Atividade

111473 - MÓDULO – TÓPICOS DE MARKETING

Período da turma: 21/05/2024 a 15/10/2024

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Descrição: Estratégias de negociação e administração de conflitos
Gestão de conflitos; Estilos de resolução conflitos; Estratégias de negociação; Harvard – negociação por princípios; Conceitos fundamentais – ZOPA Poder, BATNA; Concessões; principais erros em negociação; como planejar uma negociação, Comunicação em negociação; Emoções nas negociações; O modelo dos sete elementos; táticas em negociação; Negociação em Marketing: alianças estratégicas, compras, vendas e as características de um bom negociador.
Omnichannel e estratégias multicanal
Diferença entre Omnichannel e Marketing Multicanal. Plataforma de atendimento Multicanal. Plataforma Multicanal Integrada e Não Integrada. Vantagens e desvantagens associadas a cada uma das estratégias. Quantidade de canais x integração. impactos do omnichannel no atendimento ao cliente. jornada de compra do cliente. Jornada do Cliente e o Omnichannel. marketing digital na estratégia omnichannel.

Marketing de relacionamento e customer centricity (CRM)
Conceitos fundamentais do marketing de relacionamento; Modelos de relacionamento; Tecnologias aplicadas ao marketing de relacionamento; Contexto B2B; Contexto B2C; Tendências e estudos futuros. Customer Centric. Funil de vendas Customer Centric. Customer centric e CX. Customer Relationship Management (CRM). Marketing de Relacionamento e Customer Centricity (CRM).

Gestão financeira em marketing
O valor do dinheiro; Juros: simples, compostos e aplicações; Correção Monetária e Inflação; VPL, Payback e TIR; Avaliação de Investimentos; Substituição e Reposição de Equipamentos; Fluxos de Caixa; Análise de sensibilidade; ROI: Retorno do Investimento em Marketing. Avaliação do desempenho e retorno de uma Campanha de Marketing.

Métricas em comunicação e marketing
Decisões de marketing. Métricas. Premissas do ROI em comunicação. Moedas não-financeiras relacionadas. Mercado potencial. Segmentos-alvo (nichos). Kpis do marketing digital. Cálculo do ROI. Fator patrimônio de mercado.

Métodos quantitativos em marketing
Introdução à análise quantitativa em marketing; Dificuldades de análise e como contorná-las; Abordagens, métodos e técnicas de análise quantitativa; Amostragem e inferência estatística; Aplicações de técnicas estatísticas para a tomada de decisão em marketing.




Métodos qualitativos em marketing
A Pesquisa Qualitativa. Especificidade da Pesquisa Social. Características da pesquisa social. Fases da Pesquisa. Entrevistas. Narrativas. Análises. Grupo Focal. Estudos Netnográficos. NPS. Amostragem.

E-commerce & CRO
CRO – Conversion Rate Optimization. CRO no e-commerce. Teste A/B. chatbots. Tendências no e-business e m-commerce. Marketing Stack. Panorama do e-commerce e e-business.·Modelos de negócios baseados na Web. Tendências no e-business e e-commerce. Ferramentas utilizadas no gerenciamento de comércio eletrônico.

Mobile marketing e experiência digital
Mobile Marketing. Ferramentas de mobile marketing. SMS (Short Message Service). do MMS (Multimedia Message Service). Bluetooth Marketing. QR Code Marketing. Aplicativos. Geolocalização. Dispositivos digitais portáteis como ferramenta mercadológica. Páginas responsivas. Visual Search. Modelo online-to-offline (O2O).

Indicadores de desempenho, KPI e analytics no marketing digital
Como entender os indicadores de desempenho de marketing digital?; O que são métricas? O que são KPIs?; Outros indicadores de desempenho importantes (indicadores de vendas, Indicadores para empresas SaaS, Indicadores de suporte e etc); Objetivos e metas / Definição de metas; Análise de dados (web analytics); Análise e interpretação dos dados e resultados; Como usar as métricas para promover mudanças; Aplicação no Google Analytics; Como definir os KPIs do Google Analytics?; Ferramentas e aplicativos (cases e apresentação prática do conteúdo).

Marketing de mídias sociais
Evolução das mídias sociais. social media marketing. engajamento do público. Planejamento de marketing em mídias sociais. Persona para as estratégias de social media. Estratégias orgânicas e pagas. Anúncios pagos (Facebook Ads, Instagram Ads, LinkedIn Ads, etc). Sorteios/campanhas. Gestão de comunidade. Planejamento estratégico para produção de conteúdo. Marketing de conteúdo. Visual content. Marketing nas mídias sociais; Marketing viral; Canais de conversão de mídia social (ferramentas web).


Brand Valuation
Balanced scorecard da marca; Ferramenta gerencial para definição de estratégia de marca; Processo de avaliação da marca; benefícios do brand valuation; Direcionamento para investimentos em marketing e estratégicas;

Tópicos especiais
Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação. Realização das Provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo. Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros. Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos pela intranet. Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros. Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor. O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula após o término da aula ao vivo.

Referências bibliográficas do módulo
ALVES, Ricardo Ribeiro. Marketing ambiental: sustentabilidade empresarial e mercado verde. Barueri: Manole, 2016.
ASSAF NETO, Alexandre. Curso de administração financeira. 3. ed São Paulo: Atlas, 2017. 856 p.
BUENO, Wilson da Costa (org.). Estratégias de comunicação nas mídias sociais. Barueri: Manole, 2015.
DIAS, Reinaldo (coautor). Marketing sustentável: valor social, econômico e mercadológico. São Paulo: Atlas, 2015.
FARRIS, Paul W. (coautor) et al. Métricas de marketing. Porto Alegre: Bookman, 2013.
FÁVERO, Luiz Paulo. Análise de dados: modelos de regressão com Excel, Stata e SPSS. Rio de Janeiro: GEN LTC, 2015.
KISO, Rafael (coautor). Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2020.
LIMA, Aline Poggi Lins de (coautor). Gestão de vendas e negociação. Porto Alegre: SAGAH, 2019.
POSER, Denise von. Marketing de relacionamento: maior lucratividade para empresas vencedoras. Barueri: Manole, 2005.
ROSENBLOOM, Bert. Canais de marketing: uma visão gerencial. São Paulo: Cengage Learning, 2015.
TREVISAN, Nanci (coautor). Marketing nas midias sociais. São Paulo: Saraiva, 2020. E-book. (1 recurso online). (Marketing em tempos modernos).
TURCHI, Sandra R. Estratégia de marketing digital e e-commerce. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
ZENONE, Luiz Claudio. Fundamentos de marketing de relacionamento. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

Carga Horária:

113 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 1550
 
Ministrantes: Eduardo de Paula e Silva Chaves
Eduardo Eugenio Spers
Fabiano Guasti Lima
Francisco Javier Sebastian Mendizabal Alvarez
Marly Teresinha Pereira
Pedro Carvalho de Mello


 
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