor via Skype. Os questionamentos são respondidos em tempo real pelo professor; Chat: ferramenta utilizada durante as aulas (ao vivo) para pergunta ao Professor via Sistema Acadêmico. As perguntas são selecionadas e respondidas após o intervalo da aula ou no último bloco.

Carga Horária:

115 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 500
 
Ministrantes: Adriano José da Silva Neves
Daniel Reed Bergmann
Francisco Javier Sebastian Mendizabal Alvarez
Giorgio Arnaldo Enrico Chiesa
Jose Mauro da Costa Hernandez
Maria Lucia Granja Coutinho
Mateus Cecilio Gerolamo


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP