Atividade

111484 - MÓDULO - AMBIENTE DE NEGÓCIOS E NEGOCIAÇÃO

Período da turma: 02/11/2023 a 09/05/2024

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Descrição: Análise do Ambiente de Negócios
O ambiente de negócios. O processo de globalização e integração de mercados e a nova economia. Os distintos aspectos de entendimento do PIB. Os ciclos econômicos. Instrumentos de política macroeconômica e de política fiscal e política monetária. Inflação no Brasil. Cenários de Consumo: demanda e elasticidades.

Comunicação Aplicada a Vendas
O modelo básico de comunicação. O processo de comunicação vendedor-comprador.. Comunicação não-verbal: o conceito de espaço. Sinais da linguagem corporal: aceitação, cautela e discordância. Barreiras à comunicação. A construção das mensagens nas relações entre empresas. O processo de escuta e empatia. Os novos modelos de comunicação.

Estratégias e Planejamento Da Negociação
Definição de metas para negociação. Principais elementos da estratégia e dos estágios da negociação. O planejamento, metas, processos e indicadores da negociação. Exemplos práticos.

Ética e Sustentabilidade
Ética: O papel do indivíduo, da organização e da sociedade. O comportamento ético no trato com profissionais de vendas em suas relações com a empresa e com os clientes. Os códigos de conduta da organização nas relações externas e com clientes. O conflito dos objetivos e dos princípios éticos na manutenção do relacionamento. Sustentabilidade: Conceitos de sustentabilidade.

Evolução da Gestão de Marketing
O impacto da visão de marketing nas organizações. Impactos das novas tecnologias na sociedade e no ambiente empresarial. O comportamento das novas gerações. Os valores das empresas, a gestão operacional de marketing e a integração na organização. Os impactos nas relações entre organizações.

Gestão Financeira
Análise custo – volume – lucro e dos distintos Pontos de Equilíbrio. A Alavancagem, Riscos e cálculo do Lucro Operacional.. As Decisões e análises dos distintos aspectos de investimentos. O cálculo e gestão do fluxo de caixa. ROI: Retorno do Investimento em Vendas.

Gestão Tributária
Peculiaridades do sistema tributário brasileiro. Os mecanismos de imunidade fiscal, isenção fiscal e de incentivos fiscais. Efeitos da isenção fiscal sobre os preços recebidos. Principais tributos incidentes sobre os preços de bens e serviços, sobre transações financeiras e outras distintas atividades. O Planejamento Tributário e o impacto nos preços

Impactos Emocionais em Vendas
Os modelos e estudos de neurociência, neurolinguística, e inteligência emocional, a identificação e orientação do comportamento dos participantes, e os detalhes de orientação da comunicação e do comportamento e as reações esperadas, o domínio das emoções no processo de vendas e negociação.

Liderança e Gestão de Equipes
O mix de motivação da equipe de vendas. As Técnicas e procedimentos de liderança. A tarefa do líder e o comportamento voltado para o relacionamento. As características essenciais do líder. Como lidar com situações comportamentais negativas. As complexidades que envolvem a arte de liderar em vendas.

Matemática Financeira
O valor do dinheiro ao longo do tempo. Os cálculos de Juros: simples, compostos e aplicações, o impacto da inflação e a taxa real. As Série Uniforme de Pagamento e os Sistemas de Amortização de Empréstimos. Conceito básico de Taxa Interna de Retorno (TIR). Exemplos aplicados ao setor de vendas.

Modelos de Análises Estatísticas
Introdução à Estatística e Análise descritiva de dados numéricos e categóricos. Distribuição de frequências e sua Representação gráfica Exemplos: administração de estoques e curva ABC. Medidas de tendência central e de dispersão e Probabilidades. Os distintos teoremas e suas aplicações.

Processos Criativos e Gestão da Inovação
Inovação e seus diversos significados e tipos. Processo e difusão de inovação. Plataformas estratégicas para inovar: produto, marca, posicionamento, modelo de negócios. As competências dos inovadores. O octógono da inovação. Ferramentas de geração de ideias e as Organizações exponenciais. O processo de inovação em vendas.

Supply Chain Management
A gestão e da Logística integrada e os modelos da Gestão da cadeia de suprimentos.
Áreas chaves da logísticae os modelos de transporte. A ampliação e impacto do Supply Chain Management (SCM). Os benefícios da Tecnologia da informação. A integração nos Canais de distribuição..

Técnicas de Apresentação em Vendas
Estratégia e métodos de apresentação de vendas dos profissionais de vendas em distintas situações e o impacto e uso da tecnologia. As técnicas de abordagem e afirmações. As três etapas essenciais dentro da apresentação. Dramatização. Com o ligar com dificuldades na apresentação.

Tópicos especiais
Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação. Realização das Provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo. Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros. Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos pela intranet. Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros. Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor. O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula após o término da aula ao vivo.

Bibliografia do módulo
ASSAF NETO, A. Curso de administração financeira. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
ASSAF NETO, A. Matemática financeira e suas aplicações. 12. Ed. São Paulo: Atlas, 2012.
ASSAF NETO, A.; LIMA, F. G. Fundamentos de administração financeira. 3. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2016.
BACHA, C. J. C. Gestão tributária das organizações na economia brasileira. 1. ed, Campinas: Editora Alínea, 2016. 120 p.
BACHA, Carlos José Caetano. Entendendo a Economia Brasileira. 3. ed. Campinas: Alínea, 2015.
BACHA, Carlos José Caetano; LIMA, Roberto Arruda de Souza. Macroeconomia: Teorias e Aplicações à Economia Brasileira. Campinas: Alínea, 2006.
BARBIERI, Ugo Franco. Gestão de pessoas nas organizações: conceitos básicos e aplicações. Rio de Janeiro: Atlas, 2016.
BLANCHARD, K. 2011. Liderança de Alto Nível. Como liderar organizações de alto desempenho. Ed. Bookman, Porto Alegre, RS, Brasil.
BRUNI, A. L.; FAMÁ, R. A matemática das finanças. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
CLARO, M. 2013. Os segredos do líder coach. Trevisan, São Paulo, SP, Brasil.
CONATY, B.; CHARAN, R. 2011. A arte de cultivar líderes. Como se tornar um mestre na criação de talentos. Elsevier, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
da Silva, F.P. et al. Gestão da inovação. Porto Alegre: SAGAH, 2018.
DE FARO, C. Fundamentos de Matemática Financeira: uma introdução ao cálculo financeiro e à análise de investimentos de risco. São Paulo: Saraiva, 2006.
DINIZ, A. 2005. O Líder do Futuro – A transformação em Líder Coach. ABTD, São Paulo, SP, Brasil.
DOANE, David P.; SEWARD, Lori E. Estatística aplicada à administração e economia. 4. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.
DORNBUSCH, Rudiger; FISCHER, Stanley; STARTZ, Richard. Macroeconomia. 11. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013.
DUTRA, Joel Souza. Gestão de pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas. 2. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2016.
DUTRA, Joel Souza; DUTRA, Tatiana Almendra; DUTRA, Gabriela Almendra. Gestão de pessoas. Rio de Janeiro: Atlas, 2017.
ELLIS, C. W. 2014. Técnicas de gestão para novos gerentes. Clio Editora, São Paulo, SP, Brasil.
FERNANDES, M. 2017. O fim do círculo vicioso. Portfolio – Penguin, São Paulo, SP, Brasil.
FERREIRA, Jefferson Cavalcante. Manual de vendas para novos vendedores: uma abordagem prática da aplicação dos principais conceitos da programação neurolinguística para quem deseja ampliar sua capacidade de comunicação em negociações e vendas. Natal: IFRN, 2011. 111p.
FIGUEIREDO, P. N. Gestão da inovação: conceitos, métricas e experiências de empresas no Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2015. 1 recurso online. ISBN 978-85-216-2920-7. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2019.
FUTRELL, Charles M. Vendas: o guia completo. 12. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.
GIL, Antonio Carlos. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis estratégicos. 2. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2016.
GOLDSMITH, M. 2012. Coaching: o exercício da liderança. 3 ed. Alta Books, São Paulo, SP, Brasil.
GOLDSTEIN, L. J ... [et al.]. Matemática aplicada: economia, administração e contabilidade. 12. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.
GREMAUD, Amaury Patrick; VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de; TONETO JUNIOR, Rudinei. Economia brasileira contemporânea. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2013.
GRIFFIN, Ricky W.; MOORHEAD, Gregory. Comportamento organizacional: gestão de pessoas e organizações. São Paulo: Cengage Learning, 2016.
HAZZAN, S.; POMPEO, J. N. Matemática financeira. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2014.
HESSELBEIN, F.; GOLDSMITH, M.; BECKHARD, R. 1996. O líder do futuro. Visões, estratégias e práticas para uma nova era. Futura, São Paulo, SP, Brasil.
HIPÓLITO, J. A. M.; REIS, S, G. G. 2002. A avaliação como instrumento de gestão. In: Fleury, Maria Tereza Leme (Org.). As pessoas na organização. Gente, São Paulo, SP, Brasil.
HUTT, Michael D.; SPEH, Thomas W. B2B: gestão de marketing em mercados industriais e organizacionais. São Paulo: Cengage Learning, 2018.
KATZENBACK, J. R.; SMITH, D. K. 2001. Equipes de alta performance. Conceitos, princípios e técnicas para potencializar o desempenho das equipes. Campus, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
KOKOSKA, Stephen. Introdução à estatística: uma abordagem por resolução de problemas. Rio de Janeiro: LTC, 2012.
LEWICKI, R. J.; SAUNDERS, D. M.; BARRY, B. Fundamentos de negociação. 5. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.
Luana Zara Miolo de Oliveira et al. Gestão de pessoas. Porto Alegre: SAGAH, 2018.
LUDOVICO, Nelson; SANTINI, Fernando Roberto. Gestão de marketing: o plano de marketing como orientador das decisões. São Paulo: Saraiva, 2014.
MANKIW, N. Gregory. Macroeconomia. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014.
MANKIW, N. Gregory. Princípios de macroeconomia. 3. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
MARINHO, R. M.; OLIVEIRA, J. F. 2005. Liderança, uma questão de competência. Saraiva, São Paulo, SP, Brasil.
MARTINS, Gilberto de Andrade; DOMINGUES, Osmar. Estatística geral e aplicada. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2014.
MERLO, Edgard Monforte. Administração de varejo com foco em casos brasileiros. Rio de Janeiro: LTC, 2011.
MONTEIRO, A. Tributação da economia digital: desafios no Brasil, experiência internacional e novas perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2018.
OLIVEIRA, J. F.; MARINHO, R. M (orgs.). 2005. Liderança. Uma questão de competência. Editora Saraiva, São Paulo, SP, Brasil.
PIOVAN, R. 2009. Resiliência. Como superar pressões e adversidades no trabalho. Reino Editorial, São Paulo, SP, Brasil.
Proença, A. et al. Gestão da inovação e competitividade no Brasil: da teoria para a prática. Porto Alegre: Bookman, 2015. 1 recurso online.
SAMUELSON, Paul A.; NORDHAUS, William D. Economia. 19. ed. Porto Alegre: AMGH, 2012.
SANTI, E. M. D. de; AMARAL, G. da S.; CANADO, V. R. (Coord.). Tributação do setor comercial. São Paulo: Saraiva, 2010.
SCHERER, F. O.; CARLOMAGNO, M. S. Gestão da inovação na prática. 2. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2016.
SPIEGEL, Murray R.; STEPHENS, Larry J. Estatística. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.
STÉFANO, R. Di. 2005. O líder-coach. Líderes criando líderes. Editora Qualitymark, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Stephen A. Ross et al. Administração financeira. 10. ed. Porto Alegre: AMGH, 2015.
SWEENEY, Dennis J.; WILLIAMS, Thomas A.; ANDERSON, David R. Estatística aplicada à administração e economia. 3. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
VIEIRA SOBRINHO, J. D. Matemática financeira. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

Carga Horária:

118 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 1100
 
Ministrantes: Alcione Antonio Santin
Fabio de Souza Barros
Francisco Javier Sebastian Mendizabal Alvarez
José Antonio Monteiro Hipolito
José Carlos de Souza Filho
Marcelo Ramallho
Marino Petrillo Neto
Marly Teresinha Pereira
Martha Terenzzo
Paulo Roberto Lucas de Oliveira
Paulo Vitor Carnelos
Pedro Carvalho de Mello
Ricardo Haas Tarabay
Rogério Stival Morgado


 
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