111499 - Arquivos instantâneos: arte e contracolecionismo on-line |
Período da turma: | 06/03/2023 a 03/04/2023
|
||||
|
|||||
Descrição: | Aulas:
1. Arte enquanto reprodução: os museus pós-fotográficos O impacto da criação da fotografia nos museus e como as discussões sobre a reprodução da obra se relacionam com a atual circulação de imagens em rede. 2. Musealização do museu: o visitante como contracolecionador A partir de uma discussão sobre a febre da memória que marcou as últimas décadas, o que acontece quando esses espaços também se tornam objeto de musealização? Como os visitantes interferem nos discursos institucionais ao fotografar e reproduzir imagens das coleções? 3. Intervenções em redes: práticas artísticas/ativistas e inserção midiática Exemplos de produções artísticas que nascem em redes sociais, a partir de uma discussão sobre agenciamento e estratégias de inserção e (in)visibilidade. 4. Museus em rede pós-pandemia Análise de ações colaborativas criadas por instituições durante o fechamento de seus espaços físicos e outros desafios quando o espaço até então complementar das redes foi assumindo um protagonismo na ausência dos espaços físicos. 5. Oficina prática e apresentação dos trabalhos dos alunxs Bibliografia BEIGUELMAN, Giselle; MAGALHÃES, Ana Gonçalves, Futuros Possíveis: Arte, Museus e Arquivos Digitais, editora Peirópolis, 2014 CASTELLS, Manuel. “Museus na era da informação: conectores culturais de tempo e espaço”. In: Revista Musas (5): 8-21, ano VII, 2011. http://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/Revista-Musas-5.pdf CRARY, Jonathan. Techniques of the observer: On vision and modernity in the nineteenth century. MIT press, 1992. JOSELIT, David. After Art. Princeton, NJ: Princeton University Press, 2013. GEISMAR, Haidy. "Instant archives?." In The Routledge Companion to Digital Ethnography, pp. 357-369. Routledge, 2017. GRAHAM, Beryl. “Exhibition Histories and Futures: The Importance of Participation and Audiences.” In A Companion to Digital Art (ed. Christiane Paul), Wiley Blackwell, 2016 GROYS, Boris. In the Flow. New York: Verso, 2016. Logic of the Collection. Berlin: Sternberg Press, 2021. MALRAUX, André, O Museu Imaginário. Lisboa: Edições 70, 1965. MANOVICH, Lev. Instagram and Contemporary Image (2017). Retrieved from: http://manovich. net/index.php/projects/instagram-and- contemporary-image PATO, Ana Mattos Porto. "Arte contemporânea e arquivo: como tornar público o arquivo público?." PhD diss., Universidade de São Paulo, 2017. PAUL, Christiane. “The Database as System and Cultural Form: Anatomies of Cultural Narratives”. In Vesna, V. (Ed), Database Aesthetics Art in the Age of Information Overflow. (p. 94- 108). London: University of Minnesota Press, 2007. THYLSTRUP, Nanna Bonde, Daniela Agostinho, Annie Ring, Catherine D'Ignazio, and Kristin Veel, eds. Uncertain Archives: Critical Keywords for Big Data. MIT Press, 2021. WALSH, Peter. “Rise and Fall of the Post-Photographic Museum: Technology and the Transformation of Art.” In Theorizing Digital Cultural Heritage, ed. Fiona Cameron and Sarah Kenderdine. Cambridge, MA, and London: MIT Press, 2007. |
||||
Carga Horária: |
10 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 100 | ||||
Ministrantes: |
Nathalia de Castro Lavigne |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |