Atividade

111481 - Módulo Gestão Estratégica e de Negócios

Período da turma: 06/11/2023 a 20/05/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Estratégia empresarial
Conceito de estratégia e modelos de concepção da estratégia. Planejamento estratégico, suas etapas e stakeholders envolvidos. Ferramentas para analisar o posicionamento estratégico da empresa ou negócio.

Estratégia em Projetos
Relação entre a estratégia corporativa e os projetos do portfólio. A gestão do portifólio para garantir a implementação da estratégia. Stakeholders envolvidos no processo e governança da tomada de decisão.

Modelos de Gestão
Concepção de Modelo de Gestão e diferentes Modelos de Gestão. Novos modelos de gestão: democrático, colaborativo, gestão remota. Impactos do modelo de gestão no gerenciamento de projetos.

Ética
Ética, Moral e Valores; Implicações para a gestão das organizações; Dilemas éticos; Casos de empresas com implicações éticas.

Ética em Projetos
Código de Ética e Conduta profissional do PMI. Valores de responsabilidade, respeito, equidade e honestidade. Dilemas éticos em projetos e como o gerente de projetos pode avaliar os impactos de suas decisões.

Governança e Compliance
Órgãos e ferramentas da governança para o desenvolvimento e melhor atuação da função de compliance; Legislação existente relacionada a compliance; Influência do compliance na mudança cultural da organização e no time de projetos; Fundamentos da governança corporativa e da governança em projetos.

Gestão das aquisições
Aborda todo o processo de aquisições (compras), desde o planejamento até o encerramento e pagamento dos fornecedores. Discute as diferentes modalidades de contratos e seu impacto em projetos.

Gerenciamento de Stakeholders (Partes Interessadas)
Conceito de Stakeholders e importância para os projetos. Identificação, avaliação, engajamento e monitoramento dos stakeholders. Modelos de avaliação e gestão dos stakeholders.

Cultura Organizacional
Conceito de cultura organizacional. Dimensões da Cultura Organizacional. Cultura organizacional, Estratégia e Resultados. Papel dos projetos na cultura. Casos de organizações exemplificando diferentes tipos de culturas.

Sustentabilidade em projetos
Evolução do conceito de sustentabilidade; Sustentabilidade em projetos; Responsabilidade social e suas dimensões (econômica, social, ética); ESG (Environmental, Social and Governance) e sua importância para os negócios. Metas do desenvolvimento sustentável e implicações organizacionais.

Economia
Princípios básicos do funcionamento da Economia, mostrando as interrelações entre as diversas variáveis: balança comercial, taxa de juros, taxa de câmbio, inflação, desemprego. É importante que o Gerente de Projetos compreenda os mecanismos que regulam a economia para propor projetos coerentes com o momento e tendências macroeconômicas.

Inovação
Conceito de inovação e diferenciação em relação à descoberta e invenção; Gestão da inovação; Comportamentos e atitudes voltados à inovação.

Design Thinking
Etapas de um projeto que utiliza Design Thinking e sua conexão com a gestão de projetos. Casos para discussão que utilizaram o Design Thinking para solução de problemas. Ferramentas do método (exemplos: mapa da empatia, usuários extremos, brainstorming, MVP, entre outros).

Tópicos Especiais
Temas que estão sendo debatidos no momento do módulo trazidos para discussão e aprendizado no nosso curso.
Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação.
Realização das Provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo.
Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros.
Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos pela intranet.
Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros.
Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor.
O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula após o término da aula ao vivo. Conteúdo de Intervalo: programa exibido nos intervalos das aulas (2 intervalos de 15 minutos), com temas relacionados ao curso.

Bibliografia do módulo
ALMEIDA, Fernando. Os desafios da sustentabilidade. São Paulo: Campus, 2007.
AMORIM, R. Depois da Tempestade. São Paulo: Prata Editora, 2016.
ASHLEY, P. A. Ética e responsabilidade social nos negócios. São Paulo: Saraiva, 2012.
Brown, T. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.
FLEURY, M. T. (org.). As Pessoas na Organização. São Paulo: Editora Gente, 2002.
GONÇALVES, C. E.; GUIMARAES, B. Economia sem Truques: O mundo a partir das escolhas de cada um. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
GONÇALVES-DIAS, S. L.F., Labegalini, L., Csillag, J. M. Sustentabilidade e cadeia de suprimentos: uma perspectiva comparada de publicações nacionais e internacionais. Produção. São Paulo: ABEPRO/Poli-USP, v.22, p.517-533,2012.
KIM, W. C., MAUBORGNE, R. A Estratégia Do Oceano Azul. Sextante, 2018.
MACHADO, N. Ética e Educação. Ateliê Editorial, 2012.
MAXIMIANO, A. C. A. Administração de Projetos: como transformar ideias em resultados. Ed. 5a. 2014.
MINTZBERG, H. et al. Safari de Estratégia. 1 ed. São Paulo: Bookman, 1998.
OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Business Model Generation: Inovação em Modelos de Negócios. Alta Books: 2010.
Philippi Junior, A., Sampaio C. A. C.,‎ Fernandes, V. Gestão empresarial e sustentabilidade. Editora Manole, 2016.
PINDYCK, R. S. e RUBINFELD, D. L. - Microeconomia. São Paulo: Makron Books, 1994.
PMI, Project Management Institute. Código de Ética e Conduta Profissional. Disponível em: https://brasil.pmi.org/brazil/AboutUS/EthicsInProjectManagement/PMICodeOfEthicsAndProfessionalConduct.aspx
PMI. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK). Project Management Institute: 6a edição, 2017.
PMI. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK). Project Management Institute: 7a edição, 2021.
PORTER, M. Vantagem Competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1989.
PRAHALAD, C K, HAMMEL, G. Competindo para o Futuro. Rio de Janeiro: Campos, 1995.
RIES, E. A startup enxuta: como os empreendedores atuais utilizam a inovação contínua para criar empresas extremamente bem-sucedidas. São Paulo: Lua de Papel, 2012.
SCHEIN, E. H. Cultura Organizacional e Liderança. Editora Atlas, 2009.
TAYLOR, C. Walking The Talk - A Cultura através do Exemplo. Publit, 2014.
TRENTIM, M. H. Managing Stakeholders as clients: sponsorship, partnership, and citizenship. PMI, 2013.
VIANA, M., VIANNA, Y., ADLER, I. K., LUCENA, B. F., RUSSO, B. Design Thinking: Inovação em negócios. 2011. Disponível em: www.livrodesignthinking.com.br

Carga Horária:

113 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 5200
 
Ministrantes: Adriana Cristina Ferreira Caldana
Edgard Charles Stuber
Elias Frederico
Evaristo Marzabal Neves
Fátima Cador Jinnyat
Fernando Curi Peres
Fernando de Souza Coelho
Flávio Hourneaux Junior
Gilberto Tadeu Shinyashiki
Gino Terentim Junior
Henrique Rozenfeld
Josmar Andrade
Luciane Meneguin Ortega Vidal
Luiz Paulo Lopes Favero
Mario Henrique Trentim
Maurício Arantes de Andrade
Sérgio Pinto Zacarias


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP