Atividade

111480 - Módulo Gestão de Pessoas e Liderança

Período da turma: 28/10/2024 a 19/05/2025

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Descrição: Autoconhecimento e Diferenças Individuais
A importância do autoconhecimento para o gerente de projetos. Diferenças entre os indivíduos: personalidade, valores, história de vida, motivações. Atividades voltadas ao autoconhecimento e desenvolvimento pessoal e reflexão das diferenças para maior qualidade nas relações humanas nos projetos.

Inteligência Emocional
Emoções e evolução do cérebro. Sequestro emocional e gestão das emoções. O desenvolvimento da inteligência emocional. Inteligência emocional nas organizações e impacto para a gestão de projetos.

Gestão de Pessoas na Organização
A Gestão de Pessoas no contexto organizacional. Relação entre estratégia organizacional e gestão de pessoas e gestão do time de projeto.

Gerenciamento de equipes
Conceito de equipe e sua dinâmica, bem como sua forma de organização e gerenciamento. Diferentes estilos de trabalho em equipe. Disfunções do trabalho em equipe.

Diversidade e Inclusão
Conceito de diversidade. Diferenças superficiais e profundas. Tolerância e respeito às diferenças. Casos práticos e formas de lidar com a diversidade nos projetos.

Liderança e Motivação
Conceito de liderança e formas de desenvolvê-la. Liderança situacional e sua implementação nos diferentes contextos e times de projetos. Pipeline da liderança e desafios de cada estágio. Desafios enfrentados pelos líderes na atualidade.

Gestão da Mudança
Panorama da Gestão da Mudança e sua contextualização na indústria 4.0. Etapas para a gestão da mudança e as reações à mudança. Gestão da Mudança e Cultura Organizacional. Competências do gerente de projetos para promover a gestão da mudança no contexto dos projetos.

Gestão do conhecimento em projetos
Conceito de Gestão do Conhecimento. Diferença para Aprendizagem Organizacional. Desafio para as organizações e, em especial as projetizadas. Casos de organizações e análise dos conhecimentos relevantes, fatores influenciadores e práticas de gestão do conhecimento presentes nas organizações dos próprios participantes.

Mindfulness
A prática do mindfulness: benefícios apontados por pesquisas científicas. Diferenciação: meditação e mindfulness. Mindfulness aplicado ao mundo corporativo. Práticas de atenção plena.

Influência sem autoridade
Fundamentos de negociação e influência no âmbito de projetos, fatores que influenciam o processo e as diferentes estratégias e técnicas que podem ser empregadas.

Gestão da Comunicação
Mapeamento dos principais grupos envolvidos no projeto e formas de promover a comunicação no projeto. Gestão do processo de comunicação desde o planejamento até sua realização e monitoramento. Boas práticas para a comunicação. Barreiras para uma comunicação eficaz.

Gestão de conflitos
Os conflitos no âmbito dos projetos e sua gestão no dia a dia. Habilidades para lidar com os conflitos. Métodos para análise dos diversos conflitos: origens, ambiente organizacional e modelos de gestão.

Coaching para Gerentes de Projetos
Conceito de Coaching. Diferenças para outras práticas de desenvolvimento como Mentoring, Aconselhamento de Carreira, Terapia e Consultoria. Premissas do processo de coaching e a postura esperada do coach ou do líder-coach. A importância das perguntas como forma de desenvolvimento do time.

Tópicos Especiais
Temas que estão sendo debatidos no momento do módulo trazidos para discussão e aprendizado no nosso curso.
Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação.
Realização das Provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo.
Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros.
Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos pela intranet.
Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros.
Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor.
O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula após o término da aula ao vivo. Conteúdo de Intervalo: programa exibido nos intervalos das aulas (2 intervalos de 15 minutos), com temas relacionados ao curso.

Bibliografia do módulo
BARRET, R. O Novo Paradigma da Liderança. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora, 2017.
BLANCHARD, K. Liderança de Alto Nível: Como Criar e Liderar Organizações de Alto Desempenho. Bookman, 2019.
BROWN, B. A coragem de ser imperfeito. Rio de Janeiro: Sextante, 2013.
CARNEGIE, D. Como fazer amigos e influenciar pessoas. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2019.
CHARAM, R.; DROTTER, S.; NOEL, J. Pipeline de Liderança. Sextante, 2018.
DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
DUTRA, J.S. Gestão de Pessoas: Modelo, Processos, Tendências e Perspectivas. São Paulo: Atlas, 2002.
DWECK, C. Mindset: A nova psicologia do sucesso. Objetiva, 2017.
FISHER, R.; URY, W.; PATTON, B. Como Chegar ao Sim: como negociar acordos sem fazer concessões. Solomon: 2014.
GOLDSMITH, M. (Ed.). Coaching: O Exercício da Liderança. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
GOLEMAN, D. Inteligência emocional – A Teoria Revolucionária que redefine o que é ser líder Inteligente. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.
HANISCH, B. et al. Knowledge Management in project environments. Journal of Knowledge Management, vol. 13, no. 4, p. 148-160, 2009.
HARVARD BUSINESS REVIEW. Inteligência emocional. Sextante, 2019.
KOSKINEN, K. U.; PIHLANTO, P. Knowledge Management in Project-Based Companies: an Organic Perspective. Hampshire: Palgrave Macmillan, 2008.
KOTTER, J. P. Liderando Mudanças: Transformando Empresas com a força das emoções. Elsevier, 2013.
LALOUX, F. Reinventando as Organizações: um Guia Para Criar Organizações Inspiradas no Próximo Estágio da Consciência Humana. Editora Voo, 2017.
LANGER, E. Atenção Plena. Benvirá, 2018.
LENCIONI, P. Os 5 desafios das equipes. Sextante, 2015
MAXIMIANO, A. C. A. Recursos Humanos: estratégia e gestão de pessoas na sociedade global. Rio de Janeiro: LTC, 2014.
NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. 2.ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
PINK, D. Motivação 3.0: os novos fatores motivacionais para a realização pessoal e profissional. Alta Books, 2010.
PMI. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK). Project Management Institute: 6a edição, 2017.
PMI. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK). Project Management Institute: 7a edição, 2021.
ROBINS, S. P.; TIMOTHY, A. J.; SOBRAL, F. Comportamento Organizacional: Teoria e Prática no Contexto Brasileiro. 14ª Edição. Pearson, 2010.
SHINODA, A. C. M. Gestão do Conhecimento em Projetos: um estudo sobre os conhecimentos relevantes, práticas e fatores influenciadores em organizações projetizadas. São Paulo, 2012. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, 2012.
TAKEUCHI, H.; NONAKA, I. Gestão do Conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.
WHITMORE, J. Coaching para Performance. Qualitymark, 2006.
WILLIAMS, M.; PENMAN, D. Atenção Plena: Mindfulness. Rio de Janeiro: Sextante: 2015.

Carga Horária:

113 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 5200
 
Ministrantes: Adriana Cristina Ferreira Caldana
Ana Carolina Messias Shinoda
Denise de Moura
Evaristo Marzabal Neves
Fernando Curi Peres
Heliani Berlato dos Santos
Henrique Rozenfeld
Rogerio Ceravolo Calia


 
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